A troca das alianças no dia do casamento é parte de um ritual secular e, ao mesmo tempo, é um ato que nos projeta para o futuro, afinal, essas pequenas argolinhas serão utilizadas pelo casal pelo resto de suas vidas.

alianca-ouro-18-k-majestic-par-caixa-aberta

Aliança Majestic B | Aliança Majestic A

Por essa razão, escolher as alianças nem sempre é uma tarefa simples. Aqui no Brasil, tradicionalmente, o casal costuma escolher alianças que combinam, apresentando as mesmas características de design. Por isso, às vezes, o grande desafio é justamente escolher um par com características que agradem a ambos.

Além do gosto pessoal, se vocês possuem mãos muito diferentes, principalmente em relação ao tamanho e formato, uma aliança que fica boa em um pode ficar estranha na mão do outro. E se nada agradar após pesquisarem diferentes modelos, uma pergunta pode passar pela cabeça de vocês: “as alianças precisam combinar?”.

Combinar as alianças ou não combinar: eis a questão

A resposta para esse tipo de questionamento nem sempre é simples, afinal de contas, é um assunto muito pessoal. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, evite tirar conclusões precipitadas e descubra se combinar as alianças é significativo e importante para seu companheiro ou companheira. Para algumas pessoas, combinar as alianças é algo muito importante, mais até do que você possa imaginar, enquanto outras não consideram que combinar seja algo relevante.

De um jeito ou de outro, o importante é que você saiba que não existe nenhuma regra que impeça o casal de escolher alianças com estilos completamente diferentes. Aliás, mesmo que houvesse uma “regra” ou protocolo social que apontasse para essa direção, nada impediria o casal de fazer uma escolha diferente, não é mesmo?

Assim, para ajudá-los a lidar com esse tipo de decisão, vale levar os seguintes pontos em consideração.

Considere combinar as alianças se:

  • Tradições são muito importantes para vocês.
  • Vocês possuem gostos para joias muito parecidos.
  • Consideram que é importante as alianças carregarem forte semelhança para simbolizar a união de vocês.

Se essas considerações fazem sentido para vocês e estão com dificuldades para escolher um par que seja perfeito para os dois, considere a ideia de escolher modelos diferentes, mas que possuam algumas similaridades chave, como formato, acabamento e cor de ouro.

Quero combinar as alianças! Como escolher o par perfeito?

Escolher alianças que sejam um pouco diferentes, mas que compartilhem o mesmo DNA, é uma decisão comum entre os noivos. No entanto, existem infinitas possibilidades de combinações e escolher o par perfeito pode ser desafiador.

Veja, a seguir, algumas característica que você pode levar em consideração.

Cor

Geralmente, um casal escolhe as alianças com o mesmo tipo de metal, tradicionalmente, o ouro amarelo 18k. No entanto, pode ser que um goste de ouro branco e o outro do ouro amarelo. Se este for o caso, considere adquirir o mesmo modelo de aliança, com acabamentos parecidos e cores de ouro diferentes.

alianças-mon-ouro-branco-amarelo-18-k

Aliança Mon I | Aliança Mon II

Formato

Ela se apaixonou por uma aliança rebuscada e cheia de detalhes, enquanto ele prefere um modelo minimalista, ou vice-versa? Parece ser o seu caso? Aposte, então, em alianças com medidas e formato parecidos, mas que possuem detalhes diferentes.

alianças-de-ouro-18k-antique-royal-b

Aliança Antique II | Aliança Royal B

Brilhantes

Ela quer um modelo de aliança com brilhantes? Uma prática bastante comum entre os noivos é escolher um par que se diferencie pela cravação de diamantes no aro.

alianças-ouro-18-k-century-versailles

Aliança Versailles II | Aliança Century II

Acabamento

Se os modelos escolhidos se diferenciam pelo formato ou design, as alianças podem se aproximar aplicando um tipo de acabamento semelhante ao metal.

alianças-enlace-mon-ouro-amarelo-18-k

Aliança Enlace II | Aliança Mon II

Quando combinar não é a resposta

Às vezes, os opostos se atraem, e combinar a alianças pode ser uma tarefa difícil. Neste caso, se faz todo o sentido para vocês simplesmente não combinar as alianças, não há motivos para crises. A história de alguns casais pode comportar perfeitamente os mais inusitados pares de alianças.

Veja alguns motivos para não combinar as alianças:

  • Vocês podem expressar a individualidade de cada um.
  • Cada um pode escolher uma aliança que combine melhor com eu estilo e formato de mão.
  • Você evita que seu noivo(a) sinta-se pressionado(a) a usar uma aliança que não gostou e vice-versa.

alinça-de-brilhantes-amisi-bless-b-ouro-18-k

Aliança Amisi I

No final das contas, o que importa é aquilo que faz mais sentido para vocês. As alianças são pequenos símbolos da união de um casal e estão aí para contar a história da união dos noivos. Portanto, o que vale mesmo é que vocês se sintam bem, pois irão usar essas pequenas argolinhas para o resto de suas vidas. Elas representam a união, mas também devem expressar a individualidade de cada um.

Nada melhor do que vocês conversarem! Nossas dicas podem ser de grande ajuda, mas cada casal encontrará o seu próprio caminho.

Sejam felizes!

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo