Skip to main content
Anéis de Noivado

Anéis de noivado: ouro amarelo vs ouro branco

Afinal de contas, qual é a melhor tonalidade de ouro para anéis de noivado? Será que existe algo como a “melhor cor de ouro”? Muito provavelmente não. Assim, é melhor abordar esse tipo de questão de outra maneira. Dizer que uma cor de ouro é melhor implicaria, necessariamente, dizer que a outra cor é pior.

A verdadeira questão é saber quais variáveis analisar. Entender as particularidades de cada tipo de liga, o conforto e gosto dela são os elementos essenciais para você descobrir qual cor será conveniente para fazer o seu pedido de casamento ou para outra ocasião especial.

Ouro amarelo vs Ouro branco

anel-de-noivado-mini-mies-ouro-amarelo-ouro-branco

Anel de Noivado Mini Mies I|Anel de Noivado Mini Mies II

1. Gosto

Sem dúvida, este é o ponto mais importante a ser considerado. De qual cor de ouro ela gosta mais? Se você não sabe, dê uma passeada com ela no shopping e pare para olhar algumas vitrines de joalherias. Em poucos minutos você descobrirá qual é o gosto dela, se gosta de amarelo, branco ou de qualquer uma das cores.

Sabemos que, ao redor do globo, o ouro branco 18k é metal mais usado em anéis de noivado. No entanto, no Brasil, as coisas são um pouquinho diferentes. Nossa experiência mostra que por aqui, apesar da escolha entre uma cor e outra ser equilibrada, há maior preferência pelo ouro amarelo.

2. Qual será a cor das alianças?

É muito provável que vocês, no futuro, usem alianças amarelas. Por isso, na hora de comprar o anel de noivado muita gente fica em dúvida. É qualquer cor de anel de noivado que combina com alianças amarelas?

Embora isto seja, novamente, uma questão de gosto, acreditamos que a combinação de cores não seja um grande problema. Anéis de noivado em ouro amarelo ou branco costumam combinar muito bem com alianças. A grande maioria dos casais parece concordar que o amarelo vai bem com o amarelo, mas fica em dúvida se um anel de noivado em ouro branco iria bem com uma aliança amarela. Assim, selecionamos uma imagem para que tirem suas próprias conclusões:

anel-de-noivado-alianca

foto: Anel de Noivado Lien

Na maioria das vezes, a combinação vai depender mais do design que da cor do ouro. Um anel com design moderno pode destoar ao lado de uma aliança tradicional, ou um anel delicado pode ficar estranho perto de uma aliança robusta, por exemplo.

3. Manutenção

O ouro branco demanda mais manutenção do que o ouro amarelo. Isso acontece porque a liga de ouro branco recebe banho de um metal precioso chamado ródio, que traz brilho e charme para a liga. Com algum tempo de uso, é natural que haja desgaste do banho de ródio. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessário dar outro banho de ródio.

Não conclua, entretanto, que o ouro amarelo não necessite de manutenção. Toda joia, seja anel de noivado, brincos ou colares, demanda manutenção, independe da cor do ouro. A grande questão é que o ouro branco dará um pouquinho mais de trabalho. Assim, se ela é indiferente à cor do ouro, prefira a liga de ouro amarelo 18K.

Para entender melhor o assunto, sugerimos que leia os seguintes artigos:

1. O que é ouro branco?
2. O que é ouro 18k?
3. O que é banho de ródio?

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta