AliançasAnéis de NoivadoDiamantes

O que são pontos? A palavra que sempre aparece na hora de comprar anéis de noivado e alianças

Por 26/05/2014 Sem comentários

Se você está procurando um anel de noivado, uma aliança ou até uma joia para dar de presente para sua amada, é certo que já encontrou o termo “pontos” em sua jornada. Você, provavelmente, ouviu algo como “este anel de noivado tem 50 pontos”. Afinal de contas, o que isso quer dizer?

Algumas pessoas acha que pontos são a quantidade de diamantes em determinada joia, outros pensam que pontos são a quantidade de facetas de um diamantes e há aqueles que acham que pontos são uma nota aplicada a determinado diamantes. Vamos, então, entender o termo para que não haja mais confusão.

diamantes-pontos-quilates

O termo ponto para a joalheria é uma medida de peso dos diamantes. Assim, quando alguém diz que um diamante possui 20 pontos, está dizendo que aquele diamante pesa 20 vinte pontos. Da mesma maneira, se você encontrar uma aliança com uma descrição como “aliança com 40 pontos”, significa que a quantidade total de diamantes da joia pesa 40 pontos.

Para entender exatamente quanto pesa 1 ponto, é importante conhecer o significado de outro termo tão comum na joalheria: o quilate. O quilate também é uma medida de peso dos diamantes, de maneira que 1 quilate corresponde a 0,2 gramas ou 200 miligramas. O ponto é uma medida que equivale 0,01 quilates, ou seja, 100 pontos correspondem a 1 quilate. Resumindo:

100 pontos = 1 quilate = 0,2 gramas

Agora que você já sabe o que é ponto, quando estiver pesquisando por seu anel de noivado ou aliança, é importante saber se os pontos que lhe forem informados correspondem a todos os diamantes da joia ou a um diamante específico. Isso é essencial, pois o preço dos diamantes sobe exponencialmente com o peso.

diamante-grande-4-c

Na prática, 10 diamantes de 10 pontos pesam 1 quilate, mas juntos custam muito menos do que um diamante de 1 quilate! Por isso, o valor de joias com o mesmo peso em diamantes pode variar bastante, dependendo do tamanho e qualidade dos diamantes.

Por exemplo, o Anel de Noivado Uni Princess II possui 32 diamantes que pesam juntos 45 pontos. Só a pedra central tem 15 pontos.

Para se aprofundar no assunto, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Aprenda Sobre Diamantes – Classificação de Peso (Quilates)
Qual a diferença entre brilhante e diamante?

Caso haja mais dúvidas, basta deixar um comentário, que responderemos com prazer.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Compartilhe com um amigo