Skip to main content
DiamantesJoias e Conceitos

Qual a diferença entre brilhante e diamante?

Quem vai adquirir um anel de noivado ou qualquer outra joia certamente vai encontrar as palavrinhas brilhante e diamante pelo caminho. Então, vale a pena entender o significado de cada uma para que não haja confusão, não é mesmo?

anel-de-noivado-solitaire-ouro-branco-brilhante

Anel de Noivado Solitaire I

Popularmente, no Brasil, os dois termos são usados como sinônimos. Então, quando alguém diz para você que determinado anel possui 15 brilhantes, está dizendo que o anel possui 15 diamantes. No entanto, usar os termos diamantes e brilhantes para representar a mesma coisa pode, em muito casos, não ser adequado. Isso acontece porque todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.

diamante-bruto-brilhante-diferença

foto: GIA

Para entender a diferença, é preciso saber que o brilhante diz respeito a uma lapidação específica do diamante.

O processo de corte dos diamantes evoluiu aos poucos ao longo do tempo até chegar ao moderno corte conhecido como brilhante, que possui 58 facetas e explora ao máximo as qualidades óticas do diamante, resultando em maior brilho.

evolução-do-corte-brilhante

As proporções do diamante moderno foram desenvolvidas por inúmeros lapidadores, sendo que Henry Morse e Marcel Tolkowsky – autor do livro Diamond Design – foram os mais influentes no aperfeiçoamento das técnicas. Hoje, o brilhante é a lapidação mais comum de diamantes.

anatomia-do-brilhante-partes

Portanto, muitos dos diamantes que vemos por aí são brilhantes. No entanto, saber a diferença entre brilhante e diamante é essencial, porque muitos joalheiros brasileiros não usam diamantes com lapidação brilhantes em alguns casos, principalmente quando querem reduzir custos. Existe, no caso de pedras pequenas, a famosa lapidação 8/8 (oito oito), que possui menos facetas. São pedras que brilham menos e possuem preço menor do que as abrilhantadas.

oito-oito-brilhante

Dessa maneira, sempre que alguém lhe apresentar algum diamante como brilhante, pergunte se não se trata de um “oito oito”. Se este for o caso, não conclua imediatamente que tentaram te enganar, uma vez que, como mencionamos anteriormente, usar o termo brilhante como sinônimo de diamante já é uma prática culturalmente estabelecida.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

9 Comentários

  • maria disse:

    se tivesse lido isso antes teria me livrado de um pessimo negocio.
    QUeria colocar uns brilhantes na minha alianca e o vendendor me garantiu que eram brilhantes , resultado 40 gemas 8/8 pra nada.

    vivendo e aprendendo

  • leonardo disse:

    olá! tenho uma dúvida. após ler sobre a diferença de brilhante e diamante fui comprar um par de aliança num site e perguntei ao vendedor quantas faces tinha o brilhante de um ponto. o mesmo me respondeu: ” É brilhante muito pequeno para falar número de faces, isso só acontece com brilhante acima de 10 pontos “. então fiquei confuso… o tamanho do diamante interfere no processo de corte e lapidação? um brilhante de 1 ponto não tem a mesma face que um de 10 ponto?

    • Poésie disse:

      Se o vendedor disse que se trata de um brilhante, é provável que seja realmente um brilhante. Talvez ele tenha dito que o diamante era muito pequeno para falar o número de faces, pois contaria a olho nu ou com uma lupa de aumento de 10x, uma tarefa, de fato, bastante desafiadora.

  • Rafael Marcondes disse:

    MUITO OBRIGADO! MUITO BEM EXPLICADO E ÚTIL!

  • Dâmaris Reis disse:

    Amei totalmente, parabéns pelo site cheio de informações úteis!! 😀

  • Jose Antonio Neves Pires disse:

    excelente.
    estamos sempre a aprender

  • Pedro Luiz disse:

    Parabéns.

  • José Fernando de sena disse:

    Gostaria de obter mais informações a respeito de identificar essas pedras.

Deixe uma resposta