Novas regras da língua portuguesa desapareceram com o acento de nossa joia. Pois é, a palavra joia não possui mais o acento. Inicialmente, o impacto visual pode causar sensação de estranheza: parece que quem escreve certo, na verdade, está escrevendo errado.
Estranho ou não, o fato é que desde janeiro de 2009, novas regras ortográficas entraram em vigor. Há um período de transição até 2012, em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova. Até lá, alguns ainda podem namorar e aproveitar os últimos momentos do acento na palavra joia.
A Reforma Ortográfica diz que os ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas não devem ser mais acentuados. Por isso, joia perde o acento, mas a pronúncia não muda.
Com ou sem acento, as joias continuam com seu significado de carinho, eternidade e beleza.
A informação não está tão precisa, não é todo ditongo oi ou ei que perdeu o acento. https://novaescola.org.br/conteudo/321/novo-acordo-ortografico-acento-agudo
Prezado Murilo,
Agradecemos a sua colaboração. No entanto, em nenhuma parte de nosso artigo dizemos que todos os ditongos abertos ei e oi perderam o acento. Na verdade, especificamos que a regra se aplica aos ditongos abertos de paroxítonas, conforte o trecho a seguir:
“A Reforma Ortográfica diz que os ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas não devem ser mais acentuados”.
Atenciosamente,
Equipe Poésie