Skip to main content
AliançasAnéis de Noivado

Devo combinar meu anel de noivado com a minha aliança?

Passado o momento do pedido do casamento, é hora de começar a planejar os detalhes da cerimônia de casamento. Entre esses preparativos, está a escolha das alianças. Este é um momento em que o casal se reúne para escolher um par de alianças que agradem a ambos, em diversos aspectos. Além do conforto e do visual, algumas mulheres questionam se a aliança pode ser utilizada com o anel de noivado no mesmo dedo e se as duas joias devem combinar.

Devo usar meu anel de noivado no mesmo dedo da aliança de casamento?

O anel de noivado é um costume que veio de países do hemisfério norte, como os Estados Unidos, que está ficando cada vez mais popular no Brasil. Por essa razão, muitas noivas ficam com muitas dúvidas em relação ao uso desta joia com a aliança de casamento.

anel-de-noivado-e-aliança-de-casamento-meghan-markle

Meghan Markle, Duquesa de Sussex – Foto: reprodução

Embora não exista uma regra específica sobre o uso de anéis de noivado juntamente com alianças, com o tempo, cada cultura desenvolveu sua própria etiqueta para o uso dessas joias. Tradicionalmente, após o pedido de casamento, a noiva segue utilizando o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda até o dia do casamento.

No dia da cerimônia, o anel de noivado ficará preso pela aliança de casamento no anelar da mão esquerda. No entanto, nossa experiência indica que muitas noivas brasileiras preferem passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita, enquanto usam a aliança de casamento no anelar esquerdo.

Se você quiser se aprofundar mais sobre o uso de alianças e anéis de noivado, recomendamos que leia os seguintes artigos do blog:

Preciso combinar meu anel de noivado com minha aliança?

A resposta para esta pergunta não é tão simples como parece. O ato de combinar envolve diversas variáveis, como estilo da peça, cor do metal, cor das gemas preciosas e formato dos anéis. No entanto, no fundo, o que importa é que esses anéis formem uma composição harmoniosa e que fiquem confortáveis na mão da noiva. Portanto, você não precisa ter uma aliança com traços idênticos aos do seu anel de noivado. No entanto, é importante que você se sinta confortável com a composição das duas joias em seu dedo.

anel-de-noivado-lovely-aliança-eterna

Anel de Noivado Lovely II-Ru | Aliança Eterna II

Assim, cabe apenas a você avaliar o conforto e a estética do uso simultâneo das duas joias. É você quem vai usá-las pelo resto de sua vida, portanto, apenas você pode dizer como vai se sentir com a combinação de um anel de noivado com uma aliança.

De qualquer maneira, acreditamos que algumas dicas que separamos a seguir podem ajudar bastante.

Como combinar o anel de noivado com a aliança?

Existem diversas maneiras de criar composições harmoniosas com anéis de noivado e alianças. Você pode escolher uma similaridade chave do seu anel de noivado, como o formato, cor do ouro ou acabamento e procurar um modelo de aliança que contenha algum desses elementos em comum com o seu anel de noivado.

Veja, a seguir, alguns aspectos que você pode levar em consideração na hora de combinar suas joias.

Design

Algumas joalherias criam anéis de noivado com suas respectivas alianças correspondentes, respeitando cor de ouro, acabamento e formato, com detalhes idênticos entre as joias, o que facilita muito a vida da noiva. No entanto, em casos assim, nem sempre a joalheria terá à disposição uma versão masculina de aliança para o noivo, o que pode ser um desafio para alguns, já que, aqui no Brasil, muitos casais fazem questão de usar as alianças idênticas, combinando o par.

anel-denoivado-destiny-safira-azul-aliança-allure

Anel de Noivado Destiny II-Sa | Aliança Allure II

anel-de-noivado-uni-princess-aliança-eterna

Anel de Noivado Uni Princess II | Aliança Eterna II

Cor do ouro

Uma dúvida bastante comum entre as noivas é se existe alguma restrição em usar alianças e anéis de noivado com cores de ouro diferentes. Você pode, sim, usar um anel em ouro branco juntamente com uma aliança em ouro amarelo, ou vice-versa. Inclusive, esta combinação é muito comum.

anel-de-noivado-destiny-esmeralda-ouro-branco-aliança-versailles-ouro-amarelo

Anel de Noivado Destiny I-Es | Aliança Versailles II

No entanto, ninguém melhor do que você mesma para julgar o que é visualmente mais agradável aos seus olhos. Algumas noivas amam o contraste das cores, enquanto outras noivas se sentem incomodadas com a diferença. Na dúvida, os anéis da mesma cor criam uma composição uniforme que dificilmente desagrada.

anel-de-noivado-uni-aliança-enlace

Aliança Enlace II | Anel de Noivado Uni II

Formato

É importante levar em consideração o formato das suas joias. Existem alguns modelos de anéis de noivado que não permitem que a aliança fique rente ao aro do anel, por causa da coroa ou pedra central proeminente. E isso pode incomodar algumas noivas, já que formará uma lacuna entre o anel de noivado e a aliança de casamento.

anel-de-noivado-aliança-blake-lively

Anel de noivado e aliança da atriz Blake Lively – Foto: reprodução

Aliança simples e anel de noivado trabalhado ou vice-versa

Se você está com receio de que o combo anel de noivado e aliança fique muito exagerado visualmente para ser utilizado em apenas um dedo, é possível equilibrar a composição dando mais peso visual para uma peça. Se, por exemplo, seu anel de noivado possui um formato tradicional, como um solitário com aro liso, não existe problema em combinar com uma aliança um pouco mais robusta, mais larga ou com mais detalhes.

anel-de-noivado-joy-aliança-antique

Anel de Noivado Joy II | Aliança Antique II

anel-de-noivado-joy-aliança-eden

Anel de Noivado Joy I | Aliança Éden I

O mesmo serve para a situação inversa. Se você tem um anel de noivado com uma coroa muito grande, ou um aro cheio de diamantes e outros detalhes, uma aliança tradicional, com acabamento simples, pode ser uma boa escolha para equilibrar a composição.

Aliás, esse equilíbrio entre designs com muita informação contrabalançados por peças com traços mais simples funciona bem em vários aspectos de nossa vida, da decoração de sua casa até a escolha de seus acessórios.

anel-de-noivado-alianca-1

Anel de Noivado Lien I | Aliança Mon II

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta