AnéisAnéis de Noivado

Tudo o que você precisa saber sobre ajuste de aro de anel

Por 27/04/2017 março 16th, 2018 12 Comentários

Um dos grandes desafios do noivo durante o planejamento do pedido de casamento é descobrir o tamanho do aro do anel da sua futura noiva, sem que ela desconfie de nada. Embora a grande maioria dos futuros pretendentes não poupe esforços para conseguir essa medida de aro, é bastante comum errar o tamanho do anel. Na maioria dos casos, é possível realizar o ajuste de aro e grande parte das joalherias oferece esse serviço como uma cortesia para seus clientes. No entanto, para minimizar a chance de erro, vale a pena se aprofundar um pouco no assunto.

Quando devo solicitar um ajuste de aro?

Se o anel estiver desconfortável no dedo, isto é, muito apertado ou muito folgado, é recomendado que se ajuste o aro da joia. No entanto, é importante considerar alguns aspectos antes de solicitar o procedimento.

O dedo tende a inchar durante dias quentes e contrair em dias mais gelados. Além dessa pequena variação relacionada ao tempo, algumas mulheres costumam sofrer com a retenção de líquidos durante o período menstrual. Portanto, antes de ajustar o aro do anel, vale observar, durante o período de um mês, como o corpo se comporta para definir um tamanho que se adeque a essas variações.

Algumas noivas também perdem muito peso durante os preparativos para o casamento. Vale aguardar o término deste período antes de decidir pela redução de tamanho de aro.

É possível ajustar o aro de qualquer tipo de anel?

Nem todos os tipos de anéis permitem o ajuste de aro. Primeiramente, é importante que o anel seja feito de ligas de metais que o joalheiro consiga trabalhar, como o ouro, a prata e a platina. Também é necessário que o anel possua um espaço livre na base, pois é ali que ocorre o ajuste.

ajuste-de-aro-base

Anel de Noivado Elysian II | Aliança Hearts

Alianças Eternity, por exemplo, não permitem o ajuste, devido aos diamantes que ocupam toda circunferência do aro.

aliança-de-ouro-amarelo-a8-k-royal-a-ajuste-de-aro

Aliança Royal A

Alguns modelos de alianças e anéis de noivado também não permitem o ajustes grandes por causa do design e da largura do aro. Esse tipo de joia demanda um pouquinho mais de cuidado na escolha. Quando este for o caso, seu joalheiro irá alertá-lo.

Gravações no interior do aro também podem impossibilitar um eventual ajuste de aro. Em caso de alianças, a sugestão é realizar a inscrição após a confirmação do tamanho do aro.

Sua busca pelo anel perfeito acabou

O que você está esperando?

Como o ajuste de aro é feito?

As etapas do ajuste de aro podem variar de acordo com a liga metálica do anel. Geralmente, o joalheiro realiza um corte na base do anel com uma serra bem fina.

ajuste-de-aro-ourives

A partir daí, ele retira ou adiciona uma porção de metal e, em seguida, com ajuda de pequenas pinças, reúne as partes soldando o metal.

Se o anel for de ouro branco, é necessário aplicar um novo banho de ródio após o processo de ajuste. Portanto, ajustes de aros de anéis de ouro branco costumam ser mais complexos do que ajustes em anéis de ouro amarelo.

Após o ajuste, vou perceber alguma marca em meu anel?

Não. Quando o ajuste é bem realizado, é impossível notar qualquer alteração de textura, cor ou forma. O aro deve estar nivelado, bem polido e uniforme em espessura.

Quanto tempo demora?

O ajuste de aro é um procedimento delicado que pode demorar de uma a duas semanas, dependendo do modelo da joia e da fila de ajustes de seu ourives. Isso significa ter de ficar longe do anel por alguns dias.

Até quantos números é possível aumentar ou reduzir?

Seu joalheiro é quem deve determinar quantos números você pode alterar. Portanto, não há uma regra e o julgamento de um profissional do ramo é o mais indicado. Apenas ele pode analisar as particularidades de cada joia.

Feitas essas devidas ressalvas, podemos trabalhar com um intervalo de ajuste, apenas como uma orientação geral. Anéis com o aro liso podem ser ajustados, na maioria dos casos, em até 3 números. Anéis com coroa e pedras acessórias no aro podem ser ajustados em até 2 números, para cima ou para baixo, sem comprometer as proporções, cravação e a estrutura da joia.

O que é melhor para a estrutura da joia, reduzir ou aumentar?

Tanto faz. É necessário apenas que o seu joalheiro tome cuidado redobrado com a redução de aro, pois, em se tratando de anéis de noivado e outros anéis com pedras preciosas no aro, é mais seguro aumentar.

Quando o aro é reduzido, a possibilidade da cravação ficar frouxa e as pedras se soltarem aumenta um pouco. Por isso, seu joalheiro deve ter o cuidado de apertar as garras que fixam as pedras preciosas após uma redução de aro. Por outro lado, quando o aro é aumentado as garras não se afrouxam. Por esta razão, é mais seguro para a estrutura da joia, aumentar o tamanho do aro.

Isso não quer dizer que você não pode reduzir o tamanho do aro de seu anel com diamantes. Trata-se apenas de um processo que demanda um pouquinho mais de cuidado.

Quantas vezes é possível alterar o tamanho do aro?

O ideal é que o anel não sofra nenhum ajuste. Contudo, caso seja necessário, seu joalheiro é quem vai fazer esse tipo de avaliação, afinal, cada joia apresenta suas particularidades. De qualquer maneira, é sempre bom evitar fazer mais do que dois ajustes de aro na mesma peça.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

12 Comentários

  • Lucas Henrique disse:

    Consigo alargar uma aliança cravejada com um pedra na máquina ? Alargar 1 numeração

    • Poésie disse:

      Prezado Lucas,

      Aconselhamos que dirija-se a um joalheiro de confiança. Assim, o profissional poderá avaliar a sua aliança e indicar o melhor processo de ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Pâmela Gabrielle disse:

    Consigo ajustar para menor o diâmetro da aliança diamantada?

    • Poésie J disse:

      Olá Pâmela,

      Recomendamos que procure esta informação com o fabricante da sua aliança. Ele poderá informar melhor se é possível realizar um ajuste de aro ou não em sua peça.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Tatiane disse:

    Bom dia, é possível diminuir um anel de 10k?

    • Poésie disse:

      Olá Tatiane,

      No Brasil, não é comum o uso do ouro 10k. Portanto, recomendamos que procure um ourives de confiança que possa indicar profissionais que trabalham com este tipo de liga.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Dhalia Mendes disse:

    Olá,é possível diminuir um anel de compromisso? É de prata e tem 2 círculos dentro banhados a ouro.

    • Poésie disse:

      Olá Dhalia, tudo bem?

      Aconselhamos que dirija-se a um joalheiro de confiança. Assim, o profissional poderá avaliar a sua aliança e indicar o melhor processo de ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Fábio Rodrigues disse:

    Bom Dia:
    Possuo um par de alianças ouro branco (no meu caso é ajuste para alargar e de minha esposa e diminuir) de 18k e gostaria que fosse executado ajuste pois esse par de alianças é símbolo de minha união com minha esposa que fizemos à 18 anos atrás.

    • Poésie disse:

      Olá Fábio, tudo bem?

      Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizá-lo pelo aniversário de casamento.

      Em relação ao ajuste de aro, aconselhamos que dirija-se a um joalheiro de confiança. Assim, o profissional poderá avaliar a sua aliança e indicar o melhor processo de ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Junior disse:

    É possivel reduzir uma aliança feita com Moeda antiga?

    • Poésie disse:

      Prezado Junior,

      Recomendamos que procure o joalheiro ou a joalheria que fabricou a joia. Eles certamente poderão avaliar com mais precisão se a peça pode ou não sofrer um ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo