Skip to main content
DiamantesJoias e Conceitos

Aprenda Sobre Diamantes: 4 C’s – Classificação de Cor

O modelo D-Z foi criado em 1952 e colocou fim à confusão que existia na classificação de diamantes. A falta de padrão era resultado direto de limitações tecnológicas. Até o desenvolvimento do método D-Z, não existia uma lâmpada que pudesse simular a luz do dia. Assim, a variação na incidência de luz podia variar muito e, consequentemente, a avaliação do diamante.

A cor é uma das características mais importantes de um diamante. Atualmente, o método de classificação de cor D-Z, desenvolvido pelo GIAGemological Institute of America – é universalmente usado pela indústria de joias e de diamantes.

O sistema D-Z usa a luz do dia como iluminação padrão de classificação. Segundo esse método, os diamantes  são classificados de incolores a levemente amarelados, pois, embora exista uma infinidade de cores dessa magnífica pedra preciosa, essas são suas cores mais comuns. O diamante ideal é incolor e é rotulado com a cor D. No entanto,  a maioria dos diamantes possui átomos de nitrogênio, que absorvem os espectros de luz azul. O resultado é um tom amarelado. À medida que a cor amarela fica mais evidente no diamante, ele perde valor e é rebaixado na escala: D, melhor classificação; Z, pior classificação. Um diamante J é mais amarelo do que um F, por exemplo.

     D, E, F

    Os diamantes desta classe são considerados os mais valiosos, segundo à classificação de cor. A diferença entre eles é muito sutil. São necessários equipamentos específicos e olhos bem treinados para fazer a distinção entre diamantes D, E e F. Esses diamantes, geralmente, são muito valiosos e costumam ser destaques em leilões importantes. Eles devem ser utilizados em joias de ouro branco ou platina, já que  o ouro rosê e o amarelo trazem cor à pedra. 

    G, H, I, J

    Nesta classe, encontram-se os diamantes que apresentam uma quantidade ínfima de coloração. São pedras perfeitas para joias de ouro branco e platina. Os diamantes H, I e J são os mais usados pela indústria de joias.

    K, L, M

    A partir da cor K, já é possível identificar a incidência do amarelo a olho nu. Recomenda-se a utilização desse tipo de diamante em joias de ouro amarelo, que aliviam a percepção da cor amarela do diamante.

    N, O, P, Q, R

    Os diamantes desta classe sofrem uma queda brusca de valor em relação à classe anterior.  Possuem uma cor amarelada – às vezes, até com tons marrons – bastante evidente e podem ser facilmente detectados.

    S, T, U, V, W, X, Y, Z

    São os diamantes menos valorizados da indústria e raramente chegam a fazer parte de alguma joia.

     

    Como é feita a classificação

    São utilizados outros diamantes já classificados, conforme o critério de cor D-Z. Esse diamantes são chamados de mestres e servirão de referência para classificação de outros diamantes. É importante frisar que os diamantes mestres não devem ter inclusões, que podem influenciar na cor da pedra. Os especialistas posicionam o diamante em análise entre dois mestres de classificações diferentes, para a classificação da cor. Geralmente, essa analise é feita por mais de um especialista.

    IMPORTANTE – Diamantes Fancy

    É importante lembrar que qualquer diamante situado abaixo da classificação Z é considerado amarelo vívido e já faz parte da família dos diamantes fancy.

    Os diamantes fancy são aqueles com saturação maior do que a escala D-Z:  são belos diamantes coloridos que, muitas vezes, fazem notícia. Podem ser rosas, azuis, verdes e de muitas outras cores. Geralmente, são muito valiosos, devido à sua raridade. Diamantes coloridos são dominantes em nossa lista dos 10 anéis mais caros do mundo, por exemplo.

    Os laboratórios usam uma lista com 27 cores, que cobre todo espectro de cores de gemas coloridas e diamantes, para classificação de diamantes fancy.

    Fotos: Reprodução e Adaptação de GIA

    anel-solitario

    Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

    KADU

    Ver coleção de anéis

    15 Comentários

    • Michela disse:

      Oi Boa Noite!!!
      Estava lendo sobre diamantes e descobri o seu site, adoro diamantes e estava lendo a tabela dos 4cs, e de classificação.
      Bom tenho alguns diamantes, e tenho um que é SI2 e a cor é G, não vi essa tabela de no seu site, todos os meus diamantes tem certificado, mas fiquei curiosa em saber como vc classificaria o meu jã que não achei a tabela referentes aos SI etccc..
      Obrigada
      Aguardo retorno em breve

    • Jessica Hermas disse:

      Ola eu vou comprar um diamante de 1,5 pts para uma aliança de casamento e estou com duvida tenho dois modelos e nao sei qual comprar voces poderiam me dizer se tenho dois modelos qual seria o melhor sendo um SI1 cor G ou um VS1 cor K.

      • Poésie Joias disse:

        Prezada Jéssica,

        É uma questão de custo/benefício, ou seja, do preço de cada gema, e do seu gosto. O primeiro modelo, SI1 cor G, é menos amarelado, porém, com mais impurezas do que o segundo modelo, VS1 cor K.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

    • Fabiana oliveira disse:

      Gostaria de saber se um anel de diamante cor h vs1 e de boa qualidade? Obrigada

    • Ângela Maria França de Melo disse:

      Como faço pra vocês ver se a pedra q tenho é verdadeira ou cristal

      • Poésie disse:

        Prezada Ângela,

        A Poésie não realiza o serviço de avaliação de gemas. Recomendamos que procura um gemólogo ou um ourives especializado no assunto.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

    • Maria Eduarda Almeida disse:

      A letra K oui pureza si3 é um diamante bom ou Ruin?

      • Poésie disse:

        Olá Maria Eduarda,

        A escolha da classificação do diamante depende o seu gosto, orçamento e o que você considera mais importante para um diamante. Assim como comprar um carro, ou um eletrônico, suas escolhas serão, muito provavelmente, definidas pelo equilibro entre o seu orçamento e suas necessidades.

        Sugerimos a leitura do artigo “Classificação de diamante: qual dos 4c’s é o mais importante?”: https://bit.ly/2rYEekT

        Estamos à disposição.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

    • Lívia Oliveira disse:

      Excelente material, acabei descobrindo varios argumentos para venda.

    • Josevane disse:

      Tenho um diamante que segundo o especialista foi classificado com a cor k, com a seguinte descrição: brilhante., com peso de 0,65 cfs. Segundo ele está avaliado em 3.000.00 gostaria de uma segunda opinião.

      • Poésie J disse:

        Josevane,

        Sugerimos que procure por um laboratório especializado em avaliações.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

    • Lu disse:

      Qual a cor dos diamantes poesie?

      • Poésie disse:

        Prezada Lu,

        Trabalhamos com diamantes de classificação, em média, H/I/J e SI/VS, sempre com corte muito bom, próximo ao ideal, característica muitas vezes negligenciada por algumas joalherias, mas que proporciona um excelente brilho às pedras. É a qualidade do corte que dá vida ao diamante.

        Utilizamos diamantes com essa classificação, pois apresentam um ótimo balanço entre valor, beleza e brilho.

        Estamos à disposição.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

    Deixe uma resposta