Skip to main content
Joias e Conceitos

O que é a prata 925 ou prata de lei?

A prata é um metal nobre e versátil que pertence à família do cobre, juntamente com o ouro, platina e paládio. É uma opção mais acessível do que os outros metais, por esse motivo, é muito conhecida e amplamente utilizada na confecção de joias. Possui magnífica qualidade, resistência e, ao contrário do que muitos podem pensar, é considerada um metal precioso. Seu brilho intenso é inconfundível e sua característica cor branco-prateado, geralmente agrada a grande maioria das pessoas.

Durante muitos anos, a prata foi considerada sinônimo de riqueza. Historicamente, desde 3.000 a.C. já era citada nas passagens da bíblia. Portanto, é um metal que já deixou sua marca na história da humanidade. Inclusive, é muito provável que você já tenha ouvido ou lido em algum lugar que a prata, em algum momento, já foi mais valorizada do que o ouro.

Aneis-de-formatura-prata925

O que é Prata 925? E Prata 950?

Antes de entender o que é prata 925, um termo tão comum no universo da joalheria, em primeiro lugar, é preciso compreender o conceito de liga metálica. Metais preciosos como o ouro e a prata, em seu estado puro, são frágeis e maleáveis, podendo ser facilmente amassados e dobrados. Para que possam ser utilizados na fabricação de joias duráveis e brilhantes, esses metais são combinados a outros metais, formando uma liga metálica.

Essas ligas costumam combinar o ouro e a prata com metais como o com cobre, zinco, níquel e paládio. A quantidade e os metais são escolhidos de acordo com as características que se deseja atingir, como a cor, a resistência e o brilho de uma joia. Inclusive, é comum que a prata seja adicionada à liga de ouro branco, por exemplo, para conferir um aspecto mais claro a esse tipo de liga metálica.

Contudo, para que uma peça de ouro ou de prata seja considerada uma joia, essas proporções devem seguir um padrão. No caso das joias de ouro, por exemplo, o ouro 18k é a liga mais utilizada indústria joalheira, sendo o padrão mais aceito no mercado. Já no caso da prata, as ligas mais utilizadas são a Prata 925 e a Prata 950.

Então, a prata 925 e a 950 nada mais são do que nomes dados a ligas de prata, ou seja, mistura-se a prata a outros metais para criar um material mais apropriado para o uso na confecção de joias.

O que é Prata de Lei?

Para entender melhor a história deste metal, precisamos voltar ao século XV, onde foi criado uma lei pelo rei de Portugal, Dom Afonso II, que dizia o seguinte: aquele que alterar o teor da mistura de prata será punido severamente. Esta lei se tornou amplamente conhecida e, embora tenha sofrido diversas mudanças com o tempo, o termo prata de lei fazia referência à prata com o teor especificado por aquela legislação. O termo sobreviveu ao teste do tempo, sendo que ainda é utilizado hoje em dia.

Atualmente, o termo prata de lei faz referência a uma prata de qualidade, ou seja, que não tem uma porcentagem alta de outros metais em sua composição. No Brasil, são consideradas prata de lei a prata 925 e a prata 950. Estas são ligas que apresentam, respectivamente, 92,5% e 95% de prata em sua composição, o que é considerado ideal para fabricação de joias.

anel-formatura-prata-925

Qual é diferença de prata 925 e 950?

A prata 925 e prata 950 são de extrema qualidade, alta durabilidade e repletas de brilho. A maior diferença entre elas está na pureza do metal em sua composição, isto é, na quantidade de prata presente na liga.

O padrão que é utilizado para medir a pureza de uma liga de prata é composto por 1000 partes, sendo convencionado que a prata 1000 representa a prata pura, ou seja, 100% de prata. A prata 999 também é considerada prata pura, pois, embora corresponda a uma liga como 99,9% de prata, a pequena diferença para 100% se dá apenas por pequenos rastros de impureza difíceis de se eliminar. Na verdade, aquelas barras de prata, que se assemelham as de ouro, utilizadas por muitos bancos, costumam vir com a marcação 999.

A prata em seu estado puro é frágil e maleável, sendo possível ser facilmente dobrada e amassada. Neste estado, é muito usada em processos químicos, eletrônicos e como barras utilizadas como reserva de valor. Com o passar do tempo, foi-se compreendendo que, para ser utilizada de outras formas, a prata deveria ser misturada com outros metais.

A prata 925, prata de lei ou até mesmo conhecida como prata esterlina, foi a liga metálica que predominou por séculos, sendo o padrão utilizado para cunhar moedas em muitos países. Esta é uma liga composta pela proporção de 92,5% de prata e 7,5% de outros metais.

Já a prata 950 apresenta uma composição de 95% de prata e 5% de outros metais. Essa liga ganhou relevância no século XVII, quando o parlamento inglês introduziu esse padrão, que ficou conhecido como prata Britannia. O novo padrão foi um esforço para cunhagem de novas moedas. Como ele apresentava mais prata em sua composição, ficava difícil a falsificação, ou seja, era desafiador derreter as moedas correntes de prata esterlina com 92,5% de prata em sua composição para cunhar moedas no padrão Britannia com 95% de prata. No entanto, por ter mais prata em sua composição, o padrão 950 criou moedas mais frágeis e moles, gerando muitas reclamações. Então, no século XVIII, a prata 925 foi novamente autorizada pelo parlamento inglês.

quilate-karat-pureza-do-ouro-18-k

Padrões das ligas de prata:

Prata 925 = 92,5% prata
Prata 950 = 95% prata
Prata 999 ou 1000= 100% prata

Cobre, zinco e níquel são os metais mais comuns usados nas ligas de prata. Atualmente, a prata 925 é a mais utilizada e valorizada na fabricação de joias. No Brasil, é o padrão mais aceito no mercado da joalheria.

O que é prata 999 ou prata pura?

Conforme descrito anteriormente, convencionou-se utilizar a medida de 1000 partes para medir a pureza de uma liga de prata, sendo que a prata 1000 corresponde a uma liga com 100% de prata ou a prata pura.

No entanto, dada a dificuldade e todos os desafios envolvidos para se obter a prata 100% pura, é mais comum encontrarmos a prata 999, que é praticamente sinônimo de prata pura. O teor 999 apenas expressa que pequenas impurezas podem estar presentes na liga. Então, toda vez que você se deparar com o termo Prata 999, ele deve ser interpretado como prata pura.

prata-pura

Folhas de prata pura

A prata é um metal muito macio e flexível em seu estado puro. Portanto, a prata 999 pode ser facilmente dobrada e amassada. Logo, não é o ideal para utilização em joias, por ser exageradamente maleável. Por outro lado, a prata 999 é comumente utilizada em eletrônicos, por ser um metal que conduz calor e eletricidade.

Com uma coloração branca prateada e muito brilhante, a prata pura pode ser encontrada nas principais minas do mundo que estão localizadas no Peru, México, China, Bolívia, Austrália, Chile, Sérvia e Polônia.

barra-de-prata

Foto: Wikipédia

Prata é joia?

Quando falamos de joias, provavelmente, a primeira coisa que vem à mente são as peças feitas de ouro 18k, não é mesmo? Por conta do valor comercial do ouro, este metal valioso é facilmente relacionado às preciosas peças da joalheria.

E a prata? Ela pode ser considerada uma joia? Este questionamento é bastante comum, já que a prata, embora seja considerada um metal nobre, é muito mais acessível que o ouro.

Vamos explicar alguns pontos neste artigo, no entanto, a resposta é sim, a prata é um metal precioso, portanto, peças feitas com esse metal são consideradas joias. Contudo, é importante frisar que nem toda peça que contenha prata é considerada uma joia.

Para ser considerada uma joia de prata é importante que a peça seja confeccionada inteiramente com uma das ligas já explanadas neste artigo: a prata 925 ou a prata 950.

anéis-de-sinetes-de-prata-925

A coleção de Anéis de Formatura Sinete da Poésie Joias são confeccionados de prata 925 maciça, portanto são joias de prata

Quando falamos inteiramente é porque existem algumas bijuterias e semijoias que contêm prata em sua composição, mas em uma proporção menor do que exigido para ser considerada uma joia de prata de lei.

Algumas semijoias, por exemplo, embora tenham um visual superficial muito similar às joias de ouro 18k ou prata 925/950, não são feitas inteiramente com ligas preciosas. Elas são feitas internamente de metais menos valiosos como o latão e recebem uma camada intermediária de cobre, bronze, níquel ou paládio, que servem como base para receber um “banho” de algum metal precioso como o ouro, prata e o ródio. Esse processo, quando bem feito, dá um aspecto visual muito similar às joias de prata ou de ouro, no entanto, não são consideradas peças preciosas como as peças maciças, feitas inteiramente de ouro 18k ou de prata 925/950.

Além das semijoias, existem alguns acessórios feitos de uma liga de prata que contém menos de 92,5% de prata em sua composição. Peças de prata 800 ou 600 não são consideradas joias de prata. Embora esse tipo de prata seja mais comumente utilizado na confecção de utensílios finos, também existem acessórios feitos com este tipo de liga.

Existem também algumas bijuterias e utensílios feitos de Prata 90. Contudo, diferente daquilo que o nome sugere, essas peças não são joias de prata. Elas são confeccionadas com metais menos valiosos, como o latão, e recebem em sua superfície uma camada de banho de prata até que atinjam uma espessura de 90 mícrons. Este tipo de peça também não é considerada uma joia.

diferença-de-joias-de-prata-semijoia-bijuteria-01

Em suma: apenas peças confeccionadas inteiramente de prata de lei (925 ou 950) são consideradas joias de prata. Semijoias e bijuterias banhadas de prata ou peças com teor inferir a 92,5% de prata não são consideradas joias.

A prata 925 ou prata de lei costuma escurecer?

A prata 925 é a ideal para fabricação de joias, mas se faz necessária uma manutenção periódica. Isso é completamente comum, pois, apesar de ser um metal bastante resistente, é muito sensível.

É importante ressaltar que é comum observarmos um escurecimentos de joias em prata, pois a liga reage ao suor e a substâncias gasosas de enxofre, formando, assim, uma camada de sulfeto de prata com característica escura. Portanto, a peça pode adquirir esta coloração. O enxofre está presente em nosso dia a dia, seja na queima de combustível ou em produtos de beleza. Há também outros fatores que podem causar o escurecimento da joia em prata: produtos de limpeza, perfume, quantidade de ácido úrico no corpo, entre outros.

Contudo, não é possível prever em quanto tempo a prata apresentará escurecimento. Há histórico de peças em prata que estão sendo utilizadas durante anos e estão sem nenhum dano ou mancha, mas tudo depende de como a joia é usada e preservada. Não usar a joia em algumas ocasiões do dia a dia é imprescindível para mantê-la em sua forma brilhante e perfeita. Lembramos que, não é o fato da prata escurecer mais ou menos que fará dela uma joia de qualidade boa ou ruim, já que, o escurecimento é um fator natural da liga de prata.

No entanto, não se preocupe, pois um polimento ou limpeza feita pelo seu joalheiro de confiança recuperarão facilmente o brilho natural da liga de prata.

Joias em prata 925

A prata é repleta de brilho e apresenta uma beleza incontestável, criando joias encantadoras. Pensando sempre em qualidade, a Poésie decidiu acrescentar este metal, além do ouro amarelo e ouro branco, como uma das opções para alguns de nossos anéis de formatura.

A coleção de Anéis de Formatura em Prata 925 é robusta, cheia de detalhes e repleta de personalidade. Foi pensada e desenhada para um dos momentos mais importantes da sua carreira, afinal sabemos que você batalhou muito para chegar onde chegou e se tornar um profissional que fará a diferença. Abaixo os modelos disponíveis na prata 925:

Anel-de-formatura-de-direito-prata

Anel de Formatura de Direito Sinete (Prata 925)

Anel-de-formatura-de-medicina-prata

Anel de Formatura de Medicina Sinete (Prata 925)

Anel-de-formatura-de-engenharia-prata

Anel de Formatura de Engenharia Sinete (Prata 925)

anel-formatura-medicina-veterinaria-prata

Anel de Formatura de Medicina Veterinária Sinete (Prata 925)

Anel-de-formatura-de-arquitetura-prata

Anel de Formatura de Arquitetura Sinete (Prata 925)

Anel-de-formatura-de-enfermagem-prata

Anel de Formatura de Enfermagem Sinete (Prata 925)

Anel-de-formatura-de-administracao-prata

Anel de Formatura de Administração Sinete (Prata 925)

Anel-de-formatura-de-odontologia-prata

Anel de Formatura de Odontologia Sinete (Prata 925)

Anel-de-formatura-de-agronomia-prata

Anel de Formatura de Agronomia Sinete (Prata 925)

A prata é um metal curinga, multifuncional e atemporal: nunca sai de moda. A prata 925 é utilizada para criar joias encantadoras, que apresentam um aspecto brilhante e cheio de luz, característicos da prata de lei. Invista sem medo nesta graciosidade que já conquistou seu lugar no universo da joalheria.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta