Skip to main content
AliançasAnéis de Noivado

Guia de tipos de metais preciosos usados em alianças e anéis de noivado

Você conhece quais são os metais preciosos mais utilizados na confecção de alianças e anéis de noivado? O ouro é, sem dúvida, o metal mais utilizado na fabricação dessas joias, mas a platina também aparece com posição de destaque no mundo da joalheria. Assim, para a compreensão das principais características desses metais, elaboramos um pequeno guia dos metais preciosos pra que você possa se orientar.

Características Preço Desempenho
Veja modelos de alianças de noivado em ouro 18K aqui
Ouro 18K – É a liga tradicional da joalheria e resite ao teste do tempo. Com alta pureza, a liga de ouro 18K é composta por 75% de ouro e 25% de outros metais. Liga valiosa e cara
  • Resistente à oxidação
  • Metal maleável e macio
  • Fácil de polir e reparar
  • Metal com amarelo forte e vívido
Ouro 14K – Metal resistente, mas com menor pureza do que o ouro 18K. Possui cerca de 58,3% de ouro e 41,7% de outros metais. Não é uma liga comum no Brasil, onde o ouro 18K é predominante. Tem o custo menor do que o ouro 18K
  • Resistente à oxidação
  • Metal mais duro do que o ouro 18K
  • Fácil de polir e reparar
  • Moderado em cor, quando comparado ao ouro 18K
Platina – Metal resistente e duradouro. A liga de platina é extremamente pura, pois é composta por 95% de platina e 5% de outros metais. Metal raro e mais caro que o ouro 18K
  • Resistente a danos
  • Metal mais duro do que o ouro 18K
  • Metal com cor prateada

As ligas de ouro apresentam-se em várias cores, sendo o amarelo, o branco e o rosê as tonalidades mais usadas.

metais-preciosos-aliancas

foto: cortesia de MoissaniteCo

Como o ouro puro ou ouro 24K é muito mole para ser usado na joalheria, adicionam-se outros metais para criar uma liga mais resistente e adequada para joias.

O liga clássica de ouro amarelo possui um pouco de cobre e um pouco de prata. O primeiro adiciona tons quentes, ao passo que a prata traz tons um pouco mais esverdeados para a liga. É o equilíbrio entre esses metais, que cria o amarelo brilhante das ligas de ouro amarelo.

O ouro branco assemelha-se à platina. Para que a liga atinja a tonalidade prateada, são adicionados metais brancos à liga, como prata, o zinco e paládio. Além disso, no final do processo, banha-se a liga em um metal precioso conhecido como ródio. Para mais informações, leia O que é ouro branco? e O que é banho de ródio?

A liga de ouro rosê é o resultado da adição de um percentual maior de cobre na liga, deixando a liga mais avermelhada.

Para entender um pouco mais sobre as ligas de ouro, sugerimos que leia o artigo O que é ouro 18K?

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

4 Comentários

  • Gilberto mesndes de lima. disse:

    Gostei da explicação sobre o ouro e platina gostaria saber mas sobre outros metais que possam confeccionar alianças. Obrigado.

    • Poésie disse:

      Prezado Gilberto, tudo bem?

      Agradecemos o seu feedback sobre nosso artigo. Geralmente, para a confecção de alianças de casamento e noivado, o ouro 18k e a platina são os metais preciosos mais utilizados. Como trabalhamos exclusivamente com ouro 18k, em nosso blog você encontrará apenas artigos relacionados a este tipo de metal.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Darekai disse:

    É comum uma solicitação de aliança em cobre?

Deixe uma resposta