Skip to main content
Anéis de formatura

Anel de sinete: uma opção robusta e sofisticada para simbolizar a formatura

De objeto funcional à fonte de inspiração para confecção de anéis modernos, o sinete é um objeto fascinante que conseguiu entrar para o mundo da joalheria através dos famosos anéis de sinete. Além de uma estética imponente, os anéis desse estilo carregam o peso histórico de terem sido amplamente utilizados no passado pela realeza e pela nobreza.

Nesse artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse estilo de joia que foi resgatado do passado e que se tornou um opção muito requisitada para simbolizar a formatura.

O que é um sinete?

O sinete é um instrumento antigo, composto por uma haste curta de madeira e uma placa de metal anexada na parte inferior. O metal é personalizado com uma gravação em baixo relevo, podendo ser um brasão, um monograma, uma pequena escrita ou um símbolo. Quando o sinete é pressionado contra a cera derretida, um lindo selo surge. Dessa forma, grandes líderes usavam o sinete como uma espécie de carimbo ou de assinatura para autenticar documentos e cartas.

sinete-selo-lacre-de-cera

O que é um anel de sinete?

Como o sinete tinha grande importância no passado, tornou-se comum a sua versão em formato de anel. O anel de sinete normalmente era confeccionado em ligas metálicas (ouro, prata ou outros) e a parte superior da joia possuía um emblema entalhado no metal. Essa variedade de sinete era igualmente funcional, porém, um pouco mais prática, pois estava sempre no dedo do seu dono.

Quando o sinete e o anel de sinete se tornaram dispensáveis para autenticar documentos, eles caíram em desuso. Os anéis de sinete criados pela joalheria moderna nada mais são do que modelos inspirados nos antigos anéis utilizados para criar selos. Os modelos atuais não são funcionais, possuindo apenas finalidade estética ou simbólica.

anel-de-sinete

Anel de Formatura de Direito Sinete – Poésie Joias

A ideia de sofisticação e poder que um anel de sinete passa até os dias atuais está, sem dúvida, associada ao que ele representou no passado. Esses anéis praticamente apontavam o status social do usuário, afinal, eles eram usados apenas por grandes líderes ou por pessoas com cargo de confiança. Pelo anel e pelo brasão representado nele, era fácil identificar que se tratava de um membro da nobreza.

Anéis de sinete para formatura

Anéis de sinete possuem um visual imponente e, por serem inspirados em um adereço de outra época, remetem ao estilo vintage. Se no passado eles eram usados apenas por um grupo seleto e eram considerados objeto de trabalho, hoje, as versões modernas estão na lista de desejos de muitos acadêmicos para simbolizar um dos momentos mais importantes da vida de um profissional, que é a formatura.

Provavelmente esse interesse teve início a partir dos primeiros anéis de formatura que se têm relatos, utilizados pelo formandos da academia militar de West Point, Estados Unidos, em 1835. Essa turma utilizou anéis pesados, com design mais quadrado e com emblemas que remetiam à instituição de ensino. Basicamente, o visual dos anéis de formatura dessa turma tinha características similares aos dos anéis de sinete da antiguidade. E foi justamente os anéis dessa turma de 1835 de West Point que serviram de inspiração para milhares de anéis de formatura do mundo todo.

anel-formatura-direito-sinete-ii-mao-poesie

Anel de Formatura de Direito Sinete II – Poésie Joias

anel-formatura-medicina-veterinaria-mao-prata-925-poesie

Anel de Formatura de Medicina Veterinária Sinete (Prata 925) – Poésie Joias

Pensando em profissionais de várias áreas que buscam um anel de formatura com muito impacto visual e sofisticação, a Poésie Joias criou modelos exclusivos de anéis de formatura de sinete com os símbolos oficiais dos cursos. Os modelos dessa coleção são robustos, confeccionados com materiais nobres, trazem a estética dos antigos anéis de sinete aliada com a perfeição de detalhes que a joalheria moderna consegue alcançar.

1. Anel de Formatura de Direito Sinete

Nossa consagrada coleção de anéis de formatura de direito ganhou mais um modelo exclusivo: o Anel de Formatura de Direito Sinete. Esse modelo surpreendente possui uma coroa de aproximadamente 12,30mm, meticulosamente desenhada para dar o devido destaque ao símbolo da balança da justiça, que representa o curso de direito. Seu aro robusto com 6,00mm de largura combina a beleza do ouro com o vermelho intenso do rubi natural.

anel-de-formatura-de-direito-sinete

anel-direito-sinete-ii-estojo-aberto

2. Anel de Formatura de Medicina Sinete

Esse modelo é a opção ideal para médicos e médicas que procuram um anel que evidencie ao máximo o símbolo que o curso de medicina carrega com tanto orgulho: o Bastão de Asclépio, também conhecido como Bastão de Esculápio. Esse símbolo, que é composto por um bastão com uma serpente entrelaçada, é apresentado no centro da coroa do anel. Ao seu redor, pequeninas esferas e delicados arabescos reforçam o estilo rebuscado dessa joia. Seguindo a tradição de utilizar a pedra do curso em anéis de formatura, esse anel de medicina possui uma esmeralda em cada lado do aro.

anel-formatura-medicina-sinete-poesie

3. Anel de Formatura de Medicina Veterinária Sinete

O símbolo do curso de medicina veterinária também exibe o bastão de Asclépio, contudo, para deixar o símbolo mais exclusivo, o CFMV inseriu a letra “V” de veterinária. Por isso, esse anel de formatura, inspirado nos antigos anéis de sinete, carrega o símbolo oficial do curso de medicina veterinária em destaque na coroa. Sem dúvida, esse modelo impressionante agradará a formandos e formandas que desejam um anel de formatura robusto e, ao mesmo tempo, sofisticado.

anel-formatura-medicina-veterinaria-sinete-poesie

4. Anel de Formatura de Enfermagem Sinete

Além dos delicados anéis de enfermagem que a nossa coleção já possui, agora contamos com o exuberante Anel de Formatura de Enfermagem Sinete. Esse modelo carrega o símbolo do curso, composto por uma lâmpada a óleo e uma serpente. Além disso, cada lateral do aro exibe uma bela esmeralda natural.

anel-formatura-enfermagem-sinete-poesie

Esta é uma opção robusta e cheia de personalidade para enfermeiros e enfermeiras que desejam coroar a formatura de enfermagem de maneira sublime.

5. Anel de Formatura de Engenharia Sinete

O campo da engenharia é muito amplo, por isso, cada curso possui elementos distintos para caracterizá-lo. Entretanto, a engrenagem é o símbolo que representa toda a área da engenharia. Por isso, o Anel de Formatura de Engenharia Sinete exibe a engrenagem em destaque. Assim, engenheiros e engenheiras de vários segmentos poderão usar esse anel de sinete para representar o seu amor e dedicação pela profissão.

anel-formatura-engenharia-civil-sinete-poesie

6. Anel de Formatura de Engenharia Agronômica Sinete

O curso de engenharia agronômica também é representado pela engrenagem, contudo, o desenho é diferente. O símbolo apresenta uma engrenagem formada a partir de seis letras “A”, representando associação, agronomia, agrônomo, agricultura, agropecuária e agroindústria. Levando em consideração a exclusividade do símbolo da agronomia, desenhamos um anel de sinete com esse emblema.

anel-formatura-agronomia-sinete-poesie

Com um anel tão único, fabricado em ouro, com safiras naturais e símbolo oficial do curso, formandos e formandas de agronomia poderão coroar a formatura em grande estilo.

7. Anel de Formatura de Administração Sinete

Através de um concurso nacional promovido pelo Conselho Federal de Administração, foi escolhido um símbolo totalmente único e exclusivo para o curso de administração. Esse símbolo é muito conhecido entre os profissionais da área e amplamente utilizado em anéis de formatura. Então, não poderíamos deixar de trazer um símbolo tão importante como esse no nosso Anel de Formatura de Administração Sinete.

anel-formatura-administracao-sinete-poesie

Além do símbolo oficial de administração, esse anel de formatura também carrega safiras naturais, que representam esse curso.

8. Anel de Formatura de Arquitetura Sinete

Cheio de mistérios envolvendo a origem e os verdadeiros significados do emblema, o símbolo da arquitetura é composto por dois elementos muito utilizados no dia a dia dos arquitetos: o esquadro e o compasso. No Anel de Formatura de Arquitetura Sinete, o símbolo oficial do curso de arquitetura foi inserido no centro da coroa, como se estivesse esculpido no metal. A joia ganha um toque de cor com uma bela safira cravejada em cada lado do aro.

anel-formatura-arquitetura-sinete-poesie

De fato, um anel de sinete não é para todos, pois seu visual foge da delicadeza e da sutileza que muitos formandos modernos buscam para a tão sonhada joia de formatura. Entretanto, esse é o modelo perfeito para aqueles que se identificam com o estilo vintage, para quem ama joias exuberantes ou para quem simplesmente sonha com um anel de formatura de sinete.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

Deixe uma resposta