Skip to main content
Alianças

Aliança de ouro amarelo: saiba porque esta deveria ser a cor da sua aliança de casamento

Você já se perguntou por qual razão as alianças de casamento são feitas de ouro amarelo? Além da tradição, existem algumas características que fazem do ouro amarelo 18k o metal perfeito para fazer essas joias tão especiais.

Quais são os metais mais utilizados para confeccionar alianças de casamento?

Os metais preciosos mais comuns para esta joia são o ouro amarelo 18k e, logo em seguida, o ouro branco 18k. A platina e o ouro rosé 18k, embora sejam materiais igualmente nobres, não são opções tão comuns.

alianca-eden-anel-destiny-mao-dupla

Apesar de ser considerada um metal nobre, não é comum o uso da prata para alianças de noivado ou casamento. Geralmente, a liga de prata é reservada para as alianças de compromisso e de namoro.

Por que a aliança de casamento é feita de ouro amarelo?

Aqui no Brasil, o ouro 18k é, sem dúvida, o metal mais utilizado para confeccionar alianças de noivado e casamento. No entanto, não existe nenhuma regra que diga que as alianças precisam ser obrigatoriamente de ouro amarelo. Trata-se mais de uma tradição do que uma regra, afinal, alianças de casamento são símbolos muito especiais da união de um casal. Portanto, nada mais justo que sejam confeccionadas de um material nobre.

alianca-mon-amarela-ouro-18k

Simbolicamente, a cor dourada representa a nobreza, prestígio, prosperidade, fertilidade e a luz. Essas simbologias estão intrinsecamente relacionadas à preciosidade do ouro. Afinal, este metal maleável, que chama atenção pela beleza de sua cor e brilho, é também bastante raro, o que faz com que seja extremamente valioso.

alianca-de-ouro-imperio-bizantino

Foto: Anel de casamento de ouro, sec. VI-VII, Império Bizantino – Fonte: Met Museum of Art

Além disso, o ouro amarelo é reconhecido por sua alta durabilidade: este metal precioso não sofre com a oxidação e dificilmente irá apresentar alteração de cor ao longo da vida. Tendo em vista que será um anel utilizado todos os dias, é importante considerar a longevidade do material utilizado. Na verdade, esta constatação foi feita ainda na Antiga Grécia. Por volta de 800 a.c, o costume foi difundido entre gregos e, posteriormente, entre romanos que perceberam que anéis feitos de outros metais enferrujavam, enquanto os adornos de ouro permaneciam inalterados, mesmo em contato com a água e o suor.

Posso usar alianças de casamento de ouro branco?

Em nossos artigos, sempre reforçamos que o que realmente importa, ao optar por um determinado tipo de anel de noivado ou aliança, é que você se sinta plenamente confortável com a sua escolha. Afinal, trata-se de uma joia que vai acompanhá-lo(a) por muito um longo tempo, todos os dias da sua vida. Não adianta optar pelo tradicional ouro amarelo se a tonalidade não lhe agrada. Jamais se esqueça que os costumes e tradições não são regras inquebráveis, e o que vale mesmo é o que faz sentido para o casal. Portanto, nada impede que alianças de casamento sejam feitas de ouro branco, prata ou qualquer outro tipo de material.

anel-de-noivado-joy-alianca-eden-ouro-branco18k

No entanto, ao optar por alianças de casamento de ouro branco é importante que você entenda o que é o ouro branco e a manutenção que este tipo de liga metálica demanda.

O ouro branco não existe na natureza. A liga de ouro branco 18k é formada 75% de ouro amarelo e 25% de outros metais “brancos” como a prata, zinco e o paládio. Esta liga, na verdade, apresenta uma coloração amarelo-acinzentada. Para que ela ganhe o aspecto prateado e brilhante tão conhecido, é necessário que as peças de ouro branco sejam banhadas com um metal chamado ródio.

o-que-e-rodio

Ródio é um metal precioso que pertence à família da platina – foto: Wikimedia Commons

Com o uso, as joias de ouro branco apresentam o desgaste deste banho, demandando manutenção, isto é, um novo banho de ródio. A velocidade deste desgaste é determinada pela interação de alguns fatores, tais como frequência do uso da peça, pH da pele, atrito, contato com determinadas substâncias químicas e algumas disfunções de saúde, como a hiperuricemia.

o-que-e-banho-de-rodio-COMPARATIVO

Geralmente, a aliança de casamento é uma peça de uso diário e muito raramente você irá retirá-la da mão. Portanto, ao optar por alianças de casamento de ouro branco, esteja preparado para enviá-las periodicamente para a manutenção.

