Hoje, o Palácio de Buckinham abre as portas para exibir alguns diamantes da Coroa Real Britânica, como parte das comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. É um evento histórico, já que sete dos nove pedaços do Diamante Cullinan, o maior diamante já encontrado, estarão expostos.
A oportunidade de apreciar quase todos os pedaços do Cullinan será um espetáculo único. As sete partes do Cullinan serão reunidas para exposição pela primeira vez na história. As duas partes que não serão exibidas são o Cullinan I e o Cullinan II, que fazem parte do cetro The Sorvereing’s Sceptre e da Coroa Imperial State Crown. Essas são as maiores partes do Diamante Cullinan, que, provavelmente, estarão guardadas na Torre de Londres.
As joias pessoais da Rainha e grande parte da coleção real também estarão em exposição. As peças foram escolhidas de acordo com sua importância histórica e artística. São mais de 10 mil diamantes cravados em joias adquiridas por seis monarcas, nos últimos 300 anos.
Diamante Cullinan III no Broche IV
Broche Cullinan V
Cullinan VI no Broche VIII
Cullinan VII no Colar Dehli Durbar
O Anel Cullinan IX
Para aqueles que não puderem visitar a exposição, a reportagem Diamond exhibition at Buckingham Palace for Jubilee da BBC mostra a beleza do Diamante Cullinan em vídeo.
Fotos: Reprodução