DiamantesJoias e Conceitos

Qual a diferença entre brilhante e diamante?

Por 25/11/2013 3 Comments

Quem vai adquirir um anel de noivado ou qualquer outra joia certamente vai encontrar as palavrinhas brilhante e diamante pelo caminho. Então, vale a pena entender o significado de cada uma para que não haja confusão, não é mesmo?

anel-de-noivado-solitaire-ouro-branco-brilhante

Anel de Noivado Solitaire I

Popularmente, no Brasil, os dois termos são usados como sinônimos. Então, quando alguém diz para você que determinado anel possui 15 brilhantes, está dizendo que o anel possui 15 diamantes. No entanto, usar os termos diamantes e brilhantes para representar a mesma coisa pode, em muito casos, não ser adequado. Isso acontece porque todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.

diamante-bruto-brilhante-diferença

foto: GIA

Para entender a diferença, é preciso saber que o brilhante diz repeito a uma lapidação específica do diamante.

O processo de corte dos diamantes evoluiu aos poucos ao longo do tempo até chegar ao moderno corte conhecido como brilhante, que possui 58 facetas e explora ao máximo as qualidades óticas do diamante, resultando em maior brilho.

evolução-do-corte-brilhante

As proporções do diamante moderno foram desenvolvidas por inúmeros lapidadores, sendo que Henry Morse e Marcel Tolkowsky – autor do livro Diamond Design – foram os mais influentes no aperfeiçoamento das técnicas. Hoje, o brilhante é a lapidação mais comum de diamantes.

anatomia-do-brilhante-partes

Portanto, muitos dos diamantes que vemos por aí são brilhantes. No entanto, saber a diferença entre brilhante e diamante é essencial, porque muitos joalheiros brasileiros não usam diamantes com lapidação brilhantes em alguns casos, principalmente quando querem reduzir custos. Existe, no caso de pedras pequenas, a famosa lapidação 8/8 (oito oito), que possui menos facetas. São pedras que brilham menos e possuem preço menor do que as abrilhantadas.

oito-oito-brilhante

Dessa maneira, sempre que alguém lhe apresentar algum diamante como brilhante, pergunte se não se trata de um “oito oito”. Se este for o caso, não conclua imediatamente que tentaram te enganar, uma vez que, como mencionamos anteriormente, usar o termo brilhante como sinônimo de diamante já é uma prática culturalmente estabelecida.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Compartilhe com um amigo