Você decidiu que vai comprar um anel de noivado, mas, logo nos primeiros momentos, já foi confrontado com um mar de informações, não é mesmo?
Para tentar contornar um pouco essa situação, elaboramos um guia de compra rápido para você que não quer gastar muito tempo solidificando sua curva de aprendizado sobre joias e anéis de noivado. A ideia aqui é te apresentar, na medida do possível, uma resposta mastigada e simples. Assim, se no decorrer deste post você sentir que precisa entender melhor o porquê de algumas coisas, nossa recomendação é que você leia este guia completo: 40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento. Lá, você encontrará explicações mais profundas.
Qual modelo escolher?
Do clássico anel solitário aos elaborados anéis com arabescos, você encontrará uma infinidade de modelos à sua disposição. Se você tem muitas dúvidas e não sabe ao certo o gosto da sua futura noiva, existem modelos à prova de balas, já testados e que sobreviveram ao teste do tempo.
Se o seu bolso é mais fundo e seu orçamento é maior, você deve escolher um solitário clássico com diamante grande. Eis algumas opções (basta clicar na foto para mais informações):
Se um solitário tradicional extrapola um pouco o seu orçamento, escolha um anel com halo, ou seja, com um diamante central menor rodeado por outros brilhantes. Este modelos já fizeram parte de centenas de pedidos de casamento e agradam bastante (basta clicar na foto para mais informações).
Leia mais:
- Dicas para escolher um anel de noivado com design atemporal
- Você sabe o que é um anel de noivado com halo?
- Devo comprar um anel de noivado solitário ou outro modelo?
- Dicas para escolher o anel de noivado de acordo com o estilo dela
Quanto gastar em um anel
Utilize o bom senso! Nada de comprometer as finanças do casal com uma aquisição como essa, mas também não faz sentido nenhum parecer mesquinho em um momento tão especial como esses. A resposta está no meio do caminho.
Ouro amarelo ou ouro branco
Se você está com dúvidas e não tem certeza, a melhor escolha é sempre o amarelo, pois é a cor mais vendida e que demanda menos manutenção com o decorrer do tempo.
Raramente, a questão da cor costuma ser um problema. No entanto, caso ela não agrade sua futura noiva, a grande maioria das joalheira efetuará a troca para você, sem custos. Verifique antes de realizar sua compra.
Diamante, rubi, esmeralda, safira ou pedras sintéticas?
Indiscutivelmente o diamante!
Como saber o tamanho do aro?
Acertar o tamanho do aro é muito mais uma arte do que uma ciência, afinal, são muitas variáveis. Para você que está com pressa, o caminho mais rápido, acredite, é bater um papo com um de nossos consultores. Basta entrar em contato conosco.
Sua segunda alternativa é um paquímetro, que é uma ferramenta utilizada para medir pequenas distâncias. Se você não tem um, provavelmente algum amigo ou parente tem! Meça o interior do aro de um anel dela e verifique o tamanho do aro na tabela a seguir.
Quer se aprofundar mais no assunto? Basta ver estes 9 métodos para descobrir tamanho de aro.
Em que dedo se usa o anel de noivado?
Dedo anelar da mão esquerda.
Leia mais:
- Como usar anéis de noivado e alianças?
- Por que usamos aliança e anel de noivado no dedo anular (ou anelar)?
Joalheria virtual ou joalheria tradicional?
As joalherias virtuais apresentam uma gama muito maior de opções do que uma joalheria tradicional, mas a entrega do produto não é imediata. O que é mais importante para você: tempo ou opções? Lembre-se que, em tese, você só vai fazer o pedido de casamento uma vez na vida, portanto, não é preciso se apressar tanto.
Joalherias virtuais te oferecem discrição, se você não quer ser visto entrando em uma joalheria ou se sente intimidado por aquele tipo de ambiente.
Por outro lado, a joalheria tradicional oferece contato humano e a oportunidade de tocar nas peças. Embora a grande maioria das joalherias virtuais ofereça trocas sem custos, tem gente que precisa “ver com as mãos” e não apenas com os olhos.
Como saber se uma loja é confiável
Seguem algumas dicas para você se afastar de problemas:
- Sempre desconfie de negócios que parecem bons demais.
- Faça sua pesquisa em sites como Reclame Aqui.
- Tempo de operação! Joalheiras, muito mais do que qualquer outro negócio, vivem de reputação. Assim, é praticamente impossível, principalmente para joalherias virtuais, que são investigadas por milhares de consumidores todos os dias, sobreviverem por vários anos sem prestar um serviço de qualidade. A Poésie, por exemplo, está no mercado desde 2011 e tivemos a felicidade de participar de centenas de pedidos de casamento.
- Interaja com as marcas de seu interesse em redes sociais. Faça perguntas e tente tirar dúvidas via Facebook ou Instagram, por exemplo. Em seguida, avalie o tempo de resposta, qualidade do atendimento e etc. Um bom atendimento por esses canais costuma ser um bom indicador.
Bônus: pontos importantes para o seu pedido de casamento
- Mantenha segredo e faça uma surpresa.
- Fique de joelhos (tradicional, mas um gesto poderoso).
- Registre o momento com fotos e vídeos.
Últimas considerações
Conforme informamos no início do artigo, a ideia aqui foi tentar restringir um pouco o escopo e apresentar as coisas de maneira bastante sucinta. Assim, se você chegou até aqui e sentiu a necessidade de se aprofundar um pouco mais, sugerimos que leia o artigo a seguir, que vai te transformar em faixa preta sobre anéis de noivado e pedidos de casamento: 40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento.