Joias e ConceitosOuro

O que é o Ouro Branco?

Por 11/01/2012 Um comentário

Quando a palavra ouro é mencionada, é provável que barras de ouro e joias sejam as primeiras coisas a visitar nossas mentes. Além disso, quando falamos em ouro, a imaginação parece viajar por coisas com tons de amarelo, já que aprendemos que o ouro é amarelo.

De fato, ele é amarelo. Então, como que algumas belas joias confeccionadas com ouro podem ter uma cor diferente, com um aspecto prateado, que comumente recebe o nome de ouro branco? O anel de noivado abaixo é um bom exemplo:

Anel de Noivado Duo I

Antes do surgimento do ouro branco, joalheiros como Tiffany e Cartier começaram a combinar diamantes com com um metal precioso relativamente desconhecido e com aspecto prateado: a platina. As joias de platina alcançaram rapidamente o sucesso. No entanto, este metal é mais raro e bem mais caro do que o ouro. Assim, dado o alto preço da platina, o ouro branco surgiu como substituto para suprir a alta demanda por joias com aspecto prateado.

Para entender melhor o que é o ouro branco, é necessário conhecer alguns simples conceitos sobre ligas metálicas (aprofunde-se mais em “O que é o Ouro 18K“). O ouro em seu estado puro – ouro 24K – é muito frágil e mole, o que compromete a durabilidade das joias e dificulta o trabalho do joalheiro na delicada arte da joalheria. Dessa maneira, o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais, para corrigir essas características.

Portanto, a grande maioria das joias é confeccionada com ligas de ouro. O ouro amarelo que você encontra em sua joia, nada mais é do que uma liga de ouro com adição de cobre. O ouro branco, por sua vez, é o resultado da liga do ouro com metais como o paládio, prata e níquel. A liga mais comum para se obter o ouro branco é formada por 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de paládio (pureza de 75% = ouro 18K).

anel-noivado-solitaire-branco

Anel de Noivado Solitaire I

A composição da liga de ouro branco pode variar. Assim, o aspecto final do metal também pode mudar. No entanto, é importante entender que um prateado vivo e brilhante depende de outras variáveis além da composição da liga. Na verdade, a liga de ouro branco tem pouco brilho e possui um aspecto acinzentado. Algumas vezes, para se extrair o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas com um metal chamado ródio, que é da mesma família da platina.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

  • alberto lando

    Estou de facto imprenssionado com informações a que tive acesso.
    Alguem me pode responder como se faz a separação da Platina com outros Minerais?

Compartilhe com um amigo