Skip to main content
Joias e CuriosidadesOuro

Você sabia que ouro branco não é branco?

Por 20/07/2022Sem comentários

O admirado ouro branco está fortemente presente no universo da joalheria. Não encontramos a liga apenas em joias casuais, mas também é muito desejada para anéis de noivado a fim de simbolizar o pedido de casamento e, para os casais mais modernos, também é uma grande aposta para as alianças de casamento. No entanto, embora seja tão conhecido, poucos sabem uma curiosidade sobre ele: o ouro branco não é branco.

Para os que não sabem a fundo as particularidades do ouro branco, o título desse artigo pode gerar espanto e dúvidas. Por isso, reunimos todas as informações que você precisa saber, de maneira clara e objetiva, sobre esa liga de ouro tão admirada.

O que é ouro branco?

Antes de mais nada, para entender o que é ouro branco é essencial saber alguns conceitos básicos sobre ligas metálicas. O ouro é encontrado na natureza exclusivamente na cor amarela. Em seu estado puro, classificado como ouro 24k, esse metal nobre apresenta grande maleabilidade, podendo ser facilmente amassado. Devido a essa característica, o universo joalheiro criou uma liga metálica com o objetivo de corrigir minimamente a fragilidade do ouro puro. Essa liga é composta por 18 partes de ouro e apenas 6 partes de outros metais, por isso, ela é chamada de ouro 18k. Ela é considerada em todo o mundo a liga ideal para criação de joias sofisticadas.

anel-de-noivado-ouro-branco-18k

Anel de Noivado Radiant I

Independentemente da cor ser amarela ou branca, uma joia em ouro 18k possui exatamente 75% de ouro puro e 25% de outros metais. Então, o que muda de uma liga para a outra é justamente os metais escolhidos para fazer parte da composição. Na liga de ouro amarelo, por exemplo, os 25% destinados a outros metais são normalmente compostos por cobre e prata. Já no ouro branco, são usados 25% de metais exclusivamente brancos, como prata, paládio, níquel e zinco.

O resultado final da liga de ouro branco 18k, que combina ouro puro com metais brancos, é uma tonalidade de amarelo mais suave, levemente acinzentado. No entanto, ainda assim, não é branco.

Banho de ródio

Se a liga de ouro branco apresenta tonalidade amarelada, como é que as joias de ouro branco apresentam uma cor prateada tão encantadora? Simples: elas recebem o famoso banho de ródio.

O ródio é um metal precioso da família da platina que, atualmente, apresenta um valor superior ao ouro. E é justamente esse metal valioso o responsável por garantir o brilho e a cor desejada para joias em ouro branco. Nas joalherias, o ródio é utilizado na fase de acabamento das peças, em um procedimento chamado de banho de ródio. Basicamente, na etapa de finalização da joia, a peça fabricada na liga de ouro branco 18k recebe uma camada externa de ródio.

joia-em-ouro-branco

Anel de Noivado Destiny I

Qual é melhor: ouro branco ou ouro amarelo?

Se você está em dúvida entre uma joia de ouro branco e ouro amarelo devido à qualidade da liga metálica, não se preocupe, pois ambas são igualmente boas. Os dois pontos que sugerimos avaliar antes da escolha da cor do ouro são gosto pessoal e manutenção. O primeiro ponto tem grande peso na escolha, afinal, você precisa gostar da cor da sua joia. O segundo ponto, a manutenção, te fará avaliar as particularidades de cada liga e analisar qual atende melhor as suas necessidades ou combina com o seu estilo de vida.

Conforme explicamos no tópico anterior, o banho de ródio é o responsável pela bela cor prateada das peças em ouro branco. Contudo, ele não é eterno. A camada externa das peças em ouro branco desgasta naturalmente com o uso, durando de 1 a 2 anos. Em algum momento, ele irá ceder e revelar a verdadeira tonalidade da sua joia de ouro, que pende para o amarelo. Contrapartida, o banho de ródio é um serviço simples, feito facilmente por um bom joalheiro. Dito isso, a grande questão a ser avaliada é se você se sente confortável em seguir com uma peça que demanda manutenções periódicas. Se a resposta for não, sem dúvida, uma joia em ouro amarelo é o mais indicado para você. Ao longo dos anos, joias em ouro amarelo precisarão apenas de um polimento, caso apresente riscos, ou de uma limpeza.

anel-em-ouro-branco

Anel de Noivado Afterlife I

Cuidados com uma joia em ouro branco

Toda joia exige cuidados básicos de uso, sendo que, se ela for em ouro branco, é importante ter uma atenção especial, pois a durabilidade do banho de ródio varia conforme o uso. Uma pessoa que não retira o anel de ouro branco antes de manusear produtos de dermocosméticos, por exemplo, pode acelerar o desgaste. De um modo geral, é aconselhável retirar joias antes de praticar exercícios, realizar atividades domésticas e manusear produtos químicos. Para saber mais, sugerimos a leitura do seguinte artigo: 6 dicas para você cuidar da sua joia.

Agora que você chegou ao final do artigo, conta para a gente: você sabia todas essas informações sobre o ouro branco? Se ainda tiver dúvidas, sinta-se à vontade para deixar perguntas nos comentários ou entre em contato conosco.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta