Skip to main content
AliançasAnéis de Noivado

Anel de Noivado x Aliança – Dúvidas Frequentes

Chegou a hora do pedido de casamento, ou até do casamento, e as dúvidas começam a aparecer. São tantos costumes, termos e tradições, que é comum que algumas pessoas fiquem um pouco perdidas, principalmente os homens. Vamos, então, tentar sanar algumas dúvidas comuns.

Antes de seguir em frente, é essencial que você leia o seguinte artigo: Anel de Noivado x Aliança – Qual a Diferença?. Lá você encontrará muitas respostas.

anel-noivado-essenza-alianca-renaissance-caixinha

Anel de Noivado Essenza II | Aliança Renaissance II

1. Se a mulher vai usar o anel de noivado, o que o homem usa durante o noivado? Nada?

Esta é uma opção do casal. A questão é parar e pensar o que faz mais sentido para vocês. Tente não se prender a regras para tomar esse tipo de decisão: a regra é se sentir bem. No entanto, há alguns aspectos aos quais vocês devem ficar atentos e que podem ajudá-los a escolher o que é mais interessante para o casal.

a. Tradição

Tradição é importante para vocês? Se sim, a mulher pode usar o anel de noivado, enquanto o homem não usa nada até a data do casamento. Os dois também podem usar alianças sem anel de noivado. Finalmente, a mulher pode usar o anel de noivado ao lado da aliança, enquanto o homem usa apenas uma aliança. Todos esses cenários seguem a tradição, sendo que o mais comum no Brasil é o uso das alianças somente.

Sugerimos que leia o seguinte artigo: Como usar alianças e anéis de noivado. Lá, você encontrará repostas para dúvidas como “em que dedo usar” ou “em qual mão usar”.

b. Orçamento

O segundo ponto importante é olhar o seu orçamento. Quando o assunto é anel de noivado ou aliança, pedras e metais preciosos, provavelmente, farão parte da equação. Elas são joias que carregam muito significado, mas não podem entrar na vida no casal comprometendo a saúde financeira.

Então, se você ganhou um anel de noivado no seu pedido de casamento, vale parar e pensar. Você quer muito que seu noivo use uma aliança? Se sim, vocês têm orçamento para isso? Se não têm, vale o bom senso. Ele se esforçou para fazer uma surpresa especial para você, se, no momento, comprar alianças vai complicar a situação financeira de alguém, por que não esperar um pouco? Ou por que não comprar uma aliança em prata ou em um outro metal mais barato que o ouro para que ele possa usar?

2. Quero comprar um anel de noivado com pedras diferentes do diamante, posso?

É claro que pode! O que vale é ficar atento à personalidade da sua noiva e ao gosto dela.

Para a sua futura noiva, o que é mais importante: a tradição ou se sentir diferente? Se tradição for mais importante, vá de diamante, caso contrário, outras pedras como safira, esmeralda e rubi podem fazer parte das suas opções.

É apenas uma questão de perfil.

3. Posso usar um anel solitário e ele uma aliança? Quero dizer que eu não quero usar aliança, mas apenas o anel de noivado após o casamento.

É claro que pode! Foge à tradição, mas se faz sentido para você, é o que importa.

No entanto, é importante saber que o anel de noivado é uma joia que demanda mais cuidado, devido à exposição dos diamantes para fora do aro. Em uma aliança lisa e tradicional, há menos detalhes para serem danificados. Portanto, se pretende usar a joia em situações de risco, como em serviços domésticos e na prática de esportes, o que não é recomendado, você deve considerar o uso de uma aliança lisa. Danos ao seu anel solitário podem ser difíceis e caros de reparar, ao passo que uma aliança pode, na maioria dos casos, ser reparada com facilidade e a preços acessíveis.

4. Entendi o significado do anel de noivado e quero fazer um belo pedido de casamento para ela. No entanto, um anel de noivado é muito caro. O que faço?

Os anéis de noivado tradicionais costumam ser caros, pois são confeccionados com ouro e diamantes. São pequenas preciosidades da natureza, por isso o preço elevado. Então, o que fazer quando falta dinheiro?

Ficar de joelhos na frente da mulher que ama com um anel de noivado em mãos é um símbolo muito poderoso, que talvez não valha a pena abrir mão. A primeira opção é aguardar e economizar. A segunda, é comprar um anel mais em conta, uma semi joia ou anel em prata sem pedras preciosas. No futuro, você pode trocar o anel por um melhor.

5. Meu anel de noivado pode ser em ouro branco e aliança em ouro amarelo?

Você pode, sim, usar anel de noivado em ouro branco com aliança em ouro amarelo. Isso é muito comum. Mesmo se não fosse, são joias tão íntimas que você deve, em primeiro lugar, usar da maneira que julgar mais conveniente.

Geralmente, a aliança vai por cima do anel de noivado, ou seja, ela “trava” o anel no seu dedo. A combinação e o contraste das cores costuma ficar bem bonito.

Nunca se esqueça do significado de tudo isso!

Tradição, costume, orçamento, gosto, pedras e metais são coisas que podem influenciar a decisão. Contudo, nunca se esqueçam que o motivo disso tudo é celebrar o amor de vocês, construir uma história juntos e demonstrar carinho. Com isso mente, tomar as decisões ficará mais fácil. No fundo, tudo isso é mais sobre o outro do que sobre você mesmo(a).

Tentem abandonar a abordagem “certo x errado” e pensem naquilo que faz sentido para sua outra metade e para o casal.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

22 Comentários

  • Lathynha disse:

    A aliança do noivo pode ter pedras?

    • Poésie Joias disse:

      Prezada Lathynha,

      Essa é uma questão de gosto pessoal. O que vale mesmo é aquilo que faz sentido para o casal. Portanto, nada impede que a aliança do noivo tenha diamantes.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Bruno Correa disse:

    parabéns pelo post me ajudou muito! Obrigado.

  • Ma disse:

    Muito legal as explicações. Sempre sonhei em ganhar um anel de noivado ao invés da aliança, que fica melhor para o casamento. Então por isso optamos pelo anel, mas não gosto do fato do meu noivo não utilizar nada, portanto ele usara uma aliança. Só fico em duvida se eu devo usar o anel na mão esquerda enquanto ele utiliza a aliança na mão direita. Ou se ambos devemos utilizar na mão direita, mas ai não pareceria apenas um anel no meu dedo. Tem alguma sugestão?

  • Rafaelle disse:

    Eu posso usar uma aliança normal e junto um anel solitário com pedras? Para noivar, tenho essa dúvida a muito tempo.

  • Eduardo disse:

    Eu sou gay e tenho um relacionamento homoafetivo.
    Eu e meu namorado temos alianças prateadas de compromisso e em junho comemoraremos dois anos juntos e vamos mudar nosso status para noivos.
    Tem problema a gente continuar com a nossa aliança por enquanto? É na mão direita ou esquerda?
    No fim do ano pretendemos comprar outra, mas eu tinha apenas essa dúvida mesmo. Grato pela atenção de qualquer um.

    • Poésie disse:

      Olá Eduardo, tudo bem?

      No Brasil, muitos casais costumam noivar com alianças em ouro amarelo. Neste caso, durante todo o noivado, você e o seu noivo usarão as alianças no dedo anelar da mão direita e após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda. De qualquer maneira, nada impede que vocês utilizem as alianças de prata durante o noivado.

      Lembre-se: tradições não são regras inquebráveis. O importante é seguir com a opção que faz sentido para o casal.

      Para auxiliá-lo, sugerimos a leitura do seguinte artigo: http://bit.ly/2ZuM6dj

      Caso surja alguma dúvida, não hesite em nos contatar.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Barbara disse:

    Quando está noivo e tem aliança de prata pode usar no dedo anelar esquerdo ?

    • Poésie disse:

      Barbara,

      No Brasil, muitos casais costumam noivar com alianças em ouro amarelo. Neste caso, durante todo o noivado, os noivos usarão as alianças no dedo anelar da mão direita e após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda. De qualquer maneira, nada impede que vocês utilizem as alianças de prata durante o noivado.

      Lembre-se: tradições não são regras inquebráveis. O importante é seguir com a opção que faz sentido para o casal.

      Para auxiliar, sugerimos a leitura do seguinte artigo: http://bit.ly/2ZuM6dj

      Caso surja alguma dúvida, não hesite em nos contatar.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Paola disse:

    Tenho uma dúvida.
    Eu e meu namorado vamos noivar, e ele também quer usar uma aliança durante o noivado..
    Quando nos casarmos, ele deverá continuar a usar a aliança de noivado, ficando com duas alianças no dedo anelar esquerdo? Ou ele usará apenas uma aliança no casamento enquanto eu usarei as duas (no caso anel de noivado mais a aliança de casamento)?
    Já procurei em vários lugares mas nenhum me tirou essa dúvida quanto ao anel de noivado do homem após o casamento.
    Desde já agradeço

    • Poésie J disse:

      Paola,

      Geralmente, a aliança utilizada durante o noivado pelo homem costuma ser a mesma que será usada após o casamento. No entanto, como costumamos dizer, tradições e costumes não devem ser encarados como regras rígidas e inquebráveis. A tradição faz sentido para vocês? Para muita gente não faz e não há nada de errado nisso. Assim, se para o casal é importante que ele use uma aliança para representar o noivado em conjunto com outra aliança para representar o casamento, vocês devem seguir desta maneira, não é mesmo?

      Att.

      Equipe Poésie

  • Rodrigo disse:

    Oi, boa tarde!
    Queria saber se após pedir minha namorada em casamento, eu posso usar uma aliança de ouro, e ela usar só um anel solitário de ouro com diamantes, ou ela deve usar o anel e mais a aliança?
    Obrigado!

    • Poésie disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem?

      Há pessoas que usam anel de noivado e alianças durante o noivado; outras usam apenas alianças; há, ainda, quem não use nada. Os conceitos que apresentamos no artigo apenas mostram o significado que cada uma dessas joias geralmente carrega. Como representam momentos tão especiais e íntimos, elas podem ter sentidos diferentes para algumas pessoas. Portanto, vocês devem usar o que tem significado e faz mais sentido para vocês.

      Recomendamos também o seguinte artigo: https://blog.poesie.com.br/aneis/como-usar-aneis-de-noivado-e-aliancas/

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Jefferson disse:

    Ótimo artigo, tirou todas as minhas dúvidas!
    Anel de noivado para mulher, anel definitivo para o homem, após o casamento a mulher usa a aliança (par do modelo do homem) e homem só muda da mão direita para esquerda. Minha dica (é só uma opinião) é a mulher guardar e usar o anel de noivado em ocasiões especiais, pelo fato de ser uma jóia mais “frágil” e de alto valor.

  • Jefferson disse:

    Tenho uma dúvida , pretendo noivar um dia , minha namorada deverá usar o anel e aliança no dedo esquerdo ? Ou pode ser no direito ? E no meu caso , devo usar no esquerdo ou direito ?

  • Rubens Nascimento disse:

    Mano que site incrível, puta que pariu, amei ler seus artigos, sanou completamente minhas duvidas.

Deixe uma resposta