Skip to main content
Anéis de formatura

24 coisas sobre anéis de formatura que você não sabia

O anel de formatura é a joia que representa a conclusão de uma etapa muito especial da vida acadêmica. Símbolo do orgulho pela profissão escolhida, esta pequena argolinha carrega muitas histórias e curiosidades específicas para cada área de atuação. Que tal conhecer um pouquinho sobre este anel tão desejado entre os universitários?

1. A tradição dos anéis de formatura teve início em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição.

2. Os primeiros anéis de formatura tinham o design quadrado e eram similares a um anel de sinete. Com o passar do tempo, cada instituição foi modificando e estabelecendo novos formatos.

anel-de-formatura-com-brasao-sinete

Foto: San Jose Jewelers

3. No Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente, dado pelos pais ou família aos formandos como símbolo de uma etapa cumprida. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma gema preciosa que representa o curso.

4. Antigamente, os anéis de formatura carregavam o emblema da instituição de ensino ao invés do símbolo do curso.

5. Anéis de carreiras relacionadas costumam utilizar as mesmas pedras para transparecer o vínculo entre elas.
As pedras são atribuídas para cada área de atuação de acordo com o significado das gemas na tradição ocidental.

6. O rubi é a pedra preciosa que representa o dom da palavra, escrita e falada. Por esse motivo, os anéis de formatura de cursos como direito e jornalismo costumam trazer um rubi como pedra central. Esta gema também é relacionada à proteção, força e ao entusiasmo. Profissionais como técnico em segurança do trabalho, oficial de justiça e bombeiro também costumam utilizar um anel de formatura de rubi.

Anel-de-formatura-direito-Juris-rubi

Anel de Formatura de Direito Juris II

7. Os anéis de formatura dos cursos da área de ciências biológicas costumam ter uma esmeralda como pedra central. A cor verde está relacionada à natureza, à vida e à cura. Por essa razão, existe a crença de que a esmeralda teria o poder de cura e restauração da saúde. Os anéis de formatura dos seguintes cursos costumam trazer uma esmeralda: biomedicina, bioquímica, educação física, enfermagem, fisioterapia, medicina, medicina veterinária, nutrição, terapia ocupacional e zootecnia.

anel-de-formatura-de-medicina-asclepius-esmeralda-serpente

Anel de Formatura de Medicina Asclepius II

8. O uso da serpente como símbolo da área da saúde se deve a uma lenda da mitologia grega. Asclépio, deus da medicina, estava assistindo a um de seus pacientes, quando uma serpente se enrolou em seu cajado. Embora não tenha poupado esforços para retirá-la, a cobra tornava a subir novamente em seu bastão. Após várias tentativas, Asclépio consegue, finalmente, matar a serpente, mas para a surpresa do semideus surge uma segunda cobra em socorro de sua amiga, que a ressuscita com o auxílio de uma erva. Por isso a serpente ficou conhecida pela sabedoria, poder de regeneração e cura.

anel-de-formatura-medicina-serpens-branco-esmeralda

Anel de Formatura de Medicina Serpens I

9. O caduceu de Hermes (ou Mercúrio) é um bastão com origens na mitologia da antiga Grécia. Trata-se de um bastão entrelaçado por duas serpentes, cuja parte superior é adornada com asas. Ele é utilizado para representar o comércio. Também é usado em emblemas de cursos como contabilidade e pedagogia.

bastão-de-esculapio-vs-caduceu-de-hermes-simbolo

10. Muita gente confunde o símbolo de medicina com o símbolo da contabilidade e do comércio. O Bastão de Asclépio é o verdadeiro símbolo da medicina e da saúde. O Caduceu de Hermes é utilizado, de maneira equivocada, por algumas instituições de saúde como emblema, embora não exista nenhuma relação entre o símbolo e esta área de atuação.

11. Se a esmeralda está associada à área da saúde, por que o curso de Odontologia utiliza a granada como a pedra da profissão? Por ser uma especialização mais nova do que a medicina, a odontologia só ganhou um símbolo muito tempo depois, em um congresso internacional de odontologia em Granada, na Espanha. Inicialmente, foi definido que o símbolo do curso deveria ser uma pira envolvida por duas serpentes e a pedra seria a granada, em homenagem à cidade que acolheu o evento. Atualmente, a pira foi substituída pelo Bastão de Asclépio dentro de um círculo cor de grená.

simbolo-de-odontologia

anel-de-formatura-asclepius-odontologia-ouro-branco-granada

Anel de Formatura de Odontologia Asclepius I

12. A safira azul é a pedra que, geralmente, representa a área de exatas. No entanto, o curso de contabilidade não segue esse padrão. Os anéis de formatura de contabilidade trazem, tradicionalmente, a turmalina rosa como pedra central. A explicação fica por conta da influência do Direito sobre a Contabilidade.

13. Embora a safira azul seja conhecida como a pedra das ciências exatas, ela também é utilizada para representar diversos cursos de outras áreas, tais como: artes cênicas, artes plásticas, administração, música, publicidade e propaganda, marketing, fonoaudiologia, química, relações internacionais, comércio exterior, astronomia, filosofia, comunicação social, ciências políticas, design de interiores, design gráfico, fotografia, geologia, rádio e TV, relações públicas, secretariado, e web design.

14. Embora o símbolo de psicologia se assemelhe a um tridente, a figura, na verdade, é uma letra do alfabeto grego denominada psi (Ψ). Ela faz referência ao prefixo da palavra psychē, que significa alma. A pedra que representa o curso é o lápis-lazúli, conhecida como a gema da amizade e das relações pessoais. No entanto, é bastante comum o uso da safira azul em anéis de formatura de psicologia.

simbolo-de-psicologia

15. Em 2008, uma resolução do Conselho Federal de Farmácia definiu a cor e a pedra oficial do curso de Farmácia. O amarelo foi escolhido por simbolizar a saúde, perseverança, naturalidade, limpeza e juventude. Assim, a pedra oficial da profissão é o topázio imperial, a gema da sabedoria e da concentração. Entretanto, é comum utilizar também o citrino como gema principal dos anéis de formatura de farmácia.

16. O símbolo do curso de administração é uma criação brasileira, fruto de um concurso promovido pelo Conselho Federal de Administração, em 1979. O emblema é formado por setas que representam organização, uma meta comum, coordenação e planejamento. O azul foi escolhido por representar a criatividade.

anel-de-formatura-de-administracao-amarelo-safira

Anel de Formatura de Administração Avant II

17. O curso de enfermagem é representado por uma lamparina grega acesa, uma cobra e uma cruz. A lâmpada que, em princípio, nada tem a ver com o conceito do curso, é uma homenagem à enfermeira Florence Nightingale (1810). Florence dedicou sua vida à enfermagem e ficou famosa por cuidar dos feridos durante a guerra da Crimeia, na Turquia Otomana. Todas as noites, ela caminhava pelas tendas com uma lamparina em mãos para visitar os enfermos. Ficou, então, conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

simbolo-de-enfermagem

18. O símbolo do curso de engenharia civil é a deusa Minerva dentro de uma engrenagem. Minerva é a deusa romana equivalente à deusa grega Atena, detentora de muitas habilidades e sabedoria. Segundo a lenda, Júpiter engoliu sua esposa Métis com a intenção de impedir o nascimento de sua filha Minerva, pois o oráculo revelou que a menina poderia ser tão poderosa quanto o seu pai. Anos mais tarde, Júpiter foi dominado por uma forte dor de cabeça e ordenou que a abrissem para um cauteloso exame. Lá dentro, estava Minerva já adulta, portando lança, armadura e capacete.

simbolo-engenharia-civil

19. A safira azul é a pedra que representa todos os cursos de engenharia. A gema está relacionada ao intelecto, à criatividade e à sabedoria.

anel-de-formatura-engenharia-amarelo-safira

Anel de Formatura de Engenharia Gear II

20. Acredita-se que a água marinha tenha o poder de ampliar o raciocínio, transmitindo clareza mental, tranquilidade e desfazendo confusões. Por essas características místicas, a gema se tornou representante dos cursos de economia, biologia, oceanografia, ciências biológicas e ciências físicas.

21. O ônix é a pedra dos cursos de Polícia, Detetive, Radiologia, Ciências Atuariais e Tecnólogo em Gestão de Petróleo e Gás. A gema negra é ligada à proteção física e ao autocontrole.

22. Para os profissionais de Letras, a flor-de-lis representa os três elementos básicos do curso: linguística, literatura e gramática. No símbolo, as pétalas, que indicam as grandes áreas do curso, são envolvidas por um laço que as mantém unidas.

simbolo-de-letras

23. Você sabia que o símbolo do curso de Arquitetura e Urbanismo é igual ao da Maçonaria? A semelhança, provavelmente, está no fato de pedreiros terem sido elementos fundamentais na construção da Maçonaria. Tais pedreiros, na antiguidade, eram verdadeiros arquitetos, pois utilizavam técnicas fascinantes para projetar e erguer belas construções. O símbolo, que possui um compasso e um esquadro, faz referência aos instrumentos utilizados pelos antigos pedreiros. Para os arquitetos, a letra “G” faz referência à geometria, pois até séculos atrás ela era considerada uma ciência sagrada, base da arquitetura e da construção.

simbolo-de-arquitetura

anel-de-formatura-mies-arquitetura-branco-safira-azul

Anel de Formatura de Arquitetura Mies I

24. A ametista é utilizada em anéis de formatura de cursos de ciências humanas como design de moda, geografia, história, letras, pedagogia, gastronomia, biblioteconomia, ciências sociais, hotelaria, turismo e teologia. Este quartzo violeta não é apenas associado às habilidades intuitivas e espirituais, mas também é ligado à cura mental e à memória.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

32 Comentários

  • DENISE COSTA disse:

    Vocês poderiam desenvolver anéis para a área de exatas como matemática, química e física, nós também gostaríamos de ter anéis de formatura exclusivos para nossos cursos, pois eles sao tao importantes quanto os outros.

    • Sônia Zélia Rodrigues Lana Franco disse:

      Eu gostaria de comprar um anel de grau feminino de psicologia e jornalismo com os símbolos dos cursos. Estou em dúvida qto aos modelos.Minha medida do dedo é número 18 (dezoito).e preços acessíveis.Grata.

      • Poésie disse:

        Prezada Sônia,

        Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

        No momento, não trabalhamos com peças personalizadas e todos os modelos da nossa coleção estão disponíveis em nosso site: https://www.poesie.com.br/

        Até o momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com dois modelos exclusivos para o curso de psicologia. No entanto, ainda não temos um modelo específico para o curso de jornalismo.

        Para conferir os nossos anéis de psicologia, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-psicologia

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

  • Aline França disse:

    Ola, gostaria de saber se vocês já estão confeccionando para exatas, especificamente astronomia/astrofísica. Alunos da UFRJ e USP estão interessados. Obrigada.

  • Milena R. Corbo disse:

    Olá, boa noite.

    Sou de Engenharia de Petróleo, devo usar a Safira Azul também ou a Onix como pedra do anel de formatura?

    Obrigada!

  • Maria C. Goncalves disse:

    Boa tarde gostaria de saber se vocês confeccionam anel para profissão de Ciências Políticas?
    Bem em todas as empresas que acompanhei vocês jamais mencionam a existência de outras profissões além de nefivina, direito, engenharia, administração e outras que figuram a primeira lista.
    Obrigada.
    Maria

  • Gisele Moraes Gonçalves disse:

    Vcs tem anel de formatura serviço social?

    • Poésie disse:

      Prezada Gisele,

      No momento, lançamos apenas modelos de anel de formatura de direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, administração, letras, pedagogia e design de moda. Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis, portando, outros cursos começarão a aparecer aos poucos em nossa coleção.

      Registramos a sua solicitação. Assim, caso surja alguma novidade, entraremos em contato com você.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

      • Letícia disse:

        Vocês já têm modelos para anel de jornalismo? Tenho muito interesse. Obrigada

        • Poésie disse:

          Prezada Letícia,

          Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

          No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com modelos para os seguintes cursos: direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, nutrição, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, ciências econômicas, administração, letras, pedagogia, design de moda, música, ciência da computação, engenharia da computação, educação física e serviço social.

          Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis para outros cursos, inclusive para o curso de Jornalismo. Contudo, não conseguimos precisar uma data de lançamento.

          Atenciosamente,

          Equipe Poésie

  • Ugnes Eloi disse:

    Qual a cor da pedra do anel de formatura em Mestre da Educação. Vocês confeccionam?

    • Poésie disse:

      Olá Ugnes, tudo bem?

      No momento, lançamos apenas modelos de anel de formatura de direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, administração, letras, pedagogia e design de moda. Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis, portando, outros cursos começarão a aparecer aos poucos em nossa coleção.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

      • Camila Gasparin disse:

        Também quero um pra mestra em Educação.

        • Poésie disse:

          Prezada Camila,

          Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.

          No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com modelos para os seguintes cursos: direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, nutrição, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, ciências econômicas, administração, letras, pedagogia, design de moda, música, ciência da computação, engenharia da computação, educação física e serviço social.

          Para conferir o nosso Anel de Formatura de Pedagogia, acesse: https://www.poesie.com.br/anel-de-formatura-de-pedagogia-lis-ii

          Para conferir a nossa coleção autoral de anéis de formatura, acesse esta página.

          Se precisar de mais esclarecimentos, sinta-se à vontade para nos contatar.

          Atenciosamente,

          Equipe Poésie

    • Tatiana de Andrade Aguilar disse:

      Vocês possuem algum modelo para Educação Matemática?

      • Poésie disse:

        Prezada Tatiana,

        Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

        No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com modelos para os seguintes cursos: direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, nutrição, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, ciências econômicas, administração, letras, pedagogia, design de moda, música, ciência da computação, engenharia da computação, educação física e serviço social.

        Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis. Portanto, outros cursos começarão a aparecer aos poucos em nossa coleção.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

  • Roberto Monastersky disse:

    Olá,
    Tudo bem?
    Há anéis específicos para aqueles que terminam
    o mestrado e o doutorado?
    Como seria um anel para um Doutor em Sociologia?

    • Poésie disse:

      Olá Roberto, tudo bem?

      No momento, lançamos apenas modelos de anel de formatura de direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, administração, letras, pedagogia, design de moda e nutrição. Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis, portando, outros cursos começarão a aparecer aos poucos em nossa coleção.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Chayeny Ferreira disse:

    Acho lindo os anéis de vcs, como sugestão vcs poderiam fazer mais modelos de anéis para enfermagem, com outros elementos como a cobra ( pois como ciência a enfermagem tbm tem esse símbolo) ou a lamparina, da forma que vcs sabem fazer (desing diferenciado) e ainda para os técnicos (de enfermagem) com a seringa para que cada curso tenha uma variedade maior de escolha.

    • Poésie J disse:

      Olá Chayeny, tudo bem?

      Agradecemos os seus comentários, que foram repassados a nossa equipe de design.

      Att.

      Equipe Poésie

  • Gostaria de saber o preço do modelo de anel para doutorado em biologia

    • Poésie disse:

      Prezada Maria Antônia,

      No momento, lançamos um modelo de anel de formatura para o curso de biologia, o Anel de Formatura de Biologia Helix.

      Nesta data, o valor do Anel de Formatura de Biologia Helix é R$2.760,00. Para seu conforto e conveniência, disponibilizamos as seguintes formas de pagamento:

      1. Cartão de crédito: parcelamento em até 12x sem juros
      2. Boleto Bancário: pagamento à vista com 10% de desconto
      3. Depósito em dinheiro ou transferência bancária à vista, com 10% de desconto.

      Aceitamos as principais bandeiras de cartão de crédito: Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura e JCB.

      Para conferir fotos, vídeos e mais detalhes desta joia, acesse: https://bit.ly/2SY2AuW

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Maria Joseluzia disse:

    Vcs já têm anel para arquitetura masculino?

    • Poésie disse:

      Prezada Maria,

      Recentemente, lançamos o Anel de Formatura de Arquitetura Blueprint II. Confira: https://bit.ly/2QQZo2k

      De qualquer maneira, entraremos em contato com você via email.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Karine Braz disse:

    Olá! Tudo bem?
    Estou buscando por anél de formatura de psicologia para minha filha. Fiquei em dúvida pq vi que podem ser duas pedras, a lápis-lazúli ou safira. Qual seria a mais indicada e quais os modelos que vcs tem?
    Obrigada.

    • Poésie disse:

      Olá Karine, tudo bem?

      A pedra que representa o curso é o lápis-lazúli. No entanto, é bastante comum o uso da safira azul em anéis de formatura de psicologia, por ser uma gema que é preciosa e mais resistente. Na Poésie, trabalhamos com anéis de psicologia com safira azul. Você pode conferir os modelos em nossa loja virtual: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-psicologia.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Eva Bellao disse:

    Gostaria de saber qual é o anel para tecnólogo processos gerenciais

    • Poésie disse:

      Olá Eva, tudo bem?

      No momento, lançamos apenas modelos de anel de formatura de direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, nutrição, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, ciências econômicas, administração, letras, pedagogia, design de moda,música, ciência da computação e engenharia da computação.

      Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis, portando, outros cursos começarão a aparecer aos poucos em nossa coleção.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Maria Aparecida disse:

    Qual o anel que simboliza Doutorado em Ciências da Educação?

    • Poésie disse:

      Olá, Maria Aparecida!

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.

      No momento, não existe em nossa coleção um anel específico para Doutorado em Ciências da Educação. De qualquer forma, caso tenha interesse, segue o link para que você possa conferir os nosso anel de formatura de pedagogia:

      Para conferir o nosso Anel de Formatura de Pedagogia, acesse: https://www.poesie.com.br/anel-de-formatura-de-pedagogia-lis-ii

      Se precisar de mais esclarecimentos, sinta-se à vontade para nos contatar.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Ane Marli Dantas Da Silva disse:

    Boa tarde, ainda não encontrei a pedra que representa o mestrado em educação, gostaria de saber para comprar um anel. Obrigada.

    • Poésie disse:

      Prezada Ane Marli,

      No momento, nossa consagrada coleção de anéis de formatura ainda não conta com modelos voltados especificamente para mestrados. Portanto, para descobrir a pedra do seu curso, sugerimos que entre em contato com a sua instituição de ensino.

      De qualquer forma, caso tenha interesse em conferir a nossa coleção completa de anéis de formatura, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta