AliançasAnéis de Noivado

6 dicas para você cuidar do seu anel de noivado

Por 25/07/2018 Sem comentários

Se você ganhou o anel de noivado dos seus sonhos ou até mesmo já selou a sua união com uma aliança cravejada com brilhantes, certamente tem a preocupação de manter sua joia sempre brilhante e bem cuidada. Neste artigo, reunimos algumas dicas para manter o seu anel de noivado deslumbrante como no dia em que você o viu pela primeira vez.

1. Guarde suas joias de diamantes separadamente

O diamante é conhecido como o material mais duro do mundo, ocupando o topo da escala de Mohs. Isso significa que o diamante é o material com maior resistência a riscos, sendo possível ser riscado apenas por outro diamante. Por essa razão, é importante que peças de diamantes sejam guardadas isoladamente de outras joias, pois os diamantes podem riscar e danificar outros diamante, gemas mais frágeis e o ouro.

O estojo que acompanha o seu anel ou aliança é o local ideal para você guardar a sua joia.

como-guardar-anel-noivado-radiant-caixa-estojo-poésie

Anel de Noivado Radiant I

2. Retire seu anel de noivado antes de realizar qualquer trabalho pesado

O ouro e os diamantes são materiais muito duráveis, mas não são indestrutíveis. E embora o diamante não seja frágil, ele pode se quebrar. Algumas atividades podem aumentar o risco de danos à sua joia.

Atividades esportivas e serviços domésticos, como jardinagem, limpeza e trabalhos na cozinha podem danificar os diamantes ou a estrutura do anel. Na dúvida, retire seu anel ou aliança, guardando a peça em um local seguro. Isso evitará problemas com impactos acidentais, danos com produtos químicos ou qualquer outro tipo de acidente.

Veja este outro artigo aqui do blog para se aprofundar no assunto: 7 situações em que você deve retirar seu anel de noivado.

tirando-anel-noivado

3. Retire seu anel antes de utilizar cremes hidratantes e outros cosméticos

Loções, maquiagens e cremes hidratantes fazem muito bem para a sua pele, mas podem tirar a beleza de suas joias. O diamante possui uma propriedade interessante: ele atrai gordura e repele água. Quando o diamante entra em contato com cremes hidratantes, o processo de acúmulo de gordura é acelerado, deixando o diamante, temporariamente, sem brilho. Felizmente, uma limpeza profissional pode trazer o brilho de volta ao seu anel. No entanto, para evitar que essas manutenções sejam constantes, retire seu anel antes de utilizar cremes e outros cosméticos.

anel-noivado-lien-ii-mao

Anel de Noivado Lien II

O ouro é um dos metais com maior resistência à oxidação, processo químico natural que ocorre em contato com o ar. No entanto, o uso de alguns dermocosméticos ou alterações do PH da pele podem acelerar ou intensificar esse processo, ocasionando uma leve alteração na coloração da liga metálica. Esta alteração de cor é superficial e não representa uma mudança do teor ou qualidade da liga de ouro. Ela pode ser revertida através de uma manutenção feita pelo seu joalheiro de confiança.

4. Prefira a limpeza profissional à caseira

Eventualmente, seu anel de noivado precisará de uma limpeza para que recupere o brilho dos diamantes e do ouro. Em uma breve pesquisa na internet, você encontrará uma infinidade de tutoriais ensinando como limpar suas joias em casa. No entanto, tenha cautela: práticas populares como uso de pasta de dentes ou cozinhar a joia em solução com limão podem danificá-la.

Ninguém é mais indicado do que um joalheiro para realizar esse tipo de manutenção. Além da limpeza, pode ser que sua joia precise passar por um polimento para retirar algumas marcas de uso. Este tipo de manutenção é um serviço fácil de encontrar e, geralmente, é muito barato.

diamantes-limpeza-caseira

Limpeza caseira – Foto: GIA

Em ultimo caso, é possível realizar uma limpeza leve em casa. O brilho do ouro pode ser devolvido com o uso de um pano bem macio ou de uma flanela mágica, indicada para limpar joias. Para devolver um pouco do brilho aos diamantes, a única solução caseira recomendada é deixá-los de molho em um pote com água morna e detergente neutro por alguns minutos e limpar os excessos com uma escova de cerdas muito suaves. No entanto, é preciso cautela na hora de utilizar a escova para evitar que um acidente comprometa a estrutura do anel.

Veja mais algumas dicas nos artigos abaixo:

5. Ouro branco e pedras coloridas: cuidado redobrado

Se o seu anel de noivado possui uma estrutura em ouro branco ou possui pedras coloridas cravadas, ele pede um cuidado especial.

anel-noivado-oui-i-esmeralda-ouro-branco

Anel de Noivado Oui I-Es

O ouro branco em seu estado natural apresenta um tom levemente amarelado. O que corrige essa tonalidade, dando o brilho e a cor com aspecto prateado, tão característicos das joias de ouro branco, é, na verdade, o banho de ródio.

Com o uso, é natural que haja um desgaste desse banho. Por essa razão, peças de ouro branco demandam uma manutenção periódica. O contato com produtos abrasivos, como amônia e cloro, e mesmo alguns cosméticos, pode acelerar esse desgaste.

Produtos químicos também podem tirar a beleza das pedras coloridas. A esmeralda, por exemplo, é uma pedra que demanda cuidado extra. Além dos produtos abrasivos, o álcool e água quente podem danificá-la. Além disso, trata-se de uma gema um pouco mais frágil, portanto, é importante protegê-la de impactos.

Em suma, é necessário entender que cada tipo de material, seja metal ou pedra preciosa, tem propriedades diferentes. Uma substância química pode ser prejudicial a uma parte de sua joia e não a outra. Na dúvida, retire seu anel antes de utilizar produtos químicos, produtos de limpeza e alguns cosméticos.

6. Evite retirar suas joias em locais públicos

Embora existam determinadas situações em que é preciso tirar a joia, evite fazer isso em locais públicos. É muito comum, por exemplo, algumas pessoas retirarem suas joias para lavar as mãos em banheiros públicos e, simplesmente, esquecem suas pequenas preciosidades na pia do banheiro. Caso você precise retirar sua joia em situações como uma ida à academia, leve sempre com você um saquinho de veludo ou um pequeno estojo para acomodar seu anel de noivado ou aliança.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta