Skip to main content
Anéis de NoivadoDiamantes

Tudo sobre diamantes princess (quadrado), uma lapidação perfeita para anéis de noivado

O corte princess ou quadrado é o segundo tipo de lapidação mais popular de diamantes, ficando atrás apenas dos brilhantes redondos. Entre todos os tipos de corte quadrado – princess, asscher, radiant e esmeralda – ele é o que apresenta maior brilho.

Diamante princess quadrado

Principais características

O corte princess é uma versão quadrada do brilhante redondo (a lapidação mais comum no mercado brasileiro), geralmente com 57 ou 76 facetas. Visto de frente, é quadrado e com quinas bastante nítidas. No entanto, quando observado pelas laterais, parece uma pirâmide invertida.

diagrama-diamante-corte-princess

Diamantes lapidação princess

A forma piramidal com quatro lados chanfrados cria mais dispersão de luz do que qualquer outro tipo de corte quadrado. Portanto, é o corte de forma quadrada ou retangular com maior brilho.

Por se tratar de um corte patenteado, alguns laboratórios também se referem ao princess como brilhante retangular modificado ou brilhante quadrado modificado em seus pareceres.

A história

Originalmente, o nome princess estava relacionado a um corte chamado profile, criado pelo lapidador inglês Arpad Nagy, em 1961. No entanto, também existem outros precursores do corte princess. Muitos acreditam que um corte quadrado com quinas arredondadas, o Barion, criado em 1971 por Basil Watermeyer, preparou o terreno para o surgimento do corte princess. Como o Barion demonstrou ser um corte extremamente complexo e de difícil execução, logo perdeu espaço para uma evolução, o corte Quadrillion, com 49 facetas, criado por Ygal Perlman, Betzalel Ambar, e Israel Itzkowitz.

Diamante princess

Após anos de pesquisa em ótica, em 1979, os inventores do quadrillion conseguiram criar uma gema com 58 facetas com um arranjo similar ao brilhante redondo. Nascia o corte princess moderno, ou brilhante quadrado modificado, que é utilizado na joalheria atualmente.

Por que um diamante princess?

Para quem busca um formato quadrado, um diamante princess, por causa de suas facetas extras, tem uma enorme capacidade de dispersão de luz, ou seja, de brilhar. O corte também esconde inclusões de maneira bastante eficiente.

O corte princess é muito popular em anéis de noivado e alianças. Costuma agradar mulheres de gosto moderno e com estilo minimalista. Veja a Aliança Prelude II, por exemplo.

Aliança de noivado Prelude II

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta