Skip to main content
DiamantesJoias e ConceitosPedras Preciosas

A Importância da Lapidação em uma Joia

A lapidação é a responsável por extrair toda beleza que uma pedra esconde em seu estado natural. Esse tipo de trabalho é tão importante que uma pedra de baixa qualidade, porém com um excelente trabalho de lapidação, pode brilhar e se tornar mais bela do que uma pedra de alta qualidade, mas que tenha sido mal lapidada. Assim, a lapidação determina, em grande parte, a qualidade da joia que chega às suas mãos.

O lapidário, muito mais do que um especialista, é um artista. A lapidação é um trabalho de perfeccionismo, paciência e muito estudo. São observados aspectos como o tipo de cristalização, concentração de cor e ângulos de reflexão e refração da luz. O resultado final, todos conhecem: beleza.

Um dos mais famosos tipos de lapidação é a lapidação Brilhante. Ela é tão popular que é praticamente tida como sinônimo de diamante. É muito comum ouvir frases como: “nossa, aquela joia tinha muitos brilhantes”. Na verdade, o brilhante nada mais é do que um tipo de lapidação, que tenta explorar todo o potencial de brilho de um diamante.

Existem outros tipos de corte, como baguete, coração, gota, entre outros. Todos com seus prós e contras. No entanto, seja coração ou brilhante, baguete ou gota, o trabalho do lapidário é de extrema importância. É impossível que sua joia seja uma obra de arte, sem um bom trabalho de lapidação. Para isso, não bastam apenas bons profissionais. É preciso, também, muita tecnologia.

Colar com diamante lapidação coração:

http://www.youtube.com/watch?v=g8SGFVwiscU<

Anel de ônix com lapidação retangular antique e diamantes com lapidação brilhante:

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta