Skip to main content
Casamento

Bodas de rubi: significado e inspirações de joias para celebrar 45 anos de casamento

O costume de comemorar o aniversário de casamento teve início na Alemanha medieval, quando pequenos povoados criaram o hábito de presentear casais que completavam 25 e 50 anos de casamento. Naquela época, os casais que completavam 25 anos de união eram presenteados com uma coroa de prata. Ao completarem 50 anos de união, o presente era uma coroa de ouro. Nos tempos atuais, o costume ganhou uma nova roupagem, sendo chamado de Bodas de Casamento. Para cada ano de aniversário de casamento há um material associado, como metais, pedras ou outros elementos.

O termo “boda” vem do latim “vota”, que significa promessa em português. As bodas de casamento estão atreladas, portanto, às promessas feitas durante o matrimônio. Por isso, para muitos casais, celebrar um aniversário de casamento é como renovar a promessa de viver ao lado da pessoa amada e de continuar construindo um futuro juntos.

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre um aniversário de casamento muito importante: as Bodas de Rubi, quando se comemoram 45 anos de casamento.

O que são as Bodas de Rubi e qual é o seu significado?

Nos Estados Unidos, país em que o costume de Bodas de Casamento é bem disseminado, o 45º aniversário de casamento é representado pela safira. No entanto, no Brasil, esse mesmo aniversário é tradicionalmente representado pelo rubi. Como os brasileiros utilizam essa pedra preciosa vermelha como o material que representa o aniversário de 45 anos de casamento, o nome da comemoração é chamada de Bodas de Rubi.

Para celebrar uma união tão duradoura, comumente os casais organizam algum tipo de comemoração. Para os que dispõem de um bom orçamento disponível, é possível fazer uma festa com direito à locação, decoração, buffet e convidados. Para os preferem algo intimista e simples, um jantar romântico a dois é uma ótima opção. De qualquer forma, independentemente do tipo de celebração escolhido, a cor vermelha é a mais indicada para compor a decoração.

bodas-de-rubi-decoracao-da-festa

Foto: Atmosphere

A escolha do rubi para representar a boda de 45 anos de casamento não é em vão. Na escala de Mohs, que quantifica a resistência dos minerais a risco, essa pedra preciosa apresenta dureza 9, ficando atrás somente do diamante que apresenta dureza 10. Mas não é somente o fato de ser durável e pouco suscetível a fraturas que fez do rubi uma das pedras preciosas mais desejadas do mundo. A sua bela cor intensa de vermelho conquista admiradores desde os tempos mais remotos da humanidade, sendo atribuídos à gema vários poderes místicos.

O rubi é considerado a pedra do amor e da paixão. De um modo geral, essa pedra natural está associada à ideia de amor, força, vitalidade e proteção. Portanto, suas características, beleza e significados são apropriados para simbolizar marcos importantes de um relacionamento, como as bodas de casamento, por exemplo.

sugestoes-de-joias-para-bodas-de-rubi

Anel de Noivado Valentine II-Ru da Poésie Joias

Em bodas de casamento, de um modo geral, muitos casais optam por trocar as alianças como símbolo da renovação dos votos de casamento. No entanto, como a Boda de Rubi destaca uma pedra encantadora, as joias de rubi estão entre as favoritas para eternizar esse momento especial.

Inspirações de joias para Bodas de Rubi

Especialmente para os que estão à procura de uma joia para as Bodas de Rubi, selecionamos encantadores anéis de rubi e alianças de ouro para você expressar o seu amor e fazer uma surpresa romântica inesquecível.

1. Anel clássico com diamantes e rubi

O Anel Uni é um dos modelos mais admirados da consagrada coleção de anéis de noivado da Poésie Joias. Na versão com rubi, esse anel ganha um visual surpreendente. Esse modelo possui traços simples, que remetem ao estilo clássico. Contudo, essa simplicidade nos traços é compensada com o brilho encantador de 34 pequenos diamantes, responsáveis por garantir brilho à joia e dar mais destaque à pedra naturalmente vermelha apresentada no centro da coroa.

anel-de-diamantes-e-rubi

O Anel Uni com rubi é o tipo de anel que agrada a diversos estilos de mulheres, desde as mais clássicas até mais mais extravagantes. Então, se a escolha de uma joia tão importante te causa insegurança, você certamente deveria colocar esse anel curinga na sua lista de joias para celebrar as Bodas de Rubi.

joia-para-bodas-de-rubi

2. Anel estilo vintage com rubi

Robusto e exuberante, o Anel Elysian com rubi é a joia perfeita para aquelas que amam joias com visual marcante. Esse anel é fabricado em ouro 18k e possui 48 diamantes naturais. Seu grande diferencial está na parte interna do aro, que exibe um rico trabalho de arabescos, arcos e pequenas esferas.

anel-estilo-vintage-rubi

Ao contrário do modelo da sugestão anterior, esse anel não é uma peça curinga: ele é diferente. O Anel Elysian com rubi combina harmoniosamente o estilo clássico, moderno e vintage, resultando em uma joia que é uma verdadeira obra de arte.

anel-de-rubi-robusto-e-elegante

3. Anel solitário com rubi

O Anel de Noivado Destiny com rubi é uma releitura moderna e delicada dos clássicos anéis solitários. Nesse modelo, o aro apresenta um padrão inusitado, porém, cheio de charme. Já a coroa é levemente projetada acima da altura do aro, o que facilita combiná-lo com variados estilos de alianças de casamento.

anel-solitario-com-rubi-natural

O visual delicado desse anel agradará, principalmente, a mulheres que prezam por delicadeza e sutileza. E o motivo é simples: a beleza dele é marcante, porém, livre de exageros.

anel-delicado-para-bodas-de-rubi

Uma boa alternativa para quem busca uma joia com mais significado e exclusividade é substituir o clássico rubi com lapidação redonda por um rubi com lapidação em formato de coração. Confira abaixo algumas sugestões.

4. Anel delicado com rubi em forma de coração

No Anel Valentine com rubi a delicadeza e a exuberância caminham juntas. Esse anel carrega as mesmas características do modelo anterior, porém, seu grande diferencial é o majestoso rubi natural em formato de coração com aproximadamente 0,55ct.

anel-aro-fino-e-rubi-coracao

Se você gostou do visual do Anel Destiny, mas sentiu que faltava algum detalhe especial para coroar as Bodas de Rubi de maneira sublime, certamente o Anel Valentine é perfeito para a sua demanda.

anel-solitario-rubi-grande

5. Anel sofisticado com rubi forma de coração

Nessa joia encantadora, a beleza do ouro contracena com um rubi em forma de coração. O Anel Lovely com rubi possui aro simples e liso, que remete ao estilo clássico. No entanto, o interior do aro esconde um lindo trabalho, composto por arabescos, vãos, um pequeno símbolo de coração e três diamantes de cada lado da peça.

anel-ouro-amarelo-e-rubi

Como os detalhes desse anel estão concentrados na parte interna do aro, a estética dele remete ao clássico com um toque de romantismo. E o surpreendente rubi em forma de coração é o detalhe final que faz dessa joia e opção perfeita para coroar o aniversário de 45 anos de casamento.

joia-ouro18k-e-rubi-coracao

6. Anel romântico com rubi forma de coração

O rubi de coração, por si só, remete ao romantismo. Ainda assim, o gracioso aro vazado do Anel Angelic com rubi ainda apresenta delicados arabescos, que foram cuidadosamente desenhados para reforçar o estilo romântico. Seu visual remete a joias de outras épocas, porém, com a modernidade dos traços precisos e dos detalhes impecáveis.

anel-estilo-vintage-com-rubi

Um ponto interesse sobre esse anel é que, ao contrário das opções anteriores, o rubi está repousado praticamente na mesma altura do aro. Então, ele é ideal para as mulheres que preferem joias com a coroa rebaixada ao invés dos anéis com coroa elevada.

anel-para-45-anos-de-casamento

7. Par de alianças rica em detalhes

A Aliança Versailles e a Aliança Century fazem um par perfeito, pois apresentam detalhes similares. Entretanto, em uma temos o brilho intenso de 63 diamantes naturais enquanto a outra traz os detalhes do modelo trabalhados somente em ouro.

Com um pouco mais de 6mm de largura, sem dúvida, essas joias demonstrarão toda a significância que a celebração de Bodas de Rubi tem para o casal.

par-de-aliancas-para-renovacao-de-votos-de-casamento

8. Par de alianças com estilo clássico

A Aliança Grani II-A e a Aliança Grani II-B possuem visual clássico e traços exclusivos. Pequeninas esferas em ouro contornam a parte superior do aro, dando um toque de modernidade. Na primeira opção, essa aliança fica ainda mais charmosa com um pequeno diamante central.

Para casais mais clássicos, essa opção é perfeita para selar a renovação dos votos de casamentos.

aliancas-classicas-ouro-amarelo-18k

Sabemos que a Boda de Rubi é um momento único e precioso para um casal. Por isso, se mesmo com tantas informações e sugestões de anéis e alianças você ainda estiver como dúvidas sobre a joia perfeita para coroar esse momento, não hesite em nos contatar. Nossa equipe está à disposição para te ajudar nessa missão especial.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta