Skip to main content
Casamento

Bodas de esmeralda: significado e inspirações de joias para celebrar 40 anos de casamento

Por 14/03/2022Sem comentários

A data do casamento é, sem dúvida alguma, uma das datas mais importantes e memoráveis de um relacionamento. Ela será lembrada todos os anos por você e pela pessoa com quem você escolheu para compartilhar a vida, afinal, foi o dia que vocês deram o maior passo rumo à construção de uma vida a dois. Em muitas culturas é comum ver essa data como uma ocasião especial, muitas vezes, até mesmo acompanhada de algum tipo de celebração.

As Bodas de Casamento é o nome que se dá à celebração do aniversário de casamento, um costume tão atual, mas com uma origem distante, que remete à Alemanha medieval. Naquele período, havia pequenos povoados com hábito de presentear casais que completavam 25 e 50 anos de casamento. Ao completarem 25 anos de união, o casal era presenteado com uma coroa de prata. Ao completarem 50 anos, o presente era uma coroa de ouro. A partir disso, nasceu o costume que conhecemos hoje, onde cada aniversário de casamento recebe um nome que associa um material para representar essa ocasião especial, podendo ser um metal, como Bodas de Prata, ou uma pedra preciosa, como Bodas de Diamante. Há também bodas que fazem associações inusitadas como Bodas de Papel e Bodas de Algodão, por exemplo.

Neste artigo, vamos nos aprofundar sobre uma boda muito importante, a do 40º aniversário de casamento. Descubra a seguir o que são as Bodas de Esmeralda, qual o significado e inspirações de joias para essa ocasião especial.

O que são as Bodas de Esmeralda e qual é o seu significado?

Em muitos países, como Estados Unidos, Espanha e Itália, os 40 anos de casamento são representados pelo rubi. Já em outros, como a França, por exemplo, utiliza-se a esmeralda. Esse também é o caso do Brasil, onde a comemoração de 40 anos de casamento é chamada de Bodas de Esmeralda.

O tipo de celebração vai de acordo com o orçamento disponível e do que faz mais sentido para cada casal, podendo ser desde um simples jantar romântico até uma festa com direito a convidados, decoração e buffet. Muitos casais aproveitam essa grande oportunidade para fazer a renovação dos votos, transformando a celebração em uma pequena cerimônia.

bodas-de-esmeralda-festa-e-decoracao

Foto: Jenna Marie Photography

Tradicionalmente, é comum presentear a pessoa amada com uma joia que a faça lembrar desse momento especial para sempre. Alguns escolhem seguir com a troca das alianças, outros com uma clássica joia de diamantes ou, no caso das Bodas de Esmeralda, a opção favorita é a encantadora pedra verde que está entre as pedras coloridas mais desejadas do mundo: a esmeralda.

Desde os primórdios da humanidade, a esmeralda é uma das pedras naturais mais cobiçadas do mundo. No Egito antigo, ela foi relacionada à ideia de imortalidade e renascimento. No entanto, eles também acreditavam que a esmeralda agia no campo amoroso, por isso, ficou conhecida como uma pedra do amor incondicional e da fidelidade.

aniversario-de-casamento-joia-para-bodas-de-esmeralda

Anel de Noivado Gran Destiny I-Es

Por carregar significados tão profundos e apropriados para simbolizar uma união duradoura, a esmeralda foi escolhida para representar o 40º aniversário de casamento.

Inspirações de joias para Bodas de Esmeralda

Escolher a joia perfeita para surpreender a pessoa amada no dia do aniversário de casamento não é uma tarefa tão simples quanto parece. Nessa ocasião, é interessante não apenas levar em consideração a cor que representa essa data, mas também é necessário ponderar se há outra opção que faz mais sentido para o casal. Então, para te ajudar, fizemos uma criteriosa seleção de anéis de esmeralda, colares e alianças.

1. Anel solitário clássico com esmeralda

O Anel Petit Solitaire II-Es exibe um dos designs mais clássicos do mundo da joalheria, conhecido como anel solitário. Antigamente, o estilo consistia em um anel com aro simples, cravejado de diamantes ou não, e uma estrutura no centro da joia, responsável por dar destaque para uma única pedra. Atualmente, esse clássico da joalheria já ganhou inúmeras releituras, contudo, o visual tradicional com ares de simplicidade ainda está entre os mais admirados.

No Anel Petit Solitaire II-Es, mantivemos o visual tradicional do estilo solitário com traços impecáveis e a beleza incomparável de uma esmeralda natural de aproximadamente 0,30ct. No aro, 14 pequenos diamante dão brilho à joia.

anel-solitario-com-diamantes-e-esmeralda

Esse anel solitário de esmeralda costuma agradar a mulheres de todos os estilos, desde as mais sofisticadas até as mais delicadas. Ainda que este anel não seja totalmente discreto, seu visual é tão clássico e elegante que facilita combiná-lo com alianças e demais joias. Por isso, um anel como o modelo Petit Solitaire é uma das principais apostas para coroar as Bodas de Esmeralda.

anel-solitario-tradicional-com-esmeralda

Anel Petit Solitaire II-Es

2. Anel solitário delicado com esmeralda

O Anel Destiny é uma releitura moderna do clássico anel solitário. Ao contrário do modelo acima, que possui traços simples e precisos, esse modelo exibe um aro elaborado, com curvas e é rico em detalhes. Delicadeza e modernidade são as principais características dessa joia.

anel-delicado-com-esmeralda

Sua esmeralda central de aproximadamente 0,14ct está em destaque, contudo, nesse anel de noivado, os olhares também são atraídos para os encantos do seu aro irreverente e para o brilho delicado que ele exibe. Portanto, esta é a joia ideal para mulheres que prezam por delicadeza, mas que gostam de fugir do óbvio.

anel-solitario-delicado-bodas-de-esmeralda

Anel Destiny II-Es

3. Anel com esmeralda em forma de coração

Esse modelo, sem dúvidas, não é um anel comum. O Anel Valentine II-Es exibe um aro similar ao do anel apresentado acima, contudo, nessa versão, a pedra central é uma impressionante esmeralda natural de aproximadamente 0,35ct em forma de coração.

anel-com-esmeralda-em-forma-de-coracao

Esse anel solitário irreverente consegue combinar de forma harmônica a delicadeza do aro com a exuberância da sua pedra central grande. O formato de coração da esmeralda torna essa joia ainda mais especial, já que esse símbolo remete ao amor. Certamente, essa é a joia ideal para quem quer surpreender a pessoa amada com um presente inesquecível no aniversário de 40 anos de casamento.

joia-para-bodas-de-esmeralda-anel-ouro-18k-e-pedras-naturais

Anel Valentine II-Es

4. Anel de esmeralda com halo de diamantes

Para aqueles que buscam uma alternativa aos tradicionais anéis solitários, a sugestão é um anel com halo de diamantes. Esse estilo de joia está entre os mais consagrados do mundo da joalheria e consiste, basicamente, em exibir a pedra central com diamantes ao redor. Esses diamantes adjacentes criam uma espécie de halo de luz, dando o devido destaque à gema central. Por isso, a nossa quarta sugestão de anel para Bodas de Esmeralda é o Anel Uni com esmeralda, uma peça cuidadosamente criada para exibir esse recurso de design, o halo de diamantes, de maneira clássica e elegante.

anel-de-diamantes-e-esmeralda

O Anel Uni carrega uma esmeralda central de aproximadamente 0,14ct rodeada por 10 pequenos diamantes. De vários ângulos é possível ver o brilho encantador dos diamantes que, embora pequenos, são muitos e estão distribuídos por toda a extensão da joia. O resultado é um anel de esmeralda com brilho intenso, contudo, seu visual transmite elegância ao invés de extravagância.

anel-de-esmeralda-classico

Anel Uni I-Es

5. Anel de esmeralda com o aro liso

O Anel Wish também possui uma coroa com halo de diamantes, porém, esse modelo traz uma proposta completamente diferente devido a um pequeno detalhe: seu aro é simples, liso e levemente robusto. A ausência de diamantes no aro nos permite ver com mais clareza a beleza do ouro, no entanto, isso não ofusca o verdadeiro protagonista dessa joia, que é a coroa de diamantes com uma esmeralda central.

anel-de-esmeralda-classico-ouro-branco

O visual dessa joia costuma agradar àquelas que possuem um estilo que pende para o clássico, sofisticado ou discreto. Normalmente, mulheres que gostam de joias sofisticadas, mas sem exageros.

anel-de-esmeralda-para-bodas-de-casamento

Anel Wish II-Es

6. Anel em formato de flor

Que tal uma joia marcante para coroar as Bodas de Esmeralda? O Anel Florence é o tipo de joia ideal para ocasiões especiais como aniversários de casamento, pois o seu design é surpreendente. Esse modelo exibe um aro liso, simples e extremamente delicado. Sua coroa apresenta o formato de uma flor, onde os diamantes estão posicionados ao redor de uma esmeralda, como se fossem as pétalas da flor.

anel-em-formato-de-flor-esmeralda-natural

O design do Anel Florence, por si só, já seria capaz de encantar a pessoa amada. No entanto, essa joia ainda carrega com ela a linda simbologia das flores. Embora cada flor possa apresentar um significado em determinada cultura, de um modo geral, as flores simbolizam vitalidade, feminilidade e fertilidade.

anel-bodas-de-esmeralda

Anel Florence II-Es

7. Anel estilo vintage para bodas de esmeralda

Com uma riqueza de detalhes impressionante, o Anel Elysian com esmeralda é a grande aposta para aquelas que se identificam com o estilo vintage. O design dessa joia carrega elementos que remetem ao estilo romântico, como os delicados arabescos e as pequeninas esferas que contornam toda a estrutura do anel.

anel-elegante-bodas-de-40-anos-de-casamento

O Anel Elysian possui 48 diamantes, que conferem brilho à peça e garante um visual imponente. Certamente, um presente para toda a vida.

joia-de-esmeralda-40-anos-de-casamento

Anel Elysian I-Es

8. Colar elegante com esmeralda

Além dos anéis, também são bem-vindos os colares de esmeralda para coroar os 40 anos de casamento. A nossa sugestão é o Colar Uni II-Es, uma peça elegante, que costuma agradar às mulheres de praticamente todos os estilos e combina facilmente com outras joias.

colar-ouro-amarelo-e-esmeralda

Colar Uni II-Es

9. Aliança sofisticada para bodas de casamento

A Aliança Eterna combina os traços de uma aliança tradicional com o visual de uma aliança moderna e refinada. Na parte externa, ela traz um visual clássico, com aro reto e duas fileiras de diamantes. Na parte interna do aro, uma grande surpresa: um campo do aro é vazado e adornado por delicados arabescos. Pequeninas esferas em ouro também se fazem presentes, dando ares de romantismo à joia.

alianca-de-diamantes-para-bodas-de-casamento

Cada detalhe da Aliança Eterna foi minuciosamente pensada para que o casal possa celebrar sua história de amor, independentemente de ser um noivado, um casamento ou um aniversário de casamento. Portanto, essa aliança é uma boa opção para coroar as Bodas de Esmeralda, principalmente para aqueles que desejam fazer a troca das alianças nessa ocasião.

alianca-sofisticada-para-bodas-de-casamento

10. Aliança com design diferente para comemorar o aniversário de casamento

A Aliança Amisi possui um design que foge completamente do comum, pois ela foi inspirada nas belas formas da natureza. Seu aro é formado por traços que remetem a ramos e folhagens. Em pontos estratégicos, pequenos diamantes dão brilho ao anel.

alianca-ouro-18k-para-bodas-de-casamento

Essa joia é ideal para comemorar datas especiais, como aniversários de casamento, pois se trata de uma joia única, que se diferencie das demais.

alianca-diferente-para-aniversario-de-casamento

11. Aliança tradicional para bodas de casamento

Para quem busca uma aliança clássica, porém, especial para coroar a grande comemoração dos 40 anos de casamento, a nossa sugestão é a Aliança Grani II-B. Nesse modelo, a clássica argolinha dourada lisa e simples ganhou um detalhe exclusivo: um delicado friso com pequenos grânulos. Um detalhe sutil, mas que faz toda a diferença na estética da joia.

alianca-ouro-amarelo-para-bodas-de-casamento

A Aliança Grani II-B é uma joia com características neutras, visual clássico e com um toque de modernidade. Uma joia belíssima que costuma agradar tanto ao público feminino quanto ao público masculino.

alianca-classica-para-renovacao-dos-votos

12. Anel delicado estilo meia aliança

O Anel Millennium II é uma joia coringa que, devido seu aro delicado e visual neutro, permite fáceis combinações. Caso o casal opte por não fazer a troca das alianças durante as bodas de esmeralda, esse anel de aro fino pode ser o presente ideal, pois comumente ele é usado para dar destaque à aliança de casamento ou o anel de noivado.

anel-delicado-ouro-18k

Embora seja o anel perfeito para acompanhar outras joias, o Anel Millennium também pode ser usado sozinho. Seu visual transmite sutileza, mas seus cinco pequenos diamantes garantem sofisticação na medida certa.

meia-alianca-para-aniversario-de-casamento

Gostou das nossas dicas? Na lista acima, indicamos joias encantadoras que possuem todos os requisitos para brilhar nas suas Bodas de Esmeralda. De qualquer forma, se você ainda precisa de auxílio para encontrar a joia perfeita para essa ocasião, entre em contato conosco ou acesse o nosso site.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta