Skip to main content
Anéis de Noivado

A anatomia de um anel de noivado: você conhece todas as partes que compõem esta joia?

O costume e a tradição do anel de noivado surgiu há muitos anos atrás, sendo que, desde o seu primeiro registro histórico em 1477, essa joia tem passado por várias modificações até atingir o design moderno que conhecemos hoje.

Embora haja uma grande variedade de modelos de anéis de noivado disponíveis no mercado, a maioria segue uma estrutura básica, que vamos explorar em detalhes neste artigo. Há partes que são facilmente identificáveis, que trazem as características mais marcantes dos anéis, e outras que demandam um pouco mais de atenção para serem reconhecidas.

O ouro 18K é o metal mais utilizado na confecção dos anéis de noivado, e os diamantes são as pedras preciosas mais populares para compor a joia do pedido de casamento. No entanto, é possível encontrar exemplares confeccionados com outros tipos de material, como platina, por exemplo.

Embora a anatomia básica de um anel de noivado seja fácil de entender, é importante lembrar que existem variações que fogem um pouco daquele modelo mais tradicional, o anel solitário, que é reconhecido pela grande maioria das pessoas. Neste artigo, vamos explorar quais são as partes principais de um anel de noivado e algumas de suas variações mais clássicas.

Quais são as partes de um anel de noivado?

Na imagem a seguir, destacamos todas as partes que compõem um anel de noivado: aro, garras, pedra central, coroa, pedras acessórias e base para ajuste.

a-anatomia-de-um-anel-de-noivado-00

Pedra central

Os anéis de noivado são, geralmente, caracterizados por uma pedra central que se destaca. Essa pedra é a marca registrada desse tipo de joia.

A pedra central costuma ser a parte de maior importância de um anel de noivado, não só porque toda a joia será construída para dar destaque a esta gema, mas também por ser, na maioria dos casos, o item de maior valor do anel. Em casos de diamantes muito grandes, por exemplo, quase todo o valor da joia está concentrado nesta única pedra.

significado-do-anel-claddagh

A gema central costuma ser apresentada elevada em relação ao aro, procurando dar o maior destaque possível à pedra. No entanto, há exemplares com a pedra mais baixa e outros com a gema inserida na mesma altura do aro.

anel-noivado-clef-ii-pedra-central-baixa

O Anel de Noivado Clef apresenta uma pedra central em destaque no centro da joia, porém pouco proeminente em relação ao aro

Habitualmente, a pedra central é a maior gema da joia, podendo ser um diamante, outra pedra preciosa ou semi-preciosa, que fica diretamente alocada no centro do anel. Geralmente, possui uma lapidação redonda, mas há diferentes formas de cortes, como, por exemplo, oval, esmeralda, marquise, entre outros.

Uma bela pedra central é o que faz toda diferença para a graciosidade de um anel de noivado.

anel-noivado-valentine-i-ametista-lapidacao-coracao

O Anel de Noivado Valentine apresenta uma ametista central com lapidação coração como uma alternativa aos tradicionais diamantes redondos

Embora os diamantes sejam a escolha de pedra central mais comum, é possível utilizar outras pedras, tais como safiras, rubis, esmeraldas, topázios e muitas outras.

Gemas laterais e acessórias

Gemas laterais são pedras que estão alocadas nas laterais do anel. Elas intensificam a beleza da pedra central e fazem com que estouros de brilho se façam presentes em outras partes do anel além da coroa. Essas gemas podem ser diamantes ou outras pedras preciosas, criando uma composição verdadeiramente única e enfatizando toda a beleza de cada modelo. As gemas acessórias podem estar posicionadas por todo aro do anel ou apenas em alguns pontos estratégicos.

pedra-acessória-do-anel-de-noivado-01

Aro

O aro é a base do anel e seu formato em círculo é o que sustenta toda estrutura da peça. Ele pode apresentar vários tipos de destaques e ornamentos como arabescos, grânulos, entre outros. Seu interior, ou seja, aquela parte que entra em contato direto com o dedo de quem usa a joia, pode ser reta ou abaulada. É esta circunferência interna que determinará a numeração do anel, isto é, o seu tamanho.

Sem dúvida, o interior do aro é a parte que coloca um dos maiores desafios diante pessoa que vai adquirir o anel: descobrir o tamanho do aro da pessoa amada. Para entender mais sobre esse assunto sugerimos a leitura do artigo “Como saber o tamanho do anel: 9 métodos para você descobrir a numeração“.

aro-do-anel-de-noivado-01

Coroa

A coroa é a parte do anel de noivado que, geralmente, está projetada para fora do aro. Sua função é abrigar a pedra central, acompanhada ou não de outras gemas. Esta parte do anel é muito importante, afinal, é aquela que fica mais exposta e, consequentemente, para onde todos os olhares são atraídos.

