Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo da educação física, seu significado e anel do curso?

Você sabe reconhecer o símbolo da Educação Física? Inspirado em uma famosa obra de arte da Grécia Antiga, este poderoso emblema diz muito sobre a origem dos esportes. Neste artigo, vamos explorar um pouquinho da história e do significado deste símbolo tão popular entre os estudantes e profissionais da área da Educação Física.

Qual é o símbolo da educação física?

Em uma resolução do Conselho Federal de Educação Física de 2002 (RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002), ficou definido que o símbolo da Educação Física seria o Discóbolo de Mirón. Trata-se de uma imagem baseada em uma famosa escultura de bronze feita pelo escultor grego Mirón, que retrata um atleta instantes antes de atirar um disco.

simbolo-de-educacao-fisica

Qual significado da educação física?

Discóbolo, em tradução literal do grego, significa arremessador de discos. Provavelmente, essa estátua feita por Mirón seja a escultura representando um desportista em ação mais famosa do mundo.

A escultura original foi produzida em bronze, por volta de 455 a.C, para ser instalada em um palácio em Atenas. A obra original acabou se perdendo ao longo do tempo, porém, sua fama fez com que ela sobrevivesse em diversas cópias romanas.

simbolo-de-educacao-fisica-discobolo-de-miron

Discóbolo Lancelotti, esculpida em mármore é considerada uma das cópias romanas mais fiéis à escultura original de Mirón – Foto: Museo Nazionale Romano – Pallazo Massimo

A modalidade olímpica de lançamento de discos é considerada a prova de arremesso do atletismo mais antiga do mundo. Este esporte era bastante popular na Grécia Antiga o que levou a diversos artistas a estudarem como o corpo se comportava durante o arremesso. A escultura de Mirón é considerada a representação ideal de um atleta, captando a natureza do movimento e uma detalhada descrição dos grupos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação. Uma característica importante é que embora as pernas, braços e tronco demonstrem esforço para dar maior impulso ao golpe, o rosto exprime calma e confiança na vitória.

Por representar a ação do corpo humano ao praticar um esporte, a célebre estatua foi escolhida para representar o curso de educação física.

Qual é a pedra do curso de educação física?

Considerada a pedra da saúde e da regeneração, a esmeralda é a pedra preciosa símbolo do curso de Educação Física, assim como representa outros cursos da área da saúde como enfermagem, fisioterapia e medicina.

Uma curiosidade é que muitas culturas e povos mais antigos acreditavam que esmeralda tinha a capacidade de restaurar a saúde. Por essa razão, seu tom verde é relacionado à natureza, à vida e ao poder de cura.

Modelos de anel de formatura de educação física

Nossos designers trabalharam para criar modelos de anel de formatura de educação física únicos, diferentes de tudo o que você já viu antes. Os anéis apresentam de maneira sofisticada o símbolo da Educação Física, juntamente com a esmeralda e o ouro 18K.

Buscando representar os símbolos da Educação Física de maneira criativa e elegante, a Poésie Joias apresenta o Anel de Formatura de Educação Física Heraia.

01 anel-de-formatura-de-educação-fisica-heraia-ouro-amarelo-esmeralda

Esta robusta joia, apresenta uma ousada releitura do Discóbolo de Mirón, o simbolo máximo da educação física. A tradicional figura do atleta, é representado por uma versão feminina e ganha movimento, através de uma sequência de pequeninas esculturas de ouro 18k que terminam por lançar o disco.

02 anel-de-formatura-de-educação-fisica-heraia-ouro-amarelo-esmeralda

03 anel-de-formatura-de-educação-fisica-heraia-ouro-amarelo-esmeralda

Pequenas colunas gregas dão destaque ao verde profundo da esmeralda, a pedra do curso de Educação física.

04 anel-de-formatura-de-educação-fisica-heraia-ouro-branco-esmeralda

06 anel-de-formatura-de-educação-fisica-heraia-ouro-branco-esmeralda

Criada especialmente para representar os formandos e formandas do curso de Educação Física, este anel de formatura é uma pequena obra de arte, que aposta em um design exclusivo, combinando o símbolo da educação física com a esmerada para representar um momento muito importante em sua carreira na área esportiva.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

8 Comentários

  • Márcio Alencar Nogueira Trindade disse:

    Qual é o simbolo do curso tecnologo em segurança Privada?

    • Poésie disse:

      Prezado Márcio, tudo bem?

      Não localizamos nenhuma fonte confiável que confirme qual é o símbolo de Tecnólogo em Segurança Privada. Por isso, aconselhamos que contate a instituição de ensino para confirmar o símbolo e a pedra que representa o curso do seu interesse.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • IVALDO PEREIRA DE MELO disse:

    ÓTIMA ALIANÇAS DE EDUCAÇÃO FISICA, ME FORAREI NA ÁREA PARA BACHAREL DE ED. FÍSICA E DESEJO RECEBER INFORMAÇÕES DE COMO FAÇO PARA TER A MINHA E COMPRAR UMAS 100 UNIDADES PARA VENDER NA MINHA FACULDADE AQUI NO RIO DE JANEIRO E MEU CELULAR WHATSAPP PÓS PAGO CLARO É (021) 99427-3938.
    ASS. IVALDO

    • Poésie disse:

      Prezado Ivaldo,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.

      Somos uma joalheria exclusivamente virtual, portanto, todas as compras são realizadas exclusivamente através do nosso site: http://www.poesie.com.br. Siga os passos a seguir para realizar sua compra em nosso site:

      1. Após entrar na página do produto (Anel de Formatura de Educação Física Heraia), escolha o tamanho do aro e prossiga com a compra clicando em “Comprar”.

      2. Clique em “Finalizar pedido”.

      3. Na próxima página, confira os dados do pedido e clique em “fechar compra”.

      4. Preencha os dados solicitados como, por exemplo, identificação e endereço de entrega

      5. Escolha o método de pagamento.

      6. Por último, revise o seu pedido e clique em “finalizar compra”.

      Em relação a revenda informamos que, no momento, ainda não trabalhamos com representantes, nem venda no atacado. Caso nossa política mude no futuro, entraremos em contato.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

      • sara dos santos paiva disse:

        cor da pedra educação fisica é verde?

        • Poésie disse:

          Olá Sara, tudo bem?

          A pedra que simboliza o curso de Educação Física é a esmeralda (verde).

          Estamos à disposição.

          Atenciosamente,

          Equipe Poésie

  • Daiane da Oliveira disse:

    Não encontrei como faz para comprar

Deixe uma resposta