Skip to main content
Joias e ConceitosPedras Preciosas

Propriedade das Pedras Preciosas: Dureza

O que é dureza?

A dureza é uma propriedade importante de uma pedra preciosa e é uma grande aliada na identificação e classificação de gemas.

Essa propriedade mede a resistência que determinado material tem ao risco – retirada de partículas de sua superfície. Parece complicado, mas tudo isso não passa do bom e velho risco que aparece em seu dia a dia. Quando, por exemplo, você encontra riscos na pintura de seu carro, algum material foi capaz de retirar partículas de tinta da superfície da pintura.

O padrão mais usado para determinação da dureza é a Escala de Mohs, inventada pelo cientista Friedrich Mohs. A partir do conceito de resistência ao risco, Mohs organizou uma escala composta por dez minerais: talco, gipsita (gesso), calcita, fluorita, apatita, ortoclásio/feldspato, quartzo, topázio, coríndon (exemplos: rubi e safira) e diamante. O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro da escala, o talco, e o valor 10 ao material mais duro, o diamante, a substância natural mais dura conhecida.

Fonte: Adpatado de LAGOMARSINO, 2008

A leitura da dureza de Mohs é simples: o mineral com maior dureza é capaz de riscar os de menor dureza. Segundo a tabela acima, o diamante, por exemplo, pode riscar todos os outros minerais e só pode ser arranhado por outro diamante; o topázio é capaz de riscar o quartzo. Se algum mineral é capaz de riscar o quartzo, mas não é capaz de riscar o topázio, sua dureza será algo entre 7 e 8.

É importante, ainda, entender que a escala de dureza de Mohs, que vai de 1 a 10, é uma escala relativa.  Ela apenas diz que um mineral é mais duro que outro, mas não diz quanto um mineral é mais duro do que o outro. Essa informação pode ser obtida por meio da dureza absoluta. O diamante é 1600 vezes mais duro que o talco e 4 vezes mais duro que o topázio, por exemplo. No mercado de gemas, a escala relativa, ou seja, a escala de Moh, é a mais usada.

Curiosidade: algumas pessoas acreditam que o diamante, por ser o material natural mais duro conhecido, é indestrutível. Isso não é verdade. Se fosse invencível, não seria possível sequer lapidá-lo. A resistência ao risco não nada tem a ver com a resistência à quebra e à fratura, que são avaliadas por outra propriedade das pedras: a clivagem.

Visite nossa loja: Poésie Joias

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta