Alianças

Para ele: o que usar para mostrar que está noivo? Aliança de noivado? Nada?

Por 23/10/2019 Sem comentários

Uma das dúvidas mais comuns que chegam até nossos consultores é: se a noiva usa o anel de noivado, o que o noivo deve utilizar durante o noivado para mostrar que está noivo? Existe um anel de noivado para homens?

As respostas para os questionamentos acima não são tão simples quanto se pensa. Afinal, existem diversos casais, com diferentes histórias de amor e que acreditam em tradições distintas. Tentar encontrar uma única resposta para uso de joias tão especiais quanto anéis de noivado e alianças seria ignorar as particularidades e histórias de cada casal. Nós jamais poderíamos fazer isso.

Neste artigo, vamos apresentar algumas tradições e algumas opções de anéis para os noivos que desejam utilizar um anel que represente seu compromisso com quem se ama. Assim, cada casal pode avaliar melhor o que lhes faz sentido e o que não faz.

Anel de noivado: uma tradição que veio de fora

A tradição do anel de noivado é ainda uma cultura relativamente nova no Brasil. Embora o registro do primeiro anel de noivado seja de 1477, o uso desta peça ganhou força no começo do século XIX, principalmente, nos Estados Unidos.

Inicialmente, o anel de noivado não era apenas um presente. Ele era uma garantia de que, caso o noivo quebrasse o compromisso do casamento, a noiva não sairia em total “prejuízo”. Naquele período, a castidade era exigida de mulheres solteiras e mulheres divorciadas sofriam dificuldades para encontrar um novo parceiro. Assim, em caso de término de relacionamento, a mulher ficava em uma posição social bastante precária. Ademais, além de representar uma pequena segurança para a mulher, o anel de noivado também era um símbolo social, que sinalizava que ela estava comprometida e, portanto, que outros homens deveriam evitar cortejá-la.

Paul-Finkenrath-pedido-de-casamento-vintage

Ilustração: Paul Finkenrath – Reprodução

No entanto, o tempo e as interações sociais enterraram muitos costumes e tradições daquela sociedade patriarcal. Na verdade, as coisas mudaram muito (ainda bem), e, embora o anel de noivado tenha nascido com propósitos um pouco estranhos, hoje, ele se tornou um símbolo de carinho e amor entre duas pessoas.

Por causa dessa trajetória histórica do anel de noivado, ainda hoje, é mais comum que apenas mulheres utilizem um anel durante o período do noivado enquanto os homens não usam nada nos dedos.

anel-de-noivado-para-pedido-de-casamento

Anel de Noivado Uni II – Géssica Oliveira e Michel Xavier | Foto: Dream’s Studio

Contudo, é importante entender que, até alguns anos atrás, esse costume não era muito comum aqui no Brasil. Assim como em muitos países da America Latina, muitos casais costumam ficar noivos apenas com um par de alianças, que são as mesmas que serão usadas após o casamento. E com o crescimento da popularidade do anel de noivado em pedidos de casamento por aqui, muitos casais sentem falta de um anel que represente o noivado para o homem, papel, até então, feito pelas alianças de casamento.

noivado-com-aliancas-poesie

Rodrigo Marzulo e Larissa Mello – Aliança Versailles II e Aliança Majestic II-B

Afinal de contas, homens podem usar um anel de noivado?

Hoje, as tradições mais conservadoras estão perdendo força, e os casais tendem a, cada vez mais, fazer suas próprias regras quanto ao uso de anéis e alianças. Há duas décadas atrás, por exemplo, mulheres raramente faziam pedidos de casamento em um relacionamento heterossexual, pois isso era visto como uma responsabilidade exclusiva do homem. Além disso, até alguns anos atrás, casamento de pessoas do mesmo sexo não era legalizado. E este cenário está evoluindo: uma mulher fazendo um pedido de casamento está ficando cada vez mais comum e a legalização do casamento homoafetivo se tornou uma conquista em muitos países.

mulheres-fazendo-o-pedido-de-casamento

Flytographer

Casais jovens tendem a se distanciar de regras e tradições mais rígidas quando o assunto é anel de noivado ou aliança, fazendo com que essas pequenas argolinhas ganhem novos significados, novas roupagens e novas maneiras de serem utilizadas.

Portanto, embora ainda não seja comum o uso de anéis de noivado para homens, alguns casais procuram joias que possam ter o mesmo simbolismo que um anel de noivado para os homens.

O que usar para mostrar que está noivo?

A nossa experiência indica que, após o pedido de casamento com um anel de noivado, o casal começa a busca das alianças de casamento. E essas mesmas alianças são usadas na mão direita, indicando que ainda estão em um noivado. No dia do casamento, estas mesmas alianças, são passadas para a mão esquerda, indicando que o casal concretizou o enlace. Se quiser se aprofundar um pouco mais sobre este assunto, vale a pena ler o seguinte artigo: Em qual mão e dedo se usa a aliança?

No entanto, sempre frisamos em nossos artigos que o casal deve utilizar esses anéis da maneira que sentir mais confortável. Se vocês procuram um anel especial para que ele possa usar durante o noivado, existem algumas opções com design exclusivo em nossa coleção.

00-alianca-de-noivado-unissex-design-moderno

01-alianca-masculina-ouro-amarelo-18k-century

Confeccionada em ouro maciço 18k, a Aliança Century apresenta um design inspirado na icônica Aliança Versailles da Poésie Joias. Com características neutras, esta peça costuma agradar tanto o público feminino quanto o masculino.

02 aliança-de-noivado-masculina-romanesque-ouro-18k-diamante-negro

02 aliança-romanesque-ouro-18k-diamante-negro

Já a Aliança Romanesque é, sem dúvida, um anel com caraterísticas únicas: com linhas e traços inspirados em ornamentos a arte medieval, esta peça é para quem busca uma aliança de noivado diferente de tudo que você já viu.

03-alianca-starry-ouro-amarelo-18k

03-alianca-starry-ouro-amarelo-18k-nhoivado

O modelo Starry B é ideal para quem procura uma aliança de noivado discreta e com um design original. Com detalhes inspirados em estrelas, ela tem aproximadamente 3,30mm de largura e é o par perfeito para a Aliança Starry A.

04 alianca-love-knot-ouro-amarelo-no-celta

04 alianca-love-knot-ouro-noivado-celta

A padronagem da Aliança Love Knot tem referências no Nó Celta que, desde os tempos mais remotos, representa a ligação entre pessoas que se amam. Indicado para noivos que preferem peças mais robustas e com detalhes trabalhados.

05 aliança-de-noivado-grani-b-amarelo-noivado

05 aliança-grani-b-amarelo-noivado

O modelo Grani B é indicado para quem procura um anel com traços tradicionais sem abrir mão da exclusividade. O diferencial fica por conta de um pequeno friso com uma fileira de grãos no centro do aro.

06 alianças-mon-ouro-branco-amarelo-18-k

Aliança Mon I | Aliança Mon II

A Aliança Mon é ideal para quem prefere uma peça discreta e confortável. Seus traços clássicos escondem uma pequena mensagem no interior do aro e dá um toque único à joia.

Opções realmente não faltam. A grande questão é o casal, em primeiro lugar, encontrar o caminho que faz mais sentido, seja com anel de noivado, com aliança ou sem nenhum dos dois. Sejam felizes!

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta