Skip to main content
Pedras Preciosas

Ametista: significado, cores, anéis com a pedra e curiosidades

A ametista é a variedade de quartzo mais valiosa e admirada. Ela pode dar mais elegância na decoração de uma casa ou brilhar em um pedido de casamento. Para os mais esotéricos, ela pode ser utilizada para transmutação de energia. Tanta versatilidade e beleza aliada ao seu significado fazem desta pedra uma das gemas naturais mais admiradas do mundo.

E não é de hoje que essa encantadora pedra de cor violeta faz sucesso. Na mitologia grega, a ametista é citada na passagem em que Dionísio derrama vinho sobre um cristal branco. Na antiguidade, sacerdotes utilizavam esta pedra para proteção espiritual. Hoje, ela é amplamente utilizada no mundo da joalheria e sua beleza é tão valorizada que agrada até mesmo os mais nobres membros da realeza.

Que tal saber um pouco mais sobre ametista? Neste artigo, você encontrará informações sobre a formação desta pedra, seu significado, sua cor e várias outras curiosidades.

A cor da ametista

Assim como as demais variedades de quartzo, a ametista é formada do composto químico de dióxido de silício (SiO2). Devido às condições em que a pedra é formada e à presença de impurezas de ferro, irradiação e de microminerais, o quartzo incolor alcança a cor roxa e se torna ametista.

Sua cor, naturalmente roxa, pode apresentar muitas variedades de tonalidades. Podendo ir um lilás clarinho a um roxo intenso. Sendo a cor púrpura a de maior valor comercial.

ametista-pedra-bruta

Qual o significado da ametista?

De origem grega, o nome ametista vem de “amethystos”. Esta palavra é combinação da letra a, que expressa negação, com methystós, que significa intoxicado ou bêbado. Portanto, o significado desta combinação é “não intoxicado” ou “não bêbado”.

Na mitologia grega, há uma história que fortalece o significado deste nome. Segundo a lenda, a origem da pedra ametista ocorreu em um dia de fúria do deus Dionísio (o deus do vinho e da festa, conhecido como Baco na mitologia romana). Neste dia, ele decidiu que soltaria seus tigres sobre a primeira pessoa que passasse por ele. Por azar, uma mortal chamada Ametista cruzou o caminho de Dionísio, enquanto se dirigia ao templo da deusa Ártemis. Ao se deparar com os tigres preparados para a atacar, Ametista suplicou pelo auxílio da deusa. Para livrar Ametista de uma morte cruel, Ártemis a transformou em um cristal branco.

Diante do milagre realizado pela deusa, Dionísio, reconheceu seu erro e derramou uma taça de vinho sobre o cristal em prova do seu arrependimento. Assim, o cristal que era branco recebeu uma linda tonalidade violeta.

Os poderes místicos da ametista

Lendas, folclore, cultura e acontecimentos ao longo da história influenciaram no surgimento da crença de que as pedras preciosas têm poderes místicos. No caso da ametista, a lenda sobre o surgimento da ametista, que envolve o deus Dionísio e a mortal Ametista, influenciou na crença de que esta pedra tem o poder de combater o vício do alcoolismo, acalmar a mente e afastar pensamentos negativos.

Na antiguidade, sacerdotes acreditavam que a ametista tinha poder de proteção e estava fortemente ligada à elevação espiritual. Por isso, na época, bispos da igreja católica usavam anéis de ametista.

A ametista também é fortemente relacionada à espiritualidade. A ela é atribuído o poder de transmutar energias negativas em positivas, proteção contra pensamentos ruins, tranquilizar a mente, elevar a intuição, despertar criatividade e fortalecer a mediunidade. Inclusive, na litoterapia — técnica que utiliza pedras naturais para alcançar cura energética, espiritual e física — a ametista é usada para os seguintes efeitos terapêuticos: amenizar problemas emocionais, melhorar o sono, aumentar a disposição, aliviar o stress, reduzir dores de cabeça e eliminar toxinas do corpo.

drusa-de-ametista-pedra-bruta

Na astrologia, a ametista tem um elo forte com o signo de peixes, mas também apresenta ligação com o signo de aquário, áries, gêmeos, câncer e sagitário.

De um modo geral, existem sugestões de pedras principais relacionadas a cada signo de acordo com a energia da pedra e as características do signo. Entretanto, é comum vermos versões diferentes de pedras dos signos. Isso ocorre porque esta definição dos cristais a determinado signo depende muito da visão de cada astrólogo.

Qual a dureza da ametista?

Quando falamos a respeito da dureza de um mineral, estamos referindo a sua resistência a riscos. Na Escala de Mohs, que quantifica a dureza dos minerais de 0 a 10 , o diamante lidera o topo da lista, apresentando uma dureza de 10, colocando-o como mineral com maior dureza do planeta. Logo atrás, temos o coríndon (rubi e safira) com dureza 9, o topázio com dureza 8 e o quartzo (ametista) com dureza 7.

Por apresentar dureza 7, a ametista é muito apreciada para a confecção de joias. Sua resistência a riscos é apropriada para o uso diário. Portanto, com cuidados básicos, uma joia de ametista durará gerações.

A pedra do mês de fevereiro

A fim de padronizar as pedras que regem cada mês do ano, a renomada American Gem Society criou uma lista de birthstones. De janeiro a dezembro, uma gema natural é utilizada para representar cada um dos meses do ano. A ametista está nesta lista e foi eleita a pedra que representa os aniversariantes do mês de fevereiro.

ametista-pedra-do-mes-de-fevereiro

Segundo a empresa responsável pela lista oficial das birthstones, além da energia e das simbologias da ametista, acredita-se que a associação desta gema ao mês de fevereiro deve-se também a Saint Valentine. Conhecido no Brasil como São Valentim, o padroeiro dos namorados, esse padre romano ficou mundialmente conhecido por desafiar as leis do seu período para ajudar casais apaixonados. Relatos históricos indicam o que sacerdote foi martirizado no dia 14 de fevereiro, aproximadamente no ano de 269, por realizar casamentos em segredo.

A grande questão é que, na época, o imperador Cláudio II proibiu casamentos durante seu reinado por acreditar que soldados sem vínculos afetivos eram combatentes melhores. Desafiando a ordem do imperador, o padre realizou secretamente uniões de casais que sonhavam confirmar os votos de casamento perante a Deus. Para que os jovens soldados e suas amadas conseguissem identificá-lo facilmente e pudessem solicitar a tão sonhada celebração, Valentine usava um anel de ametista com o desenho de um cupido gravado na pedra.

Então, se você procura um presente especial para alguém que comemora o aniversário em fevereiro, uma joia com ametista é uma ótima opção.

anel-de-noivado-solitario-de-ametista

Anel de Noivado Destiny II-Am

Anel de ametista: exemplares e inspirações

Se você está prestes a fazer o tão esperado pedido de casamento e está à procura de uma joia que impressione na beleza, mas que não pese no orçamento, sugerimos que considere pedir a sua futura noiva em casamento com um anel de ametista.

Quando lapidada, a ametista exibe cor e brilho impressionante. Sua transparência e clareza permitem brilho intenso e sua cor surpreende por variar facilmente conforme a iluminação. Já sua dureza 7 faz desta pedra uma ótima opção para uso diário.

Outra vantagem é em relação ao valor. A ametista costuma apresentar valores mais acessíveis do que outras gemas naturais. Para que você possa analisar melhor, trouxemos a seguinte comparação: o mesmo modelo de anel de noivado, o Anel Destiny com a pedra central diferente. Do lado esquerdo, temos o Anel de Noivado Destiny II com um diamante central, e, do lado direito, temos o Anel de Noivado Destiny II-Am, onde o clássico diamante cede lugar à ametista.

Na data em que este artigo foi publicado, a diferença de preço dos dois modelos era de cerca de R$1.000,00.

anel-de-ametista

Anel de Noivado Destiny II e Anel de Noivado Destiny II-Am

Além das vantagens citadas até aqui, um anel de noivado de ametista pode dizer muito sobre a personalidade da futura noiva. A cor roxa demonstra que portadora do anel é uma pessoa irreverente, criativa e que gosta de fugir do comum.

Se ainda sim você está se questionando se esta gema é apropriada para um momento tão importante como o pedido de casamento, lembre-se que a ametista simboliza harmonia, paz, proteção e boas energias. Portanto, ela carrega significados apropriados para selar o início de uma nova etapa na vida a dois.

alianca-de-noivado-com-diamantes-e-ametista

Anel de Noivado Destiny I-Am

anel-de-ametista

Anel de Noivado Destiny II-Am

Caso se interesse por outro anel da nossa coleção, podemos verificar a possibilidade de personalizá-lo com uma ametista. Para solicitar um orçamento de peça personalizada, entre em contato conosco através do email contato@poesie.com.br. Se preferir, acesse nosso site e envie a sua mensagem através da aba contato.

Anel de formatura com ametista

Antigamente, quando o costume do anel de formatura teve início, em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, os anéis tinham o único objetivo de identificar a turma de formandos e de deixar registrado uma lembrança da passagem dos acadêmicos na instituição.

Hoje em dia, o costume dos anéis de formatura tornou-se tradição e ganhou um significado mais profundo e completamente ligado à carreira profissional. Nos tempos atuais, o anel de formatura é a joia que representa os anos de estudo, luta, esforço e orgulho pela profissão. Além de selar a tão aguardada conclusão do curso, esta joia também marca o início de uma nova etapa na carreira profissional.

Para que a joia de formatura expresse o orgulho do profissional pela área que ele atua, os anéis modernos carregam em seu design o símbolo do curso e, principalmente, a pedra que o representa. A ametista, por exemplo, é a gema que representa os cursos da área de ciências humanas e sociais, pois seus significados místicos estão muito relacionados ao conhecimento, esclarecimento e espiritualidade.

Os cursos abaixo costumam utilizar a ametista no anel de formatura:

  • Biblioteconomia
  • Ciências Sociais
  • Dietista
  • Design de Moda
  • Economia Doméstica
  • Estudos Sociais
  • Gastronomia
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Pedagogia (ametista/safira)
  • Sociologia
  • Técnico em Administração
  • Teologia
  • Técnico de Alimentos

Em nossa coleção autoral de anéis de formatura, você encontrará dois modelos de anéis exclusivos que carregam o símbolo do curso e a ametista. São eles: Anel de Formatura de Design de Moda Moulage e Anel de Formatura de Letras Lis.

O Anel de Formatura de Moda Moulage resgata alguns símbolos do universo da criação de moda como a tesoura e o botão. Seu design retrô e rico em detalhes ganha ainda mais elegância com quatro delicadas ametistas e seis pequenos diamantes.

anel-de-formatura-de-ametista-curso-de-design-de-moda

Anel de Formatura de Design de Moda Moulage II<

Já o Anel de Formatura de Letras Lis combina a beleza da ametista com o brilho dos diamantes. O aro com design vazado carrega a Flor de Lis, símbolo do curso de letras, de forma moderna e delicada para dar o devido destaque à pedra do curso, a ametista.

anel-de-formatura-de-letras-com-pedra-ametista

Anel de Formatura de Letras Lis I

Onde encontrar ametista?

A ametista é uma variedade do quartzo, que é o segundo mineral mais abundante encontrado na crosta terrestre, seguido da calcita. Esta gema de coloração violeta pode ser encontrada em diversos lugares ao redor do mundo. Todavia, exemplares de qualidade apropriada para o uso em joalherias são encontrados em lugares específicos, sendo eles: Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Madagascar, México, Rússia, Sri Lanka, Uruguai e Estados Unidos.

Entre os países citados acima, o Brasil é o país com a maior concentração de formação de ametista do mundo. As jazidas mais importantes estão localizadas nas seguintes cidades brasileiras: Ametista do Sul no Rio Grande do Sul, Chopinzinho no Paraná, Caetité na Bahia e Montezuma em Minas Gerais.

O que é geodo de ametista?

A ametista pode ser encontrada na natureza em duas formas: em veios de rochas, chamados rochas ígneas, ou em geodos. Os geodos são formações rochosas ocas, cujo seu interior é uma cavidade revestida por cristais. Por fora, sua aparência é simples e similar a uma rocha comum, no entanto, quando aberta, o geodo revela a beleza impressionante da ametista.

A aparência dos cristais de um geodo muda bastante de um para o outro. Isso ocorre porque o local e as condições em que são formados influenciam na quantidade de cristais, o tamanho e a cor. Trata-se de um processo de formação lento, que pode levar milhares de anos.

Um geodo pode conter ágata, calcedônia ou jaspe. No entanto, o mais apreciado e bem avaliado mundialmente é o geodo de ametista. Nele, cristais de tonalidade roxa se formam de maneira irregular sobre uma base.

maior-geodo-de-ametista-d-mundo-Imperatriz-do-Uruguai

The Crystal Caves

O maior geodo do mundo, batizado de “Imperatriz do Uruguai”, tem 3,27 metros de altura e pesa 2,5 toneladas. Essa preciosidade foi encontrada no Uruguai e levada para o museu The Crystal Caves em Atherton, na Austrália.

No entanto, não é necessário viajar tão longe para conferir um geodo tão extraordinário como o que está em exibição no The Crystal Caves. Em Ametista do Sul, cidade brasileira localizada no Rio Grande do Sul, não são raros geodos de aproximadamente dois metros de altura. O município, conhecido como a capital mundial da pedra ametista, não recebe o nome desta pedra em vão. Ela carrega no nome sua principal atividade econômica e do principal atrativo turístico. Quem visitar a cidade de Ametista do Sul poderá conferir de perto um geodo de 2,5 toneladas que está disponível para visitação no Ametista Parque Museu. Segundo o parque, esta é a ametista mais valiosa já encontrada.

geodo-de-ametista-gigante-em-ametista-do-sul

Ametista Parque Museu via G1

Ametista lapidada e ametista na forma bruta

Se você aprecia a beleza desta gema natural e sonha em tê-la na decoração da sua casa ou brilhando em uma bela joia, temos uma boa notícia: o preço costuma ser muito acessível! Embora a ametista seja a variedade de quartzo mais valiosa, é possível adquirir um geodo pequeno, uma pequena drusa ou até mesmo uma joia desta pedra por um bom preço, se comparado a outras gemas coloridas como, por exemplo, esmeralda, safira e rubi.

ametista-bruta-e-ametista-lapidada

GIA

A ametista na forma bruta é muito utilizada como artigo de decoração ou como pedra mística para fins terapêuticos.

Os geodos pequenos que possuem formato alongado são popularmente chamados de capela ou gruta, pois são muito utilizados para confecção de peças religiosas, onde são colocadas esculturas de santos dentro. Já as drusas de ametistas, aquelas pequenas fraturas de rocha com uma camada de cristais, são muito utilizadas para purificar a energia de um ambiente e afastar más energias.

A ametista lapidada é quando a pedra recebe um corte profissional a fim de potencializar sua beleza e brilho. No mundo a joalheria, existem muitas opções de cortes. Você poderá encontrar ametistas com lapidação em formato de coração, quadrado, retangular, hexagonal e no clássico formato redondo, a lapidação mais desejada para confecção de joias.

Ametista em joias da realeza

Historicamente, a ametista era muito valorizada devido à sua raridade e era comumente utilizada pela realeza e por religiosos.

Atualmente, apesar de não ser considerada uma pedra rara, a beleza desta gema ainda é muito apreciada pela realeza. Um bom exemplo é a família real da Suécia que, até hoje, exibe a exuberante “Tiara Napoleônica de Ametista”. Em aparições da família real sueca, é comum vermos a famosa tiara cravejada de diamantes que ostenta grandes ametistas ovais.

tiara-de-ametistas-da-familia-real-sueca

Foto:
Getty Images (Reprodução)

Originalmente, esta joia que pertenceu à Imperatriz Josephine e era, na verdade, um colar, dois brincos, duas pulseiras e um broche. A Rainha Silvia, da Suécia, herdou as joias e as converteu em uma tiara. Embora a rainha Silvia seja a detentora destas belíssimas peças, as joias já foram emprestadas diversas vezes para suas filhas e para outras integrantes da família real sueca.

Cuidados com a sua ametista

Para garantir a durabilidade da sua ametista é importante seguir alguns cuidados básicos.

Caso você possua uma joia de ametista, é aconselhável retirá-la antes de realizar exercícios físicos, serviços domésticos e atividades que envolvam contato com produtos químicos. Embora esta gema apresente alta resistência à riscos, é importante se prevenir para evitar possíveis danos, como a quebrar a pedra devido a algum impacto forte ou perder a gema devido à quebra de uma garra de sua joia.

No caso de ametistas utilizadas para transmutar energias, recomenda-se que seja feita periodicamente a limpeza e energização da pedra. Para realizar a limpeza, coloque-a em um recipiente com água e sal grosso. Após repousar por algumas horas, lave a pedra com água corrente. Depois de limpa, o próximo passo é receber um breve banho de sol. Por ser uma pedra sensível ao calor, é sugerido um tempo bem curto, em torno de cinco minutos.

Seguindo estas recomendações, é possível manter a ametista em bom estado, garantindo que, ao longo dos anos, você ainda possa admirar a cor, o brilho e a beleza desta bela pedra violeta.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

4 Comentários

Deixe uma resposta