Anéis de formatura

Em qual dedo devo usar meu anel de formatura?

Por 01/03/2018 dezembro 14th, 2018 4 Comentários

O anel de formatura é uma joia que representa a conclusão de uma fase muito especial da vida profissional. Considerado um símbolo do orgulho pelo curso escolhido, muitos formandos e formandas ficam em dúvida em qual dedo utilizar esse tipo de anel.

anel-formatura-angitia-ophidia-saúde-veterinária

Anel de Formatura de Saúde Angitia II | Anel de Formatura de Veterinária Ophidia II

Com o tempo, cada cultura desenvolveu uma maneira própria para o uso desses anéis. Desse modo, o anel de formatura pode ser usado em um determinado dedo segundo a tradição de um país, mas em outro, ele pode pertencer a outro dedo.

Você sabe qual a tradição aqui no Brasil?

No Brasil, existe a tradição de utilizar o anel de formatura do dedo anelar esquerdo. Existe um mito que explica esse costume, entretanto, é difícil encontrar motivos históricos precisos para o anelar ter se tornado o dedo do anel de formatura.

Talvez a explicação mais plausível tenha sido por influência da cultura oriental, que acredita que o dedo anelar seja regido pelo sol, astro relacionado ao brilho, sucesso pessoal e profissional. Portanto, utilizar a joia de formatura no dedo anelar, traria sucesso ao formando.

anel-formatura-direito-temis-amarelo

Anel de Formatura de Direito Têmis II

Algumas pessoas utilizam o anel de formatura no dedo médio, para deixar os anelares livres para as alianças e anéis de noivado. E isso pode ser explicado por uma outra lenda.

anel-formatura-dedo-medio

Anel de Formatura de Saúde Angitia II

Segundo os chineses, cada dedo representa um membro da família: os polegares representam seus pais; o dedo indicador seus irmãos; o dedo médio representaria você mesmo, enquanto o anelar, seu companheiro ou companheira; o dedo mínimo está ligado aos seus filhos. Portanto, segundo essa crença, o dedo médio seria o dedo ideal para você usar o seu anel de formatura.

banner-medicina-anel

Uso fora do Brasil

Nos Estados Unidos, país onde surgiu o costume de se usar anéis de formatura, a tradição diz que o anel deve ser utilizado no dedo anelar direito. Para eles, o dedo anelar esquerdo está reservado para o anel de noivado e alianças de casamento. Portanto, para que não haja confusão entre as joias, utilizam-se anéis de formatura e anéis de noivado em mãos diferentes.

anel-formatura-mao-direita-dedo-anelar

Anel de Formatura de Medicina Serpens I

Segundo o livro “Complete Book of Etiquette” de Amy Vanderbilt, também é importante utilizar o anel de forma que o símbolo ou brasão do seu curso fique legível quando seu braço estiver estendido, ou seja, com o símbolo virado contra a sua visão. Essa “virada” do anel representaria o momento em que o aluno está pronto para encarar o mundo e o mercado de trabalho.

E agora? Em que dedo usar?

A tradição é muito importante para você? Não se esqueça que os costumes que apresentamos neste artigo não são regras inquebráveis, afinal, o que conta mesmo é aquilo que faz sentido para você. Portanto, nada impede que anéis de formatura sejam utilizados da forma que você se sinta mais confortável. No entanto, antes de adquirir um, é importante você definir em que dedo vai usar o seu anel para que seja possível determinar a numeração correta do aro, uma vez existem variações, às vezes consideráveis, de um dedo para outro.

formatura-direito-anel

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

4 Comentários

  • JOSE RINALDO LEAO disse:

    Por favor, o que é gravado na parte interna do anel, nome do formando, curso e data da colação?

    • Poésie disse:

      Prezado José,

      A inscrição ideal para o anel de formatura é a que faz sentido para o formando. Enquanto alguns seguem com a inscrição do nome, outros preferem a data da colação ou o nome do curso.

      Via email, enviamos mais informações sobre inscrição personalizada.

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Alinny disse:

    Eu uso o anel de formatura no anelar esquerdo, e agora que fiquei noiva eu não quero me desfazer do anel de formatura. No caso, estou usando o anel de noivado no anelar esquerdo, posso usar o de formatura no direito? Ou como seria o uso ideal dos dois juntos?

    • Poésie J disse:

      Olá Alinny, tudo bem?

      Nos Estados Unidos, por exemplo, país onde surgiu o costume de se usar anéis de formatura, a tradição diz que o anel deve ser utilizado no dedo anelar direito. Para eles, o dedo anelar esquerdo está reservado para o anel de noivado e alianças de casamento. Portanto, para que não haja confusão entre as joias, utilizam-se anéis de formatura e anéis de noivado em mãos diferentes.

      No entanto, as tradições apresentadas nesse artigo não são regras inquebráveis. Nada impede que anéis de formatura sejam utilizados da forma que você se sinta mais confortável. Portanto, fica ao seu critério utilizar o anel de formatura no anelar direito ou os anéis de noivado e formatura no mesmo dedo.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo