Nos últimos anos, a caveira se tornou um símbolo muito apreciado na cultura popular, aparecendo no universo da moda, do design e dos objetos decorativos. Se antes ela era considerada um símbolo subversivo e reduzido a públicos de gostos mais peculiares, hoje, ela vem conquistando verdadeiros aficionados, que colecionam diversos itens com caveiras. Mas será que um símbolo tão forte poderia ser o tema de uma joia tão especial quanto um anel de noivado?
Anel de Noivado Afterlife I | Anel de Noivado Afterlife II
Significado da caveira
Alguns símbolos são elementos muito poderosos no universo das artes e comunicação de maneira geral. Ao olhar um desenho de um coração, por exemplo, você imediatamente é capaz entender tudo aquilo que ele representa. A caveira é um desses símbolos que transmitem uma forte mensagem e já conquistou seu lugar no imaginário popular.
O símbolo atravessou a história, sendo possível encontrar referências mais antigas, já que você pode encontrá-la em uma pintura barroca do século XVI, por exemplo, mas também tem presença marcada no dias atuais, aparecendo em estampas de camiseta, joias, sapatos, entre outros.
E por que este é um símbolo que causa tanto fascínio?
A caveira é a representação de uma pessoa que um dia já esteve viva. Portanto, é um lembrete muito evidente da finitude de nossa existência! Na verdade, essa interpretação aparece em diversas culturas.
Assim, durante os séculos, as caveiras foram reproduzidas frequentemente em pinturas religiosas e na arte Vanitas como uma maneira de lembrar as pessoas que a vida é frágil e que cada dia deve ser aproveitado em sua totalidade.
Foto: Still Life with Bouquet and Skull de
Adriaen van Utrecht, c.1642 – Fonte: Wikimedia Commons
No entanto, embora as caveiras tenham uma clara ligação com a mortalidade do homem, elas também transmitem outros significados ao redor do mundo. Em algumas culturas, acredita-se que a morte não é o fim da existência, portanto, a caveira pode representar a mudança, transformação, força e proteção.
Este significado também evoluiu ao longo dos séculos e, recentemente, ela se transformou em uma representação do diferente, do inesperado e de tudo aquilo que não é tradicional, tornando-se um símbolo de subculturas ligadas à uma estética dark e alternativa.
Um anel de noivado com caveira e diamante negro
Quando falamos em anel de noivado, qual a primeira imagem que vem à sua mente? É bastante provável que você pense em um tradicional anel solitário de diamante. E faz sentindo se lembrar dele: o anel de noivado solitário tem sido um ícone do pedido de casamento há pelo menos 100 anos. No entanto, isso não significa dizer que este modelo fará sentido para todas as futuras noivinhas. Nem toda mulher sonha em ostentar um tradicional anel de diamantes como símbolo do seu noivado. Para algumas delas, essa joia deve carregar um significado ainda mais profundo, sendo uma verdadeira declaração de que não são como o resto do mundo: são únicas, diferentes!
Pensando nessas futuras noivas, que são tão negligenciadas pelas joalherias tradicionais, apresentamos o Anel de Noivado Afterlife. Esta joia foi desenhada para aquelas que abraçam com orgulho uma faceta um pouco mais obscura e singular de sua própria personalidade.
Com um design inspirado no romantismo vitoriano, esta joia explora o contraste da delicadeza dos arabescos com o poderoso simbolismo do diamante negro, que esconde uma pequenina caveira abaixo da coroa.
Sim! Definitivamente, este não é um anel para qualquer pessoa.