Sendo assim, se o casal é indiferente à cor do ouro, recomendamos evitar o ouro branco para alianças de casamento, que são joias de uso contínuo, pois esta liga demanda mais manutenção do que o ouro amarelo.

Modelos de alianças de casamento de ouro amarelo 18k

Se você está em busca de alianças de ouro 18k elegantes e com design exclusivo, separamos alguns modelos da Poésie que são de tirar o fôlego para você se inspirar. Para mais informações, clique nas imagens.

01 alianca-starry-ouro-amarelo-18k-diamantes

Aliança Starry II-A

02 alianca-starry-ouro-amarelo-18k

Aliança Starry II-B

As alianças Starry A e B apresentam um design único inspirado nas estrelas no firmamento. Com aproximadamente 3,30mm de largura, este par é ideal para quem procura alianças mais delicadas.

03 alianca-versailles-amarelo

Aliança Versailles II

04 alianca-masculina-ouro-amarelo-18k-century

Aliança Century II

Por outro lado, se vocês buscam alianças que sejam robustas e tenham presença, a Versailles e a Century formam o par perfeito. Ricas em detalhes, este par mistura traços vintage e modernos. São verdadeiras obras de arte em forma de joias!

05 aliança-hearts-amarela-coracao-ouro-amarelo-18k

Aliança Hearts II

A charmosa Aliança Hearts é um dos modelos mais desejados da Poésie Joias. Ela é ideal para quem busca uma aliança de casamento com um design diferente sem abrir mão de uma peça delicada.

09 alianca-amisi-ouro-18k-diamantes

Aliança Amisi II

A Aliança Amisi é perfeita para as noivas que querem sair do óbvio. Seu design encantador é inspirado nas formas orgânicas da natureza e seus sofisticados detalhes abrigam 23 pequenos diamantes.

06 alianca-papillon-ouro-18k

Aliança Papillon II

Robusta e cheia de detalhes, a Aliança Papillon apresenta uma moderna padronagem de borboletas. Sem dúvida, um modelo ideal para quem busca uma aliança com um estilo único.

alianca-antique-ouro-18k

Aliança Antique II

Rica em detalhes, a aliança Antique apresenta traços diferenciados para os olhares mais exigentes. Arabescos e grânulos se reúnem para criar um aro vazado com traços peculiares e únicos.

alianca-love-knot-ouro-amarelo-no-celta

Aliança Love Knot II

A aliança é o símbolo máximo do enlace de um casal, assim como o nó que, desde os tempos mais remotos, representa a ligação com nossos entes queridos. Este design harmonioso e único é inspirado no Nó Celta e celebra a união que o amor pode promover.

alianca-eterna-diamantes-ouro-amarelo-18k

Aliança Eterna II

Delicados arabescos se unem ao brilho de 43 diamantes para criar o design harmonioso da Aliança Eterna. Sem dúvida, uma peça perfeita para dar o devido destaque para uma verdadeira história de amor.

alianca-de-casamento-ouro-amarelo-18k-serendipity-mon

Aliança Serendipity II | Aliança Mon II

Se vocês procuram uma aliança tradicional e confortável, sem dúvida, as Alianças Mon e Serendipity são escolhas certeiras. Ambas possuem um formato arredondado e clássico, que combina com a maioria das pessoas.

aliança-romanesque-ouro-18k-diamante-negro

Aliança Romanesque II

Por outro lado, a aliança Romanesque, sem dúvida, é para casais que “não são como todo mundo”. Com linhas e traços inspirados em ornamentos da arte medieval, seus detalhes foram meticulosamente desenhados para destacar a beleza peculiar do diamante negro.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta