Skip to main content
Anéis de Noivado

7 situações em que você deve retirar seu anel de noivado

Anéis de noivado são belos porque projetam diamantes e outras gemas para fora do aro. É por causa dessa exposição que essa joia merece um cuidado especial. O ouro e os diamantes são resistentes e feitos para durar gerações, mas demandam cuidado, especialmente quando o anel possui detalhes delicados.

tirando-anel-noivado

Algumas situações do dia a dia expõem seu anel de noivado a riscos de danos. Nestes casos, é prudente retirar a joia e guardá-la em um local seguro. Veja abaixo quando não utilizar o anel de noivado.

1. Fazendo exercícios físicos

Tirar o anel de noivado do dedo antes de suar a camisa é imprescindível. Os metais utilizados na joalheria, como ouro ou platina, são de certo modo, maleáveis. Certas atividades físicas, como musculação, artes marciais e algumas modalidades esportivas, podem danificar a sua joia, deformando e riscando os metais. Com a estrutura do anel deformada, as garras que seguram o diamante, podem ficar frouxas, o que pode comprometer a cravação e resultar em uma queda de pedra.

atividade-fisica-anel-de-noivado

Além da possibilidade de estragar seu anel ao utilizá-lo nessas práticas, existe também o risco de lesões na mão e dos dedos. Dependendo do tipo de exercício, as lesões podem, embora mais raras, ser um pouco mais graves.

Ademais, é importante entender que diamantes podem se quebrar. Embora esta pedra não seja frágil e tenha pouca tendência a sofrer fraturas, ela possui pontos de fraqueza ao longo dos quais a gema pode se partir.

Portanto, antes de praticar qualquer atividade esportiva, retire a joia e guarde em um local seguro, de preferência em casa. Veja outras dicas em “Cuidados com anéis de noivado e alianças“.

2. Utilizando cosméticos e hidratantes

Loções, maquiagens e hidratantes podem fazer muito bem para a sua pele, mas podem tirar a beleza do seu anel de noivado. Diamantes possuem uma propriedade inusitada: eles atraem a gordura e repelem a água. Desse modo, é importante retirar a joia quando utilizar cremes e outros cosméticos nas mãos para não acelerar o processo de acúmulo de gordura. O ideal é aguardar o produto secar para colocar o anel novamente, evitando que o creme entre em contato diretamente nos diamantes.

anel-noivado-solitaire-amarelo-diamantes

Anel de Noivado Solitaire II

É importante esclarecer que a maioria dos cremes não vai estragar sua joia, mas acelerará a necessidade de uma limpeza e manutenção. De qualquer maneira, eventualmente, sua joia vai precisar passar por uma limpeza profissional. Veja algumas dicas em nosso artigo “Cuidados com o seu diamante“.

3. Na praia ou piscina

anel-de-noivado-praia-piscina

Em hipótese alguma, utilize sua joia ao nadar no mar ou na piscina. Em primeiro lugar, a água gelada contrai os vasos sanguíneos, fazendo com que seu dedos desinchem momentaneamente. Desse modo, existe um risco do anel escorregar dos dedos e ser perdido para sempre.

O mesmo vale para a piscina. Além do risco de perder a joia, o cloro utilizado na limpeza da água pode danificar alguns metais presentes na liga de ouro, deixando-o opaco e sem brilho.

4. Serviços domésticos

Não é uma boa ideia enfrentar a faxina da casa usando o anel de noivado. Além do risco de danificar a joia em impactos com superfícies duras, como paredes, quinas e pisos, existe um risco de danos químicos graves à peça, já que muitos produtos de limpeza contém amônia e cloro, que tiram o brilho da peça e podem modificar a cor do ouro.

5. Ao tomar banho

Embora possa parecer uma atividade inofensiva, o banho pode ser um ambiente muito ruim para a sua joia. O primeiro motivo é que, assim como na praia e piscina, o anel pode escorregar dos dedos ensaboados.

Além disso, ao lavar o cabelo, alguns fios podem se enroscar nas garras dos diamantes, ocasionando uma queda de pedra. Outra questão é que alguns sabonetes e shampoo hidrantes contém óleos que podem tirar o brilho do diamante e alguns produtos esfoliantes podem riscar o metal.

6. Ao dormir

anel-de-noivado-dormir

Dormir com o seu anel de noivado também pode parecer inofensivo, mas não é. Embora não percebamos, ao dormir, mexemos involuntariamente o corpo. Neste momento, você pode bater seu anel e acabar forçando algum diamante para fora do aro.

7. Ao cozinhar

anel-de-noivado-cozinhar

Assim como no banho, o risco da joia escorregar dos dedos, ao utilizar a pia da cozinha, é alto. Além disso, partículas de alimentos podem ficar presas na estrutura da joia, formando uma colônia de germes e bactéricas em seu anel.

Esclarecimentos importantes

O ouro, diamantes e a grande maioria das pedras preciosas são materiais resistentes, feitos para durar gerações. A maioria das situações descritas anteriormente aumenta o risco de pequenos danos à sua joia. Portanto, são problemas que serão facilmente resolvidos por um joalheiro experiente.

Assim como qualquer bem durável, seu anel de noivado sempre demandará cuidado e manutenção. É senso comum imaginar que o ouro e o diamante sejam praticamente indestrutíveis, o que não é verdade, levando alguns a crer que joias não demandam manutenção e possam ser manuseadas de qualquer maneira, o que não é recomendado.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta