Joias e ConceitosOuro

O que é o banho de ródio?

Por 16/01/2012 junho 27th, 2018 10 Comentários

Para a joalheria, brilho é a palavra que resume o currículo do metal ródio. Ele é o revestimento de muitas joias confeccionadas em ouro branco e é responsável por trazer vida aos tons prateado. Ele faz parte de um seleto grupo de metais preciosos, que é composto pelo ouro, prata e metais da família da platina (platina, ródio, rutênio, irídio e ósmio).

O que é ródio?

O ródio foi descoberto em 1803 pelo inglês William Wollaston. É um metal prateado, muito reflexivo, com grande resistência a ácidos e a substâncias corrosivas. É um dos poucos metais prateados que conseguem manter o brilho sob a maioria das condições atmosféricas. Ele também é bastante raro e valioso, sendo encontrado com menor frequência que o ouro e a platina na crosta terrestre.

o-que-e-rodio

Foto: Wikimedia Commons

O que é banho de ródio?

Por sua resistência e brilho, o ródio é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de joias de prata e ouro branco. A liga de ouro branco 18K, que é formada por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como prata e paládio, possui um leve aspecto amarelo acinzentado. No entanto, há joias que não foram desenhadas para possuir esse tipo de característica. Assim, quando o design de uma joia demanda um prateado vivo e brilhante, o joalheiro banha a liga de ouro branco em ródio.

o-que-e-banho-de-rodio-COMPARATIVO

Anel de Noivado One I

Já no caso das joias em prata, que é um metal relativamente mole, o banho, na maioria das vezes, é dado para se criar uma camada protetora, já que o ródio é o metal da família da platina mais resistente a manchas e arranhões.

O banho de ródio dura para sempre?

É importante frisar que o banho de ródio não é eterno. Com algum tempo de uso, é natural que haja desgaste do banho. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessário dar outro banho de ródio.

anel-de-noivado-uni-ouro-branco-18-k

Anel de Noivado Uni I

A vida útil depende da qualidade do banho e da espessura da camada de ródio: camadas mais grossas possuem maior a durabilidade. Joias como anéis e alianças são mais suscetíveis ao desgaste do que outras peças, pois são utilizadas com maior frequência. Geralmente, o banho de ródio começa a sofrer desgastes com 1-2 anos de uso, mas em joias usadas esporadicamente, os sinais podem aparecer na casa dos 10 anos.

O banho de ródio é um procedimento realizado pela grande maioria dos joalheiros. Sempre que você solicitar ao seu joalheiro de confiança um novo banho de ródio, se possível, peça a inteira remoção do banho anterior.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

10 Comentários

  • Sérgio disse:

    Como tirar o ródio de uma peça (anel) sem danificar a peça?

  • Ricardo disse:

    Boa noite!

    O banho de ródio na prata evita o escurecimento em contato com o suor?

    Fico no aguardo.

    • Poésie disse:

      Prezado Ricardo,

      O banho de ródio necessitará de retoques de tempos em tempos. Assim, haverá escurecimento da joia quando o banho de ródio ceder.

      att.

      Equipe Poésie

  • Marlene disse:

    Fiz um par de alianças para bodas de prata com um filete branco no meio,o joalheiro não me disse que tinha que refazer o banho de rodhium eu sem saber fiz,Não durou nada minha aliança está toda amarela sem brilho e não aparece mais o filete branco. Como ficar pagando pra fazer esse banho todo ano? Pra isso teria que ter um custo menor.

    • Poésie disse:

      Olá Marlene, tudo bem?

      Em primeiro lugar, é importante entender o que é ouro branco. O ouro branco é o resultado de uma liga formada por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como prata e paládio. Esta composição resulta em uma liga com pouco brilho e um aspecto acinzentado. Para se extrair o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas com um metal chamado ródio.

      O ródio é um dos poucos metais prateados que conseguem manter o brilho sob a maioria das condições atmosféricas. Ele também é bastante raro e valioso, por isso é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de joias de prata e ouro branco. Contudo, é importante frisar que o banho de ródio não é eterno. Com algum tempo de uso, é natural que haja desgaste do banho. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessário dar outro banho de ródio.

      Sugerimos as leituras dos seguintes artigos:

      O que é o ouro branco? – https://bit.ly/2O627zX
      Anéis de noivado: ouro amarelo vs ouro branco – https://bit.ly/2n3Nm5a

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Lauane França disse:

    Bom dia !
    Eu tenho um aliança de prata, portando tenho ácido úrico e ela escurece muito fácil .. Gostaria de saber se o banho de ródio ajuda ela a não ficar tão escura ??
    Vocês fazem esse procedimento ? Se caso não fazem, sabem onde eu posso encontrar um lugar que faça ?

    • Poésie J disse:

      Olá Lauane, o ródio vai devolver o brilho da joia novamente. No entanto, o ácido úrico continuará agredindo o ródio e você terá que realizar o banho com frequência. Nossa recomendação é que procure um joalheiro de sua cidade.

  • Cintia disse:

    O banho de rodio leva níquel?

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo