Skip to main content
AliançasAnéis de Noivado

Cuidados com anéis de noivado e alianças

Alianças e anéis de noivado são as joias mais valiosas porque carregam história e significado. Por isso você quer que estejam sempre brilhando. Então, que cuidados devem ser tomados para que essas pequenas argolinhas pareçam sempre novas? Entender algumas propriedades do ouro e dos diamantes em conjunto com um pouquinho de disciplina é o segredo dessa história toda.

anel-de-noivado-e-aliança-de-ouro-cuidados

Anel de Noivado Destiny I-Es | Aliança Versailles II

Principais Cuidados:

Evite contato com produtos químicos

Alguns produtos químicos pesados podem danificar a sua joia e comprometer o brilho. Como as joias não são feitas de ouro puro, mas de ligas de ouro, alguns elementos químicos podem reagir com os outros metais que fazem parte da liga.

Muita exposição ao cloro, por exemplo, compromete o brilho do ouro de sua joia e pode torná-lo quebradiço. Assim, retire o anel de noivado ou aliança para executar serviços domésticos e seu anel estará protegido de muitos agentes nocivos. Veja o que pode acontecer com sua joia depois de muita exposição ao cloro:

ouro-cloro

O mercúrio é outro vilão que danifica e altera a cor do ouro. Altas exposições podem causar danos irreparáveis.

Finalmente, evite receitas caseiras que prometem melhorar o estado de sua aliança, sem que você tenha sido aconselhado por um joalheiro. Só eles poderão dizer o que funciona e o que pode prejudicar a sua joia.

Evite situações de risco

Prática de esportes e algumas atividades domésticas podem causar danos a sua aliança e, principalmente, anel de noivado.

O ouro é um metal macio. O contato com algumas superfícies e objetos pode amassá-lo ou riscá-lo. No caso das alianças, com o tempo é natural que alguns riscos apareçam, devido ao contato com coisas do dia-a-dia, como maçanetas, por exemplo. Nada que uma ida ao seu joalheiro de confiança não possa resolver.

diamante-quebrado-lascado-cuidados

Diamante quebrado – Foto: GIA

Os anéis de noivado e alianças com diamantes demandam cuidado um pouquinho maior. Dependendo do estilo de cravação usado em sua joia, pequenas batidas podem quebrar as garras que seguram o diamante. Por isso é importante não usar anéis com diamantes em situação onde há maior exposição a esse tipo de acidente. Então, academia e anéis de noivado não combinam.

Além disso, uma batida no local correto é capaz de quebrar o seu diamante. Entenda porque isso pode acontecer em: O que é clivagem.

Evite contato com loções e cremes

Os diamantes possuem uma interessante propriedade: eles atraem gordura e repelem água. Portanto, evite tocar os seus diamantes com frequência e procure passar cremes e loções sem que o anel esteja em suas mãos. Dessa maneira, você retardará o processo de acumulo de gordura, que compromete o brilho.

anel-noivado-solitaire-amarelo-cuidados

Anel de Noivado Solitaire II

Notas sobre o ouro branco 18k

As joias em ouro branco 18K demandam mais atenção e cuidado do que as em ouro amarelo 18K. Caso deseje se aprofundar no assunto, leia os seguintes artigos: O que é ouro brancoO que é banho de ródio.

Notas sobre anéis de noivado

Os anéis de noivado são lindos porque projetam os diamantes para fora do aro. É por causa dessa exposição, que essa joia merece atenção especial. O ouro e os diamante são resistentes e feitos para durar gerações, mas demandam cuidado, conforme explicado anteriormente.

anel-denoivado-lien-ouro-amarelo-diamantes

Anel de Noivado Lien II

Melhores práticas

Para concluir, segue uma lista das melhores práticas:

a. Evitar contato com produtos químicos e de limpeza, principalmente o cloro, que danifica o ouro.
b. Não usar o anel na prática de esportes, na piscina e em serviços domésticos. Se possível, não dormir (as garras da cravação podem se enroscar em fios de tecido e quebrarem), não lavar louça, nem tomar banho com a joia em mãos. Quando retirar o anel, tente guardá-lo sempre no mesmo lugar. É um bom costume, que evita que perdas aconteçam.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Um comentário

  • Lucas disse:

    Obrigado pela informação, eu já estava desconfiado que o sabonete poderia prejudicar o ouro de alguma forma por ser químico, mas o cloro da água eu nem imaginava. Pensei comigo “artefatos de ouro são encontrados até hoje em navios naufragados, a água não deve destruir o ouro tão facilmente” mas o cloro que é o problema. O jeito é remover o anel quando for lavar as mãos.

Deixe uma resposta