Skip to main content
Joias e ConceitosOuro

O que é o ouro 18K?

Muito desejado, raro e versátil, o ouro é o metal mais usado na joalheria. Como o ouro anda de mãos dadas com o quilate, é praticamente impossível lidar com joias sem ouvir o termo.

O termo quilate, simbolizado pela letra K, nada mais é do que uma medida de pureza do ouro.

Essa medida padrão é dividida em 24 partes. O ouro puro, também denominado ouro fino, é 24K, ou seja, 24 de 24 partes são ouro. No entanto, o ouro puro é muito frágil e pode ser facilmente dobrado e amassado. Ele é, então, combinado com outras ligas metálicas para garantir maior durabilidade e brilho às joias. Por exemplo, o ouro 18K é composto por 18 partes de ouro e 6 partes de outras ligas metálicas. Já o ouro 14K é composto por 14 partes de ouro e 10 partes de outras ligas.

Cobre, zinco, níquel, prata e paládio são os metais mais usados nas ligas de ouro. A quantidade e os metais são escolhidos de acordo com as qualidades que se deseja atingir. Esses metais são importantes determinantes de características como cor, resistência e brilho.

anéis-de-noivado-em-ouro-18k-poésie-joias

Anéis de noivado em ouro 18k

Anel de Noivado Uni Princess II | Anel de Noivado Insígnia II

O ouro 18K é o mais usado pela indústria joalheira moderna. No Brasil e no mundo, ele é o padrão mais aceito pelo mercado. Embora mais frágeis e menos comuns, existem joias manufaturadas com ouro 24K (popular na China) ou 22K (muito usado na Índia). Há, ainda, joias fabricadas com ouro de menor pureza, como o 14K.

Em suma:

pureza-do-ouro-18k

24K = 100% ouro – Muito frágil para maioria das joias

18K = 75% ouro –  Ideal para joalheria refinada

14K = 58,3% ouro – Ideal para joalheria (menor qualidade)

Purezas inferiores a 14K não são aceitáveis para indústria joalheira.

É interessante notar que o termo quilate quando associado ao ouro tem um sentido diferente de quando está associado ao diamante. Enquanto o quilate é uma medida de pureza para o ouro, para o diamante ele é uma medida de peso.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

6 Comentários

  • Tobias disse:

    e o ouro 16K ?

  • Nayara Fernanda disse:

    Fizemos um par de alianças anatômicas com um preço considerável, era lindo cor dourada, mas houve um problema e elas foram desmanchadas. Depois, o segundo par não foi do nosso agrado, pois as alianças tem cor mais para o tom rosa e na primeira semana de uso elas estavam ‘tipo’ foscas e embaçadas. Levamos para avaliar e eles falaram q não era ouro bom e que havia apenas 5 gramas cada, sendo q o pedido foi de 10 gramas cada. Qual a orientação nesse caso?

  • favio disse:

    como eu sei se tenho na mão um ouro 18k ou um ouro 16k

Deixe uma resposta