Skip to main content
Anéis de Noivado

11 situações que podem danificar seu anel de noivado

Se você foi pedida em casamento com um lindo anel de noivado, provavelmente, ele está entre as suas joias favoritas. Por isso mesmo, é natural que você acabe usando essa peça com muita frequência. O uso constante, entretanto, expõe o anel a situações de risco, o que aumenta a chance de algum dano ocorrer.

Felizmente, a grande maioria dos danos pode ser reparada por seu joalheiro de confiança com facilidade. De qualquer maneira, é importante seguir cuidados básicos de uso para garantir a boa conservação da sua joia. Então, para te ajudar, listamos abaixo alguns tipos de dano que a sua joia pode sofrer. Com isso em mente, fica fácil entender quais são as situações que colocam o seu anel de noivado em risco e que, consequentemente, devem ser evitadas.

Antes de prosseguir com a leitura do artigo, vale enfatizar que o que será descrito a seguir será algo como uma “bula de remédio”. Mas como assim? Sabe quando você lê todas aquelas informações da bula e encontra tantos efeitos colaterais possíveis que acaba ficando um pouco com receio de tomar até uma aspirina, quando sabemos que é totalmente seguro? Nosso papel aqui é mais ou menos o mesmo, ou seja, é listar os potenciais cenários de risco para sua joia, mas não pretendemos, de maneira alguma, gerar qualquer espécie de apreensão no uso de seu anel. Seja feliz e sinta-se à vontade para usar essa joia tão especial.

Embora o simples fato de apresentar os possíveis danos e maneiras de evitá-los possa deixar alguns com receio de usar a joia, temendo pelo pior, com cuidados básicos, seu anel de noivado está pronto para fazer parte da história de sua família por gerações. Portanto, fique tranquilo ou tranquila, pois usando com bom senso, essa joia mais do que especial está preparada para durar muitas gerações.

Quebrar ou rachar a pedra do anel de noivado

Logo de início, a primeira lição sobre pedras preciosas é que elas não são indestrutíveis. Existe um mito que diz que gemas naturais são inquebráveis, especialmente, quando o assunto é diamante. É de conhecimento geral que o diamante é o material natural mais duro conhecido pelo homem. No entanto, essa informação costuma gerar dúvidas e até mesmo alguns equívocos. Então, precisamos esclarecer que a dureza de um material não indica resistência à fratura, mas sim resistência a riscos. Quanto mais macio um material, mais fácil é riscar sua superfície. O diamante é um material tão duro que só pode ser riscado por um outro diamante.

Embora determinada pedra apresente uma boa dureza na escala de Mohs (escala que quantifica a dureza dos minerais) e tenha pouca tendência a sofrer fraturas, ela pode sim ser partida, rachada e destruída. Isso ocorre porque as pedras naturais possuem pontos de fragilidade em sua estrutura. Essa é uma propriedade conhecida como clivagem, que é intrínseca a minerais com estrutura cristalina. É justamente devido a essa propriedade que é possível lapidar pedras brutas, transformando-as em belas joias. Contrapartida, um golpe no local certo pode clivar a pedra da sua joia.

A clivagem funciona mais ou menos como o que ocorre com a madeira. Algumas placas de madeira, por exemplo, se golpeadas no local correto, racham de fora a fora. O mesmo pode acontecer com pedras preciosas.

diamante-quebrado-lascado-partido

Diamante quebrado – Foto: GIA

Agora, ciente que pedras preciosas não são indestrutíveis ou inquebráveis, você conseguirá identificar melhor as situações que podem danificar as pedras do seu anel de noivado e, portanto, tentar evitá-las. Confira algumas dicas:

1. Não é recomendado o uso de joias durante a prática de exercícios físicos, trabalhos pesados e tarefas domésticas. Ainda que você seja muito cuidadosa, esse tipo de situação é propícia para acidentes. Desde manusear um equipamento da academia até arrastar um móvel muito pesado da sua casa pode resultar em um impacto na pedra e, consequentemente, danificá-la.

2. Ao retirar o anel do seu dedo, prefira sempre guardá-lo em uma caixinha apropriada. É importante evitar ao máximo deixar o seu anel de noivado em superfícies como, por exemplo, mesas e pias. Tais lugares dão a falsa sensação de que o anel está seguro, quando, na realidade, ele está desprotegido e sujeito a acidentes, como cair no chão, por exemplo. “Ah, mas eu já derrubei meu anel várias vezes e nunca aconteceu nada”. De fato, este é o cenário mais provável, entretanto, vale o cuidado, especialmente em se tratando de gemas grandes e mais valiosas.

caixinha-do-anel-de-noivado

Caixinha do anel de noivado – Foto: Poésie Joias

3. Certifique-se de que a sua joia está no tamanho ideal. É importante que o anel esteja justo ao dedo, pois se estiver rodando ou até mesmo saindo com muita facilidade, estará mais suscetível a sofrer uma batida ou dano estrutural.

Garras abertas ou quebradas

Ao contrário de algumas bijuterias, joias não utilizam cola para manter as gemas presas a sua estrutura. Esse procedimento não é indicado para as joias por um motivo muito simples: ao longo do tempo, com o uso, a cola perde a eficácia. Por essa razão, o que segura as pedras das joias são barreiras físicas como garras e a própria estrutura do aro e da coroa. Na verdade, a cravação, isto é, o processo de posicionar as gemas em seu anel e garantir que estejam bem seguras lá, é uma das etapas mais nobres na produção da joia.

Para que uma pedra se desprenda de um anel bem cravado, é necessário que haja um estímulo externo. Conforme explicamos no tópico anterior, quando notamos a falta de uma pedra no anel, a primeira possível causa que podemos imaginar é que a pedra sofreu um impacto, quebrou e caiu. A segunda possibilidade é que a garra do anel foi puxada ou quebrada, criando uma abertura na barreira física e permitindo que a pedra saísse do lugar.

esmeralda-danificada

Esmeralda quebrada por impacto

Agora que você sabe o quanto as garras do anel são essenciais para proteger as pedras, confira algumas dicas para mantê-las em perfeito estado.

4. É recomendado retirar a joia antes de dormir. Embora pareça inofensivo, podemos fazer movimentos bruscos e um pouco descuidados durante o sono. Em alguns casos, dependendo do tamanho do impacto, as garras podem sofrer um pequeno afrouxamento e, em um caso mais extremo, podem realmente abrir. Você também pode quebrar alguma gema, batendo a mão na quina de algum móvel, por exemplo.

5. Ainda que os protocolos de saúde instruam que os profissionais da área não utilizem joias em ambientes de trabalho, é importante alertar que não é recomendado usar luva cirúrgica sobre o anel. A luva gera um grande atrito ao ser colocada e retirada, podendo comprometer a estrutura, dependendo da maneira como é feito o procedimento. Além disso, como os anéis de noivado costumam apresentar uma coroa em destaque e elevada em relação ao aro, muito provavelmente acabarão rasgando a própria luva.

6. Ao colocar a mão dentro de uma bolsa, atente-se para que a joia não se prenda ao tecido ou até mesmo a algum objeto que esteja ali dentro. Anéis com garras mais evidentes, como é o caso dos solitários, podem agarrar com mais facilidade a tecidos, por exemplo. Aqui na Poésie, procuramos polir e arredondar as pontas dessas garras para evitar esse tipo de inconveniente.

Amassar ou riscar o anel de ouro

O ouro é considerado um metal nobre e está entre os materiais mais desejados do mundo. Em seu estado puro, o ouro é conhecido como ouro fino ou ouro 24k. A letra k, neste caso, representa o termo quilate, que nada mais é do que uma medida de pureza do ouro. Essa medida deriva de uma classificação que divide o ouro em 24 partes, de maneira que a informação ouro 24k significa que as 24 de 24 partes do metal em questão são de ouro.

No seu estado puro, o ouro é extremamente maleável e pode ser facilmente amassado. Então, em resposta a tamanha fragilidade, foram criadas as ligas metálicas. Entre elas, a mais famosa e aceita em joalherias requintadas é a liga ouro 18k. Essa liga, nada mais é do que a combinação de 18 partes de ouro com 6 partes de outros metais. O resultado é uma joia de ouro mais resistente e dura, contudo, ainda assim, é possível amassar ou riscar a peça. Saiba mais sobre o assunto em: O que é o ouro 18K?

anel-ouro-branco-riscado

Anel em ouro branco com excesso de riscos. Um polimento simples corrige o problema.

Para te tranquilizar, riscos em uma joia de ouro costumam ser facilmente reparados com um simples polimento. Porém, riscos profundos e partes amassadas devem ser avaliadas por um bom joalheiro. Somente com a joia em mãos, o profissional poderá analisar a peça e pensar em possíveis soluções. Para te ajudar, confira abaixo algumas situações que podem danificar o ouro de seu anel de noivado e cuidados que você pode adotar para evitar essas situações indesejáveis.

7. Dependendo da intensidade do contato do ouro com outro material, o anel poderá riscar ou amassar. Então, atente-se até mesmo em atividades comuns do dia a dia, como arrastar um móvel ou utilizar uma ferramenta. Sempre que lembrar, prefira utilizar a mão que você não usa o anel de noivado. Atividades mais pesadas, como academia, por exemplo, oferecem grande risco à sua joia. Exercícios como supino reto ou levantamento terra, por exemplo, podem amassar sua joia.

8. Evite guardar o seu anel de ouro junto com outras joias e acessórios. Esse é um costume bastante comum, principalmente durante viagens. Contudo, como o ouro é um metal maleável, o atrito com outro acessório pode ser o suficiente para riscá-lo.

Produtos químicos podem danificar o anel

O ouro possui uma incrível resistência a oxidação e esse é um dos motivos dele ser tão estimado para fabricação de joias. No entanto, alguns produtos químicos podem acelerar a oxidação da liga de ouro, deixando a peça com uma cor mais escura. Em alguns casos, dependendo do produto químico, o dano pode ser irreversível.

O ouro, na verdade, é um metal inerte. Portanto, quando há oxidação, ela ocorre nos outros metais que participam da liga de ouro 18K. Esta liga está preparada para durar gerações, sendo resistente a situações até bastante agressivas no dia a dia. Raramente você encontrará pessoas com problemas graves e danos causados por produtos químicos em sua joia de ouro 18k. No entanto, valem alguns cuidados para reduzir a necessidade de manutenções periódicas.

Confira algumas dicas:

9. O cloro e o sulfato de cobre são produtos químicos comumente usados em manutenções de piscinas. O contato por um tempo prolongado e contínuo do anel de noivado com a água da piscina pode acelerar o processo de oxidação e, aos poucos, alterar a coloração superficial da liga.

10. Dermocosméticos foram pensados para cuidar da nossa pele, porém, eles podem acelerar o acúmulo de gordura em sua joia. Isso ocorre porque o diamante tem a propriedade de ser um ímã de gordura, comprometendo o brilho de seu anel. A recomendação é retirar a joia antes do ritual de beleza e, em seguida, lavar as mãos. De qualquer maneira, fique tranquila, pois a gordura pode ser removida com uma simples limpeza.

11. De um modo geral, produtos de limpeza possuem substâncias abrasivas na composição. Então, antes de manusear tais produtos, lembre-se de retirar o seu anel e guardá-lo em um local seguro. Se sua atividade profissional exige o manuseio de produtos químicos agressivos, redobre o cuidado.

Atenção redobrada com anéis de esmeralda

No primeiro tópico, falamos sobre clivagem, que são os pontos de fraqueza das pedras. Com tantas informações, você certamente já sabe alguns cuidados que se deve tomar com o seu anel de noivado. Contudo, quando o assunto é anel de esmeralda, é importante redobrar a atenção.

Como cada mineral tem sua própria composição atômica e características. Alguns apresentam a clivagem, que é diferente para cada tipo de pedra preciosa. No entanto, no caso das esmeraldas, há fissuras internas que estarão sempre presentes, pois se trata de uma característica inerente dessa pedra preciosa. Essas fissuras são pontos de fragilidade, que deixam a esmeralda muito vulnerável do que pedras mais robustas como o rubi, safira e diamante.

cuidados-com-anel-de-esmeralda

Segundo consta em sites especializados, como o da Academia Brasileira de Joalheria: “Todas as esmeraldas possuem uma certa fragilidade em razão de fissuras muito frequentes originadas por tensões internas…”. Isso significa que todas as esmeraldas naturais existentes no mundo apresentam essa característica, consequentemente, essa pedra preciosa é sensível à pressão e impactos.

Basicamente, os cuidados de uso indicados para os anéis de esmeralda são os mesmos que para outros anéis. A diferença é a necessidade de redobrar a atenção. Então, nunca se esqueça que você está portando uma joia com pedra preciosa de grande significância emocional e até mesmo monetária. E é justamente por essa razão que ela é incompatível com algumas situações do nosso dia a dia, como ir para academia com um anel de esmeralda, por exemplo.

como-cuidar-do-anel-de-esmeralda

Anéis de esmeralda – Foto: Poésie Joias

Um anel de noivado confeccionado com materiais nobres, como ouro e pedras naturais, pode durar gerações. Para isso, é importante seguir os cuidados básicos de uso que listamos neste artigo. Ao longo do tempo, quando houver necessidade, você poderá realizar limpeza e polimento na joia para recuperar sua beleza. Dessa forma, você poderá admirar o seu anel de noivado todos os dias e reviver os momentos especiais que o casal viveu antes de oficializar o casamento.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta