Skip to main content
Ouro

Você sabe o que é o ouro 18K?

O ouro é um dos metais mais valiosos e desejados do mundo e tem sido utilizado na confecção de joias e ornamentos há milhares de anos. No mundo moderno, joias de ouro geralmente carregam a inscrição “18k”, mas você sabe exatamente o que é o ouro 18K e por que ele é tão valorizado no mercado joalheiro?

Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o ouro 18K e descobrir porque ele é a escolha perfeita para quem procura uma joia durável, elegante e que resiste ao teste do tempo.

O que é ouro 18k?

O ouro 18k é uma liga metálica composta por 18 partes de ouro puro e 6 partes de outros metais ou, em outras palavras, 75% de ouro puro e 25% de outros metais.

liga-de-ouro-18k

Pré liga de ouro 18k

Os metais mais comuns utilizados nessa mistura, juntamente com o ouro, são o cobre, zinco, níquel, prata e paládio. Esta liga é considerada uma matéria-prima de alta qualidade para joias, pois é durável, resistente a arranhões e manchas, apresentando uma cor amarelo-brilhante e elegante. Por essas razões, o ouro 18K é o padrão mais comum e amplamente aceito no mercado de joias.

O que é ouro 750?

O ouro 750 é uma outra maneira de se referir a uma joia feita de ouro 18K, que contém 75% de ouro puro e 25% de outros metais. A numeração 750 se refere à proporção de ouro puro na liga, ou seja, 750 de cada 1000 partes da joia são compostas de ouro puro. Inscrever “750” em uma joia é uma forma comum de identificar peças de ouro 18K em diversas localidades, como no Brasil e em alguns países da Europa.

o-que-e- ouro-750

Por que joias são feitas de ouro 18k?

O ouro é um metal muito valorizado na joalheria por ser brilhante, resistente à oxidação e de fácil manipulação. Joias são frequentemente feitas de ouro 18K porque essa liga de ouro é considerada um bom balanço entre beleza e durabilidade. O ouro puro 24K é muito macio e maleável, sendo muito frágil para uso em joias devido a sua tendência a amassar, arranhar e deformar com mais facilidade.

par-de-aliancas-romanesque-i-ii-ouro-branco-18-k-ouro-amarelo-18-k

Aliança Romanesque II e Aliança Romanesque I

Embora o ouro 18k seja a liga mais comum no mercado joalheiro, também existem joias fabricadas em ouro 24K e 22K. Elas são mais populares na Índia, China, Emirados Árabes e em outros países que apreciam uma tonalidade de ouro amarelo mais vibrante. Há também ligas com menor porcentagem de ouro, como, por exemplo, o ouro 14k ou 10k, que são menos valiosas e mais suscetíveis à oxidação e desgaste do que o ouro 18k.

Em suma, o ouro 18K é a escolha mais adequada para joias, já que oferece um equilíbrio entre durabilidade, beleza e valor.

O que é quilate(k)?

Quilate é uma unidade de medida utilizada para determinar a pureza do ouro em uma liga metálica usada na fabricação de joias. Representado pela letra “k”, a medida se baseia em uma escala de 24 partes. Sendo assim, o ouro 24 quilates (24k) seria o ouro puro, ou seja, uma “liga” composta apenas de ouro, sem adição de outros metais. Já o ouro 18k contém 18 partes de ouro puro e 6 partes de outros metais, enquanto o ouro 14k contém 14 partes de ouro puro e 10 partes de outros metais.

quilate-ct-k-diferença

É importante frisar que o termo quilate, quando associado ao diamante ou outras pedras preciosas, é simbolizado pela sigla ct e tem um sentido diferente em relação ao quilate representando pela letra k, já explicado neste artigo. Enquanto o quilate(k) é uma medida de pureza para o ouro, para o diamante, o quilate(ct) é uma medida de peso.

O que é ouro 24k?

Ouro 24K é também conhecido como ouro puro, ouro mil (1000) ou ouro fino. É o mais alto grau de pureza de ouro disponível e significa que o metal é composto inteiramente de ouro, sem outros metais adicionados à liga. Em resumo, o ouro 24K é composto de 100% de ouro.

Barra de ouro puro – Foto: GIA

No entanto, conforme já mencionamos aqui, o ouro puro é considerado muito maleável e macio, não sendo adequado para a produção de joias, pois pode facilmente se deformar ou arranhar. Por essa razão, é mais comum que o ouro 24K seja utilizado em aplicações industriais ou como lastro no mundo dos investimentos.

O que é ouro 14k?

Ouro 14K é uma liga metálica que contém 14 partes de ouro puro e 10 partes de outros metais, como prata, cobre e zinco. O ouro 14K tem uma pureza de 58,3%, sendo menos puro e valioso que o ouro 18K (75% de ouro).

ouro-diferença-14k-18k-24k-01

Embora o ouro 14K tenha um teor menor de ouro, ele também é resistente a arranhões e impactos, o que o faz adequado para a produção de algumas joias de uso diário, como anéis e pulseiras. O ouro 14K também é mais acessível do que o ouro 18K, tornando-o uma escolha popular para joias de valor mais acessível, sendo mais comum em países como Estados Unidos, Canadá e Japão.

Assim como o ouro 18k, a liga de 14K pode ser encontrada em várias cores, dependendo dos metais adicionados à liga.

Ouro 10k é joia?

Embora seja menos comum, o ouro 10k pode ser utilizado na produção de acessórios. No entanto, purezas inferiores a 14K não são aceitáveis para a indústria joalheira. Esta liga contém 10 partes de ouro puro e 14 partes de outros metais, o que resulta em uma pureza de apenas 41,7% de ouro, ou seja, menos da metade da liga metálica é composta de ouro. Esta liga pode ser utilizada para produção de relógios e acessórios de uso diário.

ouro-diferença-comparação-01

O ouro 10k não apresenta uma tonalidade tão brilhante ou vibrante como a do ouro 18k, podendo apresentar um tom mais suave em relação às ligas com maior teor de ouro em sua composição. O ouro 10k também é um pouco mais suscetível à oxidação, ou seja, mudança de coloração ao longo do tempo.

Uma joia de ouro pode causar o aparecimento de alergias?

Sim, embora seja uma reação bastante rara, uma joia de ouro pode causar alergias em uma pequena porcentagem de pessoas. Embora o ouro seja um metal nobre e inerte, ou seja, não reage facilmente com outras substâncias, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica à liga de ouro.

Contudo, é importante frisar, que, na grande maioria das vezes, a alergia à joia de ouro é causada pelo contato com os outros metais presentes na liga de ouro. O níquel, por exemplo, costuma ser o grande agente alérgeno presente em ligas de metal. Sendo assim, joias feitas com ligas com quantidades menores de ouro, como as ligas de 14k ou 10k, têm maior probabilidade de causar alergias do que joias feitas com ouro 18k.

Qual a diferença entre ouro amarelo 18k, ouro branco 18k e ouro rosé 18k?

A diferença entre o ouro amarelo 18K, o ouro branco 18K e o ouro rosé 18K está na composição dos metais que são adicionados ao ouro puro para criar as ligas de ouro de diferentes tonalidades.

composicao-das-principais-ligas-de-ouro-18k

No ouro amarelo 18k, por exemplo, a cor amarela vibrante do ouro puro é levemente atenuada pelos outros metais adicionados. Nesta liga, a mistura mais comum é de cobre, em menor proporção, e prata. Já na liga de ouro branco 18k são usados 25% de metais exclusivamente brancos, como prata, paládio, níquel e zinco. Além disso, o ouro branco recebe um banho de ródio, um metal precioso da família da platina, cujo valor atual supera o do ouro. É esse metal valioso que é responsável por proporcionar o brilho e a cor desejados em joias feitas de ouro branco. Por essa razão, na verdade, o ouro branco não é branco de verdade.

diferenca-anel-de-noivado-ouro-amarelo-ouro-branco-ouro-rose

Por fim, para criar o ouro rosé 18K, são adicionados metais como cobre, em maior proporção, e prata ao ouro puro para criar a tonalidade rosada avermelhada, tão característica dessa liga.

Qual a melhor cor de ouro 18k?

Embora as diferentes tonalidades de ouro tenham características peculiares, todas as ligas de ouro 18K são valiosas e são usadas para criar joias de alta qualidade e durabilidade. A escolha entre as diferentes tonalidades de ouro é uma questão de gosto pessoal e estilo.

anéis-cosmos-ouro-branco-ouro-amarelo-18-k


Anel de Noivado Cosmos II (Ouro Amarelo 18k)
e Anel de Noivado Cosmos I (Ouro Branco 18k)

O ouro amarelo, por exemplo, é clássico e atemporal, sendo uma escolha popular para anéis de noivado e alianças de casamento. O ouro branco 18K, por outro lado, é uma alternativa moderna e elegante ao ouro amarelo, sendo frequentemente usado em peças de joalheria contemporânea. O ouro rosé 18K, por sua vez, é uma escolha sofisticada e delicada que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.

anel-noivado-destiny-iii-caixa-aberta-fundo-branco

Anel de Noivado Destiny personalizado em Ouro Rosé 18k

Entretanto, um ponto a ser levado em consideração é a manutenção específica para cada tipo de cor de ouro. Embora todas as joias demandem de cuidados adequados para manter sua beleza e durabilidade ao longo do tempo, joias de ouro branco demandam um pouco mais de manutenção ao longo da vida. Como mencionado anteriormente, o revestimento de ródio é o responsável pela bela cor prateada das joias em ouro branco. No entanto, essa camada não é permanente e desgasta naturalmente com o uso, geralmente durando de 1 a 2 anos. Quando isso acontece, a tonalidade verdadeira do ouro branco, que tende para o amarelo, é revelada. Felizmente, o banho de ródio é um procedimento simples e facilmente realizado por um joalheiro qualificado. No entanto, a questão que deve ser considerada é se você está disposto a fazer manutenções periódicas na sua joia. Se preferir evitar esse tipo de preocupação, uma joia em ouro amarelo pode ser a escolha certa para você. Com o passar dos anos, joias em ouro amarelo geralmente precisam apenas de polimento para remover arranhões ou uma simples limpeza.

Independentemente do tipo de ouro 18K escolhido, é importante cuidar da sua joia de maneira adequada para evitar danos desnecessários. Isso inclui evitar o contato com produtos químicos fortes, remover as joias antes de tomar banho ou praticar atividades físicas intensas e armazenar as joias em um local seguro e separado de outras peças para evitar arranhões e danos.

Qual a diferença entre o ouro branco 18k e a platina?

Tanto o ouro branco quanto a platina são metais preciosos frequentemente usados em joias, mas eles têm algumas diferenças importantes.

Antes do surgimento do ouro branco, joalheiros renomados como Tiffany e Cartier começaram a utilizar um metal precioso relativamente desconhecido, mas com aspecto prateado: a platina. As joias de platina rapidamente se tornaram populares, no entanto, esse metal é mais raro e significativamente mais caro do que o ouro. Como resultado, o ouro branco surgiu como uma alternativa mais acessível para atender à crescente demanda por joias com aparência prateada. É importante notar que embora a platina tenha apresentado um preço mais elevado do que o ouro nas últimas décadas, há momentos em que a relação se inverte devido à alta demanda por ouro, como aconteceu em 2020 durante a pandemia de Covid-19.

Como já descrito anteriormente, o ouro branco 18k é uma liga de ouro com outros metais brancos que recebe um banho de ródio para alcançar um tom prateado e brilhante.

A platina, por outro lado, é um metal precioso denso, branco-prateado e altamente resistente a arranhões e desgaste. Ela inclusive pode ser usada em ligas com outros metais, como cobre ou irídio, para melhorar sua resistência e durabilidade.

Em termos de aparência, o ouro branco e a platina têm uma aparência semelhante, mas a platina tem um brilho natural, de tonalidade levemente mais acinzentada que o ouro branco, que não desbota ou muda com o tempo. O ouro branco, por outro lado, pode precisar da manutenção do banho de ródio para manter sua aparência brilhante.

O ouro 18k escurece?

O ouro 18K não escurece naturalmente, pois é uma liga composta de ouro misturado a outros metais que lhe dão maior resistência e durabilidade. No entanto, esta liga pode sofrer alterações na sua cor ou aparência se entrar em contato com substâncias químicas ou agentes externos como cosméticos, perfumes, suor, cloro ou produtos de limpeza, que podem oxidar os outros metais presentes na joia e causar manchas ou mudanças na sua tonalidade. Além disso, o ouro pode arranhar ou perder brilho com o uso frequente ou o contato com superfícies ásperas.

tirando-anel-noivado

Para evitar que o ouro 18K escureça ou sofra danos, é importante tomar cuidados especiais com as joias, como removê-las antes de nadar, não usá-las em contato com produtos químicos ou abrasivos e guardá-las em locais apropriados e limpos. Recomendamos que guarde suas joias de ouro 18k separadamente de bijuterias e semijoias, preferencialmente em porta joias revestidos de tecidos macios ou em saquinhos de plásticos, para evitar atritos com outras peças.

Além disso, é recomendável fazer a manutenção regular das joias, como limpezas e polimentos profissionais, para mantê-las sempre bonitas e com aparência nova.

Qual a diferença entre uma joia de ouro 18k e uma semijoia com banho de ouro?

Joias de ouro são feitas de ouro 18k maciço, que lhes dão maior resistência e durabilidade, sendo consideradas peças de alto valor e qualidade. Uma joia é geralmente mais pesada, mais resistente a arranhões e tem uma cor e brilho mais intensos do que uma semijoia.

diferença-de-joias-de-prata-semijoia-bijuteria

Por outro lado, uma semijoia é uma peça de bijuteria feita com metais menos nobres, como latão, cobre ou níquel que recebem uma fina camada de banho de ouro ou outro metal precioso. Como o interior da peça não é de ouro, significa que sua superfície pode desbotar, descascar ou perder o brilho com o tempo.

Embora uma semijoia possa ter um preço mais acessível do que uma joia de ouro 18K, ela geralmente não é considerada uma peça de alto valor ou durabilidade.

Uma joia de ouro 18k pode quebrar?

Sim, é possível que uma joia de ouro 18K se parta ou quebre, assim como qualquer outra joia ou objeto feito de metal. Embora o ouro seja um material nobre e durável, sua dureza e resistência dependem da liga utilizada na sua fabricação.

ouro-cloro-1

Para evitar danos às suas joias de ouro 18K, é importante manuseá-las com cuidado e evitar expô-las a situações de risco, como esportes de contato ou trabalhos manuais pesados. Além disso, é recomendável retirá-las antes de atividades que envolvam produtos químicos, para evitar a corrosão ou descoloração da peça.

Sugestões de joias em ouro 18k

No Poésie Joias, trabalhamos exclusivamente com a liga de ouro 18k para confecção de alianças, anéis de noivados, colares e anéis. Nossas joias são confeccionadas com material de qualidade superior à média de mercado, sempre com a preocupação de confeccionar peças com brilho diferenciado.

Veja abaixo algumas sugestões de joias de ouro 18k que seguem com a certificação de autenticidade da Poésie Joias:

par-de-alianças-ouro-amarelo-18k-mon-ii

anel-noivado-radiant-i-ouro-branco-18k-diamantes

alianca-rainbow-ii-ouro-amarelo-18k-pedras-coloridas-arco-iris

colar-twinkle-ii-ouro-amarelo-18-k-topázio-swiss

anel-noivado-joy-princess-ii-ouro-amarelo-solitário-diamante

anel-claddagh-ii-ouro-amarelo-18k-esmeralda-coracao

anel-noivado-promise-ii-ouro-amarelo-18-k-diamante

Neste artigo, procuramos abordar vários ângulos e apresentar os questionamentos mais comuns a respeito do ouro 18K. No entanto, é natural que novas dúvidas possam surgir. Se este for o caso, não hesite em nos contatar. Estaremos sempre à disposição.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta