Você gostaria de transformar as cinzas de um ente de querido ou um fio de cabelo da pessoa amada em um diamante? Parece loucura, não é? No entanto, isso já é possível. A empresa Lifegem é capaz de produzir diamantes em laboratório a partir de qualquer fonte de carbono. Quem procura a empresa, geralmente, está em busca de algo que eternize o carinho por pessoas especiais, pois, afinal de contas, não há nada que simbolize o eterno tão bem quanto um diamante.
Mas como funciona o processo da Lifegem? O carbono dos fios de cabelos ou de cinzas sofre um processo que o transforma em grafite. O laboratório, então, consegue simular condições da natureza para transformar o grafite em diamante sintético. A processo completo leva de seis a nove meses, dependendo da cor do diamante escolhido. Por exemplo, um diamante azul, em média, é produzido em nove meses e um amarelo em seis meses.
foto: diamantes Lifegem
Muitos clientes da empresa usam os diamantes para tomar parte em anéis de noivado e outros para eternizar bichinhos de estimação, que também é uma demanda bastante comum. Veja o comentário de uma das clientes:
É um processo interessante, não? No entanto, ele é cheio de controvérsias. Em primeiro lugar, algumas pessoas acham que transformar um pedaço de alguém em diamante algo estranho, mas isso é apenas uma questão de opinião.
O que chama a atenção é que a Lifegem é alvo de muitas críticas. Há profissionais que questionam os processos laboratoriais da empresa. Eles perguntam: será que a Lifegem é realmente capaz de fazer o que se propõe a fazer? Por exemplo, um lapidador experiente questionou em um fórum: como que a empresa garante que, no processo de lapidação dos diamantes (corte), o pedaço que contém a fonte de carbono oferecida pelo cliente não é jogada fora? Seria possível saber, em qual parte do diamantes está armazenada a fonte de carbono original? Outros perguntam se as cinzas de muitos clientes não se acumulam nas rodas de polimento de diamantes. Há ainda aqueles que acusam a empresa de vender diamantes pré-fabricados, que não contêm nenhum carbono oferecido pelos clientes, a lucros obscenos.
É um assunto bastante delicado que ainda parece não ter encontrado um desfecho. Por hora, muita gente encontra conforto e alegria no produto oferecido pela Lifegem e outros lutam para entender se o processo é realmente confiável. O que sabemos, entretanto, é que os diamantes Lifegem são caros: muito caros! Um pequeno diamante de 10 pontos custa cerca de US$2.500, ou seja, algo em torno de R$10.000,00 para aqueles que desejarem importar o produto, com todos os impostos e taxas. Vale ainda lembrar que diamantes sintéticos são muito mais baratos do que diamantes naturais, o que faz os diamantes da Lifegem serem mais caros ainda.
E você, o que acha dessa história toda?
Mais informações em Lifegem.com
Discussões sobre o processo laboratorial da Lifegem em Pricescope Discussion
Ótimo! vou falar com meus golegas na sala de AULA, FIQUEI IMPRESIONADA
OBRIGADA ME ENSINOU MAIS
O Brasil já possui o primeiro laboratório que fabrica diamantes. Eu fiz o diamante de minha mãe lá. A empresa chama Diamond Legend. Eu acompanhei todo o processo e conheci o laboratório.
O diamante foi feito todo aqui no Brasil, desde a separação do carbono e fabricação do diamante. Ficou lindo o colar que eu fiz das cinzas de minha falecida mãe.