A coroa do anel de noivado pode se se apresentar em vários estilos, a saber: solitário, em halo ou com três pedras.

coroa-anel-de-noivado-01

Anel Solitário

Simples e elegante, o anel solitário é atemporal. Há décadas, é um dos anéis mais desejados e procurados para o pedido de casamento.

O anel solitário foi desenvolvido para maximizar o brilho da gema central, dando máximo destaque a ela. O nome solitário diz respeito à pedra central, que, nos modelos originais, era a única gema presente no anel. No entanto, com o passar do tempo, o modelo evoluiu, sendo que, em alguns modelos, é comum observarmos diamantes espalhados por todo aro, completando o charme e delicadeza da joia, mas mantendo aquele traçado e estética característicos dos solitários tradicionais.

anel-noivado-solitario-promise-ouro-branco-diamante-gia

anel-noivado-solitario-solitaire-ouro-branco-diamante-gia

anel-noivado-solitario-diamante-negro-sansfin

anel-noivado-solitario-turmalina-rosa-sakura

anel-noivado-solitario-diamante-arabescos-joy-princess

anel-noivado-solitario-diamante-koi-ouro-branco

anel-noivado-solitario-tradicional-joy

Anel com coroa em halo

Um anel de noivado com coroa em halo nada mais é do que uma joia que apresenta uma coroa com pequenos diamantes posicionados ao redor da pedra central. É um design que agrada a maioria das pessoas e que faz bastante sucesso entre os casais. Seu foco é destacar toda beleza da pedra central, mas complementar o brilho para que a coroa seja totalmente magnífica.

Esse tipo de coroa ganhou seu espaço no mundo da joalheria, sendo que, hoje em dia, é um clássico que já conquistou muitos corações.

anel-noivado-halo-uni-ouro-branco-ouro-amarelo-diamantes

anel-noivado-halo-diamante-negro-dark-moon

anel-noivado-halo-radiant-quadrado

anel-noivado-halo-duo-quadrado

anel-noivado-halo-duplo-sole

anel-noivado-halo-uni-ametista

Anel de noivado com três pedras

O anel de noivado com três pedras também é conhecido por three stone ring. É uma opção para quem busca algo diferente dos tradicionais solitários, mas que também não abre mão de uma beleza graciosa e clássica. Cada pedra da coroa tem um significado, representando o passado, presente e o futuro da vida do casal: “te amei, te amo e te amarei para sempre”.

anel-noivado-tres-pedras-three-stones-trilogy

anel-noivado-tres-pedras-three-stones-trini

anel-noivado-tres-pedras-three-stones-trini-princess

Garras

Garras são as estruturas que têm como função segurar as pedras presentes nos anéis. Uma garra bem desenhada e estruturada é muito importante para o design e segurança do anel. Esta parte é essencial para a saúde da joia, pois manterá a joia completa e com as pedras posicionadas onde foram alocadas.

Trata-se de uma das partes mais delicadas da joia. Por isso, demanda que se encontre um fino equilíbrio entre segurança e design harmônico, ou seja, as garras precisam ser fortes, mas não podem ser muito grosseiras.

garra-anel-de-noivado-01

Região para ajuste de aro

Na base do anel de noivado, geralmente, há um espaço livre de detalhes e pedras cravadas, onde é possível realizar um ajuste de aro. Este espaço serve para uma futura alteração do tamanho da joia, afinal, como o anel de noivado costuma ser um presente surpresa, nem sempre é possível confirmar o tamanho exato do dedo da pessoa que vai utilizar a joia. Além disso, caso, em um futuro distante, seja necessária uma alteração, seja por variação de peso corporal ou pela mudança anatômica dos dedos, é possível diminuir ou aumentar o tamanho da peça.

base-ajuste-aro-anel-de-noivado

Sabemos o quão difícil e complexa é essa aventura, que é o processo de aquisição do anel de noivado. É uma jornada cheia de desafios, que não envolvem apenas termos técnicos e a necessidade de adquirir novos conhecimentos, mas também há muita ansiedade e emoção na busca pelo presente perfeito. Então, se você chegou até o final deste longo artigo, parabéns por todo esse esforço. E se ainda restam dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta