Diamantes

Como interpretar um certificado de diamante do GIA?

Por 22/02/2018 4 Comentários

Adquirir um anel de diamantes é processo delicado. Como, às vezes, o valor das joias é extremamente elevado, é comum que surjam dúvidas relacionadas à qualidade e veracidade das gemas.

Geralmente, joias com diamantes de valores muito elevados acompanham um certificado laboratorial, que atesta a qualidade da pedra preciosa. Atualmente, o certificado mais respeitado no universo da joalheria é o dossiê emitido pelo GIA, laboratório reconhecido por sua rigidez e qualidade de análise.

Neste artigo, vamos auxiliá-lo a entender melhor o certificado GIA, já que é documento aceito em todo o mundo.

Você sabe o que é GIA?

GIA é a sigla do Gemological Institute of America (Instituto Gemológico da América), uma instituição de pesquisa e estudo de gemas. O laboratório é, sem dúvida, a maior autoridade de certificação de gemas no mundo.

Quando um diamante é certificado pelo GIA, significa que ele passou por uma avaliação laboratorial criteriosa. A análise é feita segundo um sistema de avaliação de diamantes criado pelo próprio GIA, em meados de 1940, conhecido como os 4 C’s. Segundo este sistema, os diamantes são classificados de acordo com quatro características: Color – Cor, Carat – Peso, Clarity – Pureza e Cut – Corte.

O certificado resultante de análise de uma gema pelo GIA é bastante detalhado e até um pouco complexo. Assim, muitas pessoas não sabem muito bem como interpretar as informações descritas. Abaixo, selecionamos a amostra de um certificado de um diamante de 50 pontos. Destrinchamos os principais pontos avaliados pelo GIA.

como-ler-um-certificado-do-gia

1. Data

A data em que o diamante foi examinado pelo GIA.

2. Report number (número do GIA)

Uma sequência única de números, registrada no banco de dados do GIA. Este mesmo número é inscrito no diamante analisado, através de um laser. O certificado digital pode ser acessado através deste link. Basta inserir o número do gia do diamante de seu anel.

3. Shape and cutting style (formato e lapidação)

Essas informações dizem respeito ao formato e à lapidação do diamante. O formato está relacionado ao design do diamante: redondo, ovalado, triangular, hexagonal, baguette, french-cut, navette, briolette, entre outros. A lapidação é o arranjo e quantidade de facetas dentro do corte (brilhante, degrau, cabochão, mista, princess).

Um exemplo é que um diamante redondo pode, ou não, ser um brilhante. Isso dependerá do tipo de lapidação que a pedra recebeu. Abaixo, a imagem mostra um diagrama de dois diamantes de formato redondo. No entanto, um possui uma lapidação 8/8 (oito oito), que possui menos facetas e o outro brilhante, com 58 facetas.

lapidação-oito-oito-e-brilhante

Saiba mais sobre a lapidação brilhante em: Qual a diferença entre brilhante e diamante?

4. Measurements (medidas)

São as dimensões do diamante em milímetros e devem ser lidas da seguinte maneira: comprimento x largura x profundidade.

5. Carat weight (peso em quilates)

A medida de peso utilizada é o quilate.

É importante lembrar que 1 quilate equivale a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g). Além disso, no mercado de diamantes, o termo “ponto” é muito utilizado. 1 quilate equivale a 100 pontos (1ct = 100 pontos ou 1 ponto = 0,01 ct).

tabela-de-conversão-carats-quilates-gramas-pontos

A pedra analisada no certificado acima, por exemplo, pesa 0,50ct ou 50 pontos.

Saiba mais sobre o assunto em: O que é quilate? e Aprenda Sobre Diamantes 4 C’s – Classificação de Peso (Quilates)

6. Color grade (classificação de cor)

Este item analisa qual a graduação de cor do diamante. O método utilizado para avaliar a cor dos diamante é o D-Z, desenvolvido pelo próprio GIA. Nesta tabela, D é o diamante incolor (a melhor classificação) e Z (a pior classificação) é o diamante que apresenta um tom amarelado mais forte.

sistema-de-classificação-de-cor-gia-diamantes-4-c

Foto: GIA

O diamante ideal é incolor e é classificado como D. No entanto, a maioria dos diamantes disponíveis no mercado de joias, apresentam um tom levemente amarelado, quase imperceptível para um leigo. À medida que a cor amarelada fica evidente, ele perde valor e ganha uma classificação mais baixa.

Para saber mais sobre a classificação de cor de um diamante acesse: Aprenda Sobre Diamantes: 4 C’s – Classificação de Cor

7. Clarity grade (classificação de clareza)

O GIA criou uma escala que mede a quantidade de imperfeições existentes no diamantes. Este item é o resultado da análise dessas inclusões em seu diamante.

diamante-claridade-pureza

Foto: GIA

São avaliados cinco critérios em relação às inclusões: quantidade, posição, tamanho, natureza e cor. Segundo os critérios criados pelo GIA, os diamantes devem ser analisados com lupas com 10x de aumento. Diamantes muito puros, são mais raros e, consequentemente, mais caros.

Para saber como funciona a tabela de classificação de clareza, leia o artigo: Aprenda Sobre Diamantes: 4 C’s – Classificação de Clareza

8. Cut grade (classificação de corte)

A classificação de corte avalia aspectos relacionados à qualidade da lapidação. São analisados diversos fatores, como proporções, simetria e polimento. A maioria dos especialistas consideram o corte a principal característica na hora de classificar um diamante. É a qualidade do corte que vai determinar o quanto a pedra vai brilhar e se irá produzir o famoso estouro de luz. Um diamante com uma cor ruim e um corte perfeito pode brilhar mais do que outro de cor boa, mas com um corte de má qualidade.

diamante-qualidade-do-corte

Foto: GIA

O corte pode ser classificado de excellent (excelente) a poor (inferior).

Aprenda mais sobre o corte do diamante neste artigo: Aprenda Sobre Diamantes 4 C’s – Classificação de Corte

9. Polish (polimento)

Avalia o polimento da superfície do diamante. Pode ser classificada de excellent (excelente) a poor (inferior).

10. Symmetry (simetria)

Avalia a simetria entre o corte, formato e alinhamento de facetas do diamante. Pode ser classificada de excellent (excelente) a poor (inferior).

11. Fluorescense (fluorescência)

Avalia a intensidade da cor que o diamante emite sob luz ultravioleta de onda longa. Pode variar de nenhuma (none) até muito forte (very strong). Apenas 25% a 35% dos diamantes no mundo apresentam algum grau de fluorescência importante. Trata-se mais de uma característica da pedra do que um sistema de classificação de qualidade de diamantes.

diamantes-fluorescencia

Foto: GIA

12. Clarity characteristics (características da pureza)

Este item reporta as características das inclusões e imperfeições do diamante. Elas podem ser cavidades, recortes naturais, nós, furos feitos por laser, facetas extras, cristais de outros minerais, entre outros.

13. Inscriptions (inscrições)

Reporta qualquer texto, simbolo e logos inscritas no cinturão do diamante.

14. Proportions (diagrama de proporção)

Uma representação gráfica das proporções do diamante analisado.

15. Selo de autenticidade GIA

Selo com micro impressões, marca d’água e impressão holográfica que verifica a integridade do documento.

16. Gia color scale (escala de classificação de cor)

Ilustra a tabela de classificação de cor do GIA.

17. Gia clarity scale (escala de classificação de claridade)

Ilustra a tabela de classificação de claridade do GIA.

18. Gia cut scale (escala de classificação de corte)

Ilustra a tabela de classificação de corte e do GIA.

19. QR CODE

Um código de barras bidimensional que, quando digitalizado, verifica os dados do certificado no banco de dados GIA.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

4 Comentários

  • Amanda disse:

    Aonde consigo fazer o gia? Tenho que enviar a peça fora do país ou tem alguém que os represente no brasil?

    • Poésie disse:

      Olá Amanda, tudo bem?

      Para informações sobre certificação laboratorial internacional GIA, aconselhamos que entre em contato com a empresa através do site http://www.gia.edu

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Halana Moriggi disse:

    Os diamantes Poesié possuem alguma certificação que confirmam sua autencicidade?

    • Poésie disse:

      Prezada Halana,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

      Todos os nossos anéis acompanham um certificado da própria Poésie, que autentica os materiais utilizados no anel, no caso, pedras naturais e ouro 18k.

      Os anéis de noivado com diamante (incolor) central acima de 35 pontos acompanham certificação laboratorial internacional GIA.

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo