Colares

Como faço para saber a medida do meu colar?

Por 23/10/2018 Sem comentários

O tamanho ideal do colar é determinado pelo comprimento total da corrente em relação ao perímetro de seu pescoço. Embora existam medidas e tamanhos padrão, tome sempre como referência a circunferência do seu pescoço. Neste artigo, reunimos algumas dicas que podem auxiliá-la na hora de escolher o tamanho da sua corrente.

colar-spica-virgem-amarelo-modelocorrente-ouro-18k

Colar Spica de Virgem II – 45 cm

Como medir a minha corrente?

Se você possui uma corrente de referência, basta medir seu comprimento com o auxílio de uma régua ou fita métrica. Algumas joalherias incluem o tamanho do fecho do colar na medida total da corrente, enquanto outras não. Em média, um fecho comum mede 1,5 cm. Na Poésie, por exemplo, a medida do fecho está inclusa no comprimento total da corrente.

como medir colares3

Medindo seu pescoço

Caso você não possua uma corrente de referência, é possível determinar o tamanho do colar a partir da medida de seu pescoço. Utilize uma fita métrica para tirar a medida rente à base do pescoço. A partir dessa medida adicione de 5 cm a 10 cm para calcular o comprimento da corrente. Caso você deseje um colar curto, adicione 5 cm à medida encontrada. Se preferir uma corrente de comprimento médio, adicione 10 cm. Por outro lado, se você está em busca de uma gargantilha, um colar bem justo ao pescoço, adicione 2 cm à medida do pescoço.

Para verificar se a medida obtida está correta, você pode confirmar como a corrente ficará em seu colo com auxílio de um pedaço de barbante. Neste caso, basta cortar um pedaço de barbante na medida encontrado e colocar em torno do seu pescoço.

medida-pescoço-colar

Escolha uma medida padrão

Pode ser que, durante o processo de medição do seu pescoço, você encontre uma medida que esteja fora dos comprimentos padrão de correntes. É importante entender que as medidas de colares, geralmente, variam de 5 em 5 centímetros. Por exemplo, a gargantilha tradicional mede 40 cm, enquanto o colar princesa 45 cm. Já o colar matinee possui 50 cm de comprimento, ficando a uma altura próxima à clavícula. Isso, é claro, tomando como referência um pescoço de medida média, isto é, com 35 cm de perímetro.

Caso a medida encontrada fique entre duas medidas padrão, na maioria dos casos, você precisará optar entre a mais curta ou a mais comprida. Neste caso, vale provar correntes do tamanho padrão em joalherias ou fazer o teste do barbante.

Veja abaixo algumas medidas padrão:

tabela-de-medidas-colares-correntes-poesie-01

tamanho-correntes-colares

Correntes de 40 cm e 50 cm

Correntes de 35 cm a 40 cm

Chamadas de gargantilhas ou chockers, essas correntes são rentes ao pescoço. É possível adicionar um pingente ou utilizá-las em conjunto com correntes maiores.

Correntes de 45 cm a 50 cm

De comprimento curto, este tipo de corrente cai na altura da clavícula, mas podem passar um pouco dessa altura. Elas ficam aparentes com a maioria dos tipos de decotes.

Correntes de 55 cm a 60 cm

Este tipo de corrente fica posicionado a uma altura um pouco acima do busto. Versátil, esta medida de corrente dá destaque para o colo e cai bem com vários tipos de decotes.

Correntes de 65 cm a 80 cm

Essas correntes são longas, utilizadas próximas à linha do busto. Geralmente, a corrente de 70 cm costuma ficar na altura do busto feminino.

Correntes de mais de 80 cm

Super longas, elas ultrapassam a linha do busto e, geralmente, são utilizadas dando duas voltas na corrente.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo