Anéis de Noivado

Dicas para escolher um anel de noivado com design atemporal

Por 19/01/2018 Sem comentários

O anel de noivado não é uma joia comum. Símbolo do compromisso entre duas pessoas, ela será usada por anos e anos, e pode até mesmo se tornar uma relíquia da família.

Como nossos gostos e percepção de beleza mudam com o passar dos anos, ao escolher um anel de noivado, é importante pensar em uma joia cujo design se adapte bem não apenas hoje, mas também ao longo de toda vida da mulher que vai utilizá-la, independente das mudanças nos costumes e moda. Para essa missão, há designs poderosos, que já sobrevieram a diversas mudanças culturais. Vamos entender como identificá-los.

Na dúvida, aposte no clássico

Olhe uma foto sua de 10 ou 15 anos atrás. Naquele instante, eternizado na imagem, você pensava estar em seu melhor momento: roupas, sapatos, cabelos perfeitos e super modernos. Hoje, vendo a foto, provavelmente, você deu muita risada do seu visual. Isso acontece. A moda muda e, quando você enjoa da sua roupa ou do seu calçado, você renova o seu guarda-roupa comprando novos itens.

aliança-de-noivado-solitario-petit-solitaire-ouro-amarelo-18k

Anel de Noivado Petit Solitaire II

No entanto, com uma joia tão especial quanto um anel de noivado, não funciona assim. Este anel deve agradar à noiva, tanto no aniversário de casamento de 10, 20 ou 30 anos, quanto agradou no pedido de casamento.

Existe um motivo para alguns estilos de roupas, decoração e joias serem chamados de clássicos: eles resistem ao teste do tempo e não são vinculados a apenas um período da história.

O modelo de anel solitário é considerado o clássico dos clássicos das joias de noivado: um belo diamante redondo em destaque, cravado com, geralmente, seis garras, é projetado para fora de um aro liso e delicado. Este é o design que, há mais de 100 anos, foi consagrado como símbolo máximo dos pedidos de casamentos.

anel-noivado-solitario-promise-branco

Anel de Noivado Promise I

Apostar neste tipo de modelo e suas variações é uma escolha segura e inteligente. É pouco provável que algo saia errado, a curto ou longo prazo, caso você opte pelos solitários.

Veja alguns modelos de anéis de noivado clássicos que provam que menos é mais neste artigo.

Escolha anéis de noivado que simulem um solitário

Anéis solitários geralmente demandam uma pedra central de tamanho considerável. Portanto, é natural que os valores dessas peças sejam mais elevados. Assim, se este tipo de joia ficar fora do orçamento, você pode optar por anéis com traços clássicos, com diamantes menores, que simulam um anel solitário.

aneis-de-noivado-diamante-uni-oui

Anel de Noivado Uni II | Anel de Noivado Oui II

Para atingir este efeito, alguns designs de anéis de noivado combinam diamantes em forma de halo, ao redor do diamante central, produzindo muito brilho. Este é o caso dos modelos de anéis abaixo:

01 anel-uni-princess-branco

Anel de Noivado Uni Princess I

02 anel-noivado-essenza-amarelo

Anel de Noivado Essenza II

03 anel-wish-amarelo

Anel de Noivado Wish II

04 anel-noivado-oui-branco

Anel de Noivado Oui I

Se você está em dúvida entre comprar um solitário ou outro modelo, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Devo comprar um anel de noivado solitário ou outro modelo?

Observe o estilo da futura noiva

Por outro lado, se sua intuição diz que a sua futura noiva tem um estilo de moda bem demarcado, e que um solitário pode não combinar muito com a personalidade dela, vale observar o que ela veste e qual o seu estilo de vida para tentar compreender seus gostos.

aliança-de-noivado-simples-e-extravagante

Por exemplo, se ela tem um dia a dia mais dinâmico e tende a ser uma pessoa mais prática, um anel com muitos detalhes e pedras muito grandes e projetadas, pode não combinar com o estilo de vida dela a longo prazo.

Se você tiver acesso, faça uma pesquisa na caixa de joias dela. Observe o que ela utiliza no dia a dia e se ela usa muitos acessórios ou não. Esta dicas podem ser valiosas para acertar no estilo de anel de noivado perfeito para ela.

Quer se aprofundar neste assunto? Sugerimos a leitura do seguinte artigo: Dicas para escolher o anel de noivado de acordo com o estilo dela

Diamantes são eternos

Se você não sabe se deve escolher entre o diamante ou outra pedra colorida para o anel de noivado, a aposta mais segura é, sem dúvida, o diamante.

Você já deve ter ouvido a frase “diamantes são eternos”. De fato, eles praticamente são, afinal, costumam ter alguns bilhões de anos de idades. Além disso, também são símbolos que, há décadas, ajudam a eternizar românticos pedidos de casamento.

Seu brilho incolor é clássico e fácil de ser combinado com diversos estilos de joias e acessórios.

anel-de-noivado-diamante-safira-pedra-colorida

Anel de Noivado Uni II | Anel de Noivado Uni II-Sa

Isso não significa que adicionar um pouco de cor ao anel de noivado não seja uma boa opção. No entanto, caso você esteja considerando comprar um anel de noivado com pedra colorida, é importante avaliar algumas variáveis. Aprenda mais sobre o assunto nos artigos “Pedras de anéis de noivados e seus significados” e “Anéis de noivado com pedra colorida: qual escolher?“.

Escolha metais duráveis e de cores neutras

Se você está pensando em investir em um anel que seja utilizado por décadas, é importante pensar também na durabilidade desses materiais.

O ouro 18k é a liga tradicional da joalheria e vai resistir ao teste do tempo. Com alta pureza, ela é composta por 75% de ouro e 25% de outros metais. Esta mistura com outros metais é essencial, pois melhora a resistência do ouro puro (24K), que é um metal bastante maleável.

anel-de-noivado-solitario-ouro-amarelo-branco

Anel de Noivado One I (ouro branco) | Anel de Noivado One II (ouro amarelo)

No Brasil, os tons de ouro mais utilizados para anéis de noivado são o amarelo e o branco. Essas cores são atemporais, neutras e consideradas tracionais na joalheria.

Se você estiver em dúvida de qual cor de ouro escolher, branco ou amarelo, vale considerar o gosto dela em relação às joias, qual será a cor das alianças do casal no futuro e o tipo de manutenção que cada cor de ouro demanda. Para se aprofundar neste assunto, recomendamos a leitura do artigo “Anéis de noivado: ouro amarelo vs ouro branco“.

É importante lembrar que o ouro e os diamante são resistentes e feitos para durar gerações, mas demandam cuidado. Para saber mais como cuidar do anel de noivado, vale dar uma olhada no artigo “Cuidados com anéis de noivado e alianças“.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta