Skip to main content
Anéis de formatura

11 coisas que você precisa saber antes de comprar seu anel de formatura

Por 28/06/20212 Comentários

A formatura é um marco importante na história de um acadêmico, pois é a partir deste evento que ele deixará o título de estudante para finalmente atuar como profissional formado. Por isso, muitas pessoas sonham em celebrar esse momento especial com um anel de formatura. De uma maneira ampla, para alguns, esta joia simboliza tradição. Para outros, conquista profissional ou orgulho da profissão que escolheu atuar.

É comum que as buscas pelo anel perfeito comecem muito antes da formatura, sendo que, em alguns casos, acontecem até mesmo com anos de antecedência. É claro que esse comportamento pode ser reflexo da ansiedade em adquirir a peça, no entanto, ele também demonstra a cautela em pesquisar bastante antes de definir qual será o modelo que eternizará seus esforços e suas realizações profissionais.

Para te ajudar, listamos 11 coisas importantes que você precisa saber antes de comprar o anel de formatura.

1. Qual é o significado do anel de formatura?

Para entender o significado que um anel de formatura tem nos dias de hoje, primeiro é importante entender sua origem e o que ele representava antigamente. Pelo o que se tem conhecimento, o uso de anéis de formatura teve início em 1835, quando uma turma de formandos da tradicional Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, usou anéis para identificá-los e para marcar a passagem deles pela academia.

Naquela época, o anel de formatura simbolizava a conclusão do curso e demonstrava o orgulho pela instituição.
Com o tempo, o costume se popularizou ao redor do mundo e os anéis de formatura ganharam significados mais profundos, distanciando-se da ideia de representar a instituição de ensino e passando a enaltecer a profissão escolhida. Atualmente, a joia de formatura simboliza os anos de dedicação aos estudos e marca o compromisso com a área de atuação. Além disso, os anéis de formatura modernos carregam simbologias que remetem ao curso, como emblemas e a pedra que representa a profissão.

anel-de-formatura-ouro18k-e-pedras-naturais

Anel de Formatura de Direito Juris I

Aprenda mais em: A história do anel de formatura.

2. O símbolo do curso

Antes de iniciar a busca pelo anel de formatura perfeito, é importante ter em mente o símbolo oficial do curso, pois esta informação te ajudará a identificar se determinada joia se encaixa ou não na sua demanda. Normalmente, o símbolo é definido pelo conselho de classe profissional, que é formado por profissionais da área que representam os interesses da profissão em questão.

Esta pesquisa é importante, pois alguns cursos possuem símbolos não oficiais, que são utilizados com tanta intensidade ao ponto de gerar dúvidas e dividir opiniões. Um bom exemplo é o curso de psicologia que, embora o Conselho Federal de Psicologia considere a letra do alfabeto grego Ψ (psi) como o símbolo oficial, muitas pessoas também reconhecem a borboleta como uma opção. A borboleta está fortemente associada ao renascimento e à alma, por isso, ao longos dos anos, foi utilizada popularmente para representar o curso de psicologia. Na nossa consagrada coleção de anéis de formatura, por exemplo, os anéis de psicologia apresentam o símbolo oficial do curso, no entanto, no modelo Ânima, a borboleta também foi utilizada para trazer mais significado à joia.

anel-de-formatura-com-os-simbolos-da-psicologia-psi-e-borboleta

Anel de Formatura de Psicologia Ânima, com símbolo oficial e não-oficial do curso de psicologia

Outra forma dos anéis de formatura exibirem a simbologia do curso é através de elementos ligados à profissão ou inspirados no símbolo do curso. Assim, o que a joia apresenta não uma cópia fiel ao símbolo do curso e sim uma releitura moderna dele. Em nossa coleção, por exemplo, os modelos de anel de formatura de medicina apresentam uma releitura moderna do bastão de Asclépio (ou Esculápio), o símbolo oficial do curso, resultando em um anel com design moderno e visual sofisticado.

anel-de-formatura-de-medicina-com-serpentes

Anel de Formatura de Medicina Asclepius II

3. Meu anel precisa ter o símbolo do curso?

Para muitos, o emblema do curso no anel de formatura é essencial. No entanto, para aqueles que preferem peças mais clássicas, discretas ou simplesmente que fujam do óbvio, uma dúvida pode surgir: posso comprar um anel de formatura sem o símbolo do curso?

Aqui na Poésie, costumamos dizer que são as pessoas que dão significados às joias e não o contrário. Portanto, desde que faça sentido para você, nada te impede de utilizar um anel sem símbolo do curso como joia de formatura. Em casos como esse, é comum que o formando escolha um anel com design do seu agrado e que coloque em destaque a pedra que representa a sua profissão.

anel-de-formatura-sem-simbolo

Anel Lovely II-Ru e Anel Uni Princess I-Sa

4. Pedra do anel de formatura

Desde os primórdios da humanidade, gemas naturais são fortemente relacionadas a poderes místicos. São inúmeras as atribuições, mas entre alguns exemplos está o poder de atrair ou despertar riqueza, amor, saúde, proteção, sabedoria sucesso e criatividade. Ao longo da história, essas interpretações místicas das gemas serviram de referência para relacionar as pedras aos meses do ano e, mais tarde, para representar profissões.

Não se sabe exatamente quando e como começou esse costume de relacionar pedras a profissões, no entanto, se você analisar, perceberá que há uma ligação perfeita entre o curso e os significados da pedra que o representa. Na área da saúde, por exemplo, a grande maioria dos cursos são representados pela esmeralda. Na antiguidade, os antigos egípcios acreditavam que ela representava fertilidade e renascimento. Nos tempos atuais, essa pedra preciosa está fortemente associada à ideia de saúde, prosperidade e proteção.

qual-a-pedra-do-meu-curso-anel-de-formatura

Anel de Formatura de Engenharia Gear II, Anel de Formatura de Direito Têmis II e Anel de Formatura de Medicina Asclepius II

Se você ainda não sabe a pedra que representa o seu curso, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Anel de formatura: descubra qual é a pedra do seu curso.

5. Estilos de anéis de formatura

Os primeiros anéis de formatura, utilizados pela turma de 1835 da Academia Militar de West Point, apresentavam um design similar a um anel de sinete. Eram pesados, volumosos e com traços mais quadrados. Eles se popularizaram entre outras instituições e serviram de inspiração para criação de novos modelos até chegar aos tempos atuais.

Hoje em dia, os modelos mais convencionais, que remetem aos antigos anéis de formatura, já não são tão estimados como já foram, embora ainda existam admiradores do estilo. Ocorre que a modernidade abriu caminho para a criação de modelos de anéis inovadores, com acabamento meticuloso e uma infinidade de possibilidades em relação à estética da joia.

aneis-de-formatura-com-design-moderno

Anel de Formatura de Saúde Angitia II, Anel de Formatura de Veterinária Ophidia II e Anel de Formatura de Medicina Asclepius II

Em nossa admirada coleção autoral de anéis de formatura, cada modelo foi criado cuidadosamente para apresentar um visual sofisticado e exibir de maneira moderna os símbolos do curso.

A coleção conta com anéis de vários estilos, que vão desde os mais clássicos até os mais extravagantes. O design varia completamente conforme cada criação, podendo ser um anel de formatura estilo solitário, com halo de diamantes ou estilo aliança, por exemplo. Assim, quem não se identifica com os anéis de formatura convencionais, certamente encontrará na Poésie um anel de formatura com design moderno que expresse melhor sua personalidade e seu estilo para selar um dos momentos mais importantes da sua vida profissional: a formatura.

6. Material utilizado na confecção da joia

O anel de formatura está entre as joias mais importantes da vida de uma pessoa. Da mesma maneira que um anel ou aliança pode coroar um compromisso amoroso, como noivado ou casamento, o anel de formatura sela uma conquista importante no âmbito profissional. E é justamente a sua grande significância que motiva tantas pessoas a serem criteriosas no momento da escolha da joia, principalmente em relação à qualidade.

A procura por uma joia que atenda à expectativa em relação à qualidade, durabilidade e beleza, certamente te levará a dois materiais muito estimados para fabricação de anéis de formatura: ouro 18k e pedras naturais. Para quem não está muito familiarizado com o universo da joalheria, é importante entender que o ouro 18k é atualmente o padrão mais aceito e utilizado na alta joalheria. Trata-se de uma liga metálica composta por 75% de ouro puro e 25% de outros metais. Entenda mais sobre esse assunto: O que é ouro 18k?

anel-de-formatura-design-moderno-diamantes-e-rubi

Anel de Formatura de Direito Têmis I

Desde os primórdios da humanidade, pedras naturais são altamente admiradas e valorizadas. Ao longo da história, muitas delas foram utilizadas como amuleto de proteção, para fins místicos, como demonstração de poder ou simplesmente para adornar joias. É válido ressaltar que cada variedade de pedra apresenta suas características, como cor, claridade, dureza, composição química, além dos poderes místicos e significados especiais que estão associados. Então, se você quiser mais informações sobre alguma gema em especial, no nosso blog, você encontrará tudo sobre as pedras mais utilizadas em anéis de formatura: rubi, safira, esmeralda, turmalina e ametista.

7. Qual é a melhor opção: ouro amarelo ou ouro branco?

Para escolher a cor do ouro do anel de formatura não é necessário se preocupar com a qualidade da liga metálica, pois o ouro amarelo e o ouro branco são igualmente bons. Os critérios que devem ser levados em consideração no momento da decisão são o gosto pessoal de quem usará a joia e a necessidade de manutenção que cada cor demanda.

O gosto pessoal é um dos critérios de maior peso na escolha da cor do ouro da joia, afinal, para cada pessoa uma cor pode agradar mais ou fazer mais sentido para representar a formatura. Caso a resposta seja ouro amarelo, o detentor ou detentora da joia terá a necessidade esporádica de realizar uma simples limpeza ou polimento. No entanto, caso a escolha seja ouro branco, é importante estar ciente de alguns pontos. O primeiro deles é que não existe ouro da cor branca na natureza (aprofunde-se mais em “O que é o ouro branco?“): ele é encontrado exclusivamente na cor amarela. O visual prateado das joias de ouro branco é obtido através de um procedimento conhecido como banho de ródio, um metal precioso da família da platina.

anel-de-formatura-ouro-branco-ou-ouro-amarelo

Anel de Formatura de Ciências Contábeis Ledger (ouro branco e ouro amarelo)

O segundo ponto é que a cor atingida por meio do banho de ródio não é definitiva. Com o uso, as peças em ouro branco apresentam o desgaste da cor, demandando manutenção, ou seja, um novo banho. Resumidamente, caso siga com um anel de ouro banco, você terá uma peça fabricada em ouro, contudo, demandará manutenção com mais frequência devido a sua camada externa de ródio.

8. Cuidados básicos de uso

Um anel de formatura confeccionado com material de qualidade, como ouro e pedras naturais, é uma joia para a vida inteira. Mas é claro que garantir o bom estado da joia ao longo dos anos só é possível seguindo cuidados básicos de uso. Retirar a joia antes de realizar atividades que podem colocar o anel em risco é fundamental, evitando assim que a peça sofra impactos ou entre em contato com produtos químicos.

Estes são apenas alguns exemplos. Para saber mais, confira: 6 dicas para você cuidar da sua joia.

9. Em qual dedo deve-se usar o anel de formatura?

Uma dúvida muito comum entre os formandos é sobre o uso do anel de formatura. Ao pesquisar sobre o assunto, você encontrará indicações e justificativas para que a joia que simboliza a profissão seja utilizada tanto no dedo anelar quanto no dedo médio. Mas afinal, em qual dedo deve-se usar o anel de formatura?

Na realidade, não existe uma regra que determine qual é o dedo correto para usar anéis de formatura. O que existem são costumes originados em culturas diferentes, alguns envolvendo lendas e significados e outros que se popularizaram sem muitas informações da sua origem. A primeira turma da Academia Militar de West Point a utilizar anel de formatura usava a joia no anelar esquerdo. No Brasil, também é muito comum o uso da joia nesse dedo. Embora não existam pistas que comprovem a origem ou o motivo do uso do anel neste dedo, acredita-se que tenha influência da cultura oriental, especificamente na crença de que o dedo anelar seja regido pelo sol, astro relacionado ao brilho, sucesso pessoal e profissional.

em-qual-dedo-usar-o-anel-de-formatura

Anel de Formatura de Medicina Serpens II

Também existem aqueles que preferem usar o anel de formatura no dedo médio, já que o dedo anelar é fortemente ligado à ideia de compromisso amoroso e onde se usam a aliança de namoro, anel de noivado e aliança de casamento. O uso do anel de formatura no dedo médio pode ter influência de uma lenda chinesa que sugere que cada dedo representa um membro da família, sendo os polegares os que representam os pais, o dedo indicador os irmãos, o dedo médio você mesmo, o dedo anelar a pessoa amada e o dedo mindinho os filhos. Então, segundo esta crença, o dedo médio seria o mais indicado para representar suas conquistas profissionais.

anel-formatura-no-dedo-medio

Anel de Formatura de Saúde Angitia II

Em resumo, em relação ao uso de anéis de formatura, existem algumas crenças e costumes mas, definitivamente, cabe a cada pessoa identificar qual maneira faz sentido para ela.

10. Tamanho do aro

Após decidir em qual dedo que você usará o anel de formatura, o próximo passo é confirmar o tamanho do aro. Essa etapa é essencial para que a joia adquirida seja fabricada no aro correto e sirva perfeitamente no seu dedo.

Existem diversas formas de descobrir a sua numeração, inclusive, em um dos artigos do nosso blog explicamos como saber o tamanho do anel e detalhamos 9 métodos de medição. Dentre as opões, a maneira mais precisa para medir o tamanho do dedo é utilizando a aneleira, um objeto composto por argolas de variados tamanhos. Caso possua um anel que sirva de referência, as formas mais indicadas para confirmar o tamanho são o paquímetro digital ou o bastão medidor de anel.

11. Quando devo começar a usar o anel de formatura?

Tradicionalmente, o momento mais aguardado para usar o anel de formatura pela primeira vez é no dia da colação de grau ou no dia da festa de formatura. Entretanto, embora esse costume ainda seja seguido por muitos acadêmicos, cada pessoa deve usar na data que julgar mais conveniente, não é mesmo?

Conforme explicamos ao longo do artigo, o anel de formatura não se resume a representar a conclusão do curso. Seu significado se estende à representação dos seus esforços, dedicação e compromisso em relação a profissão escolhida. Portanto, caso tenha interesse em começar a usar a sua tão sonhada joia antes dos eventos oficiais como, por exemplo, utilizar o anel a partir das sessão de fotos de formatura ou até mesmo ao longo do curso, não há problema algum, afinal, costumes não são regras inquebráveis.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

  • Ivoneide Silvério disse:

    Olá, qostaria de saber qual a pedra que simboliza o curso de gestão em vigilância em saúde .

    • Poésie disse:

      Prezada,

      Não localizamos nenhuma fonte confiável que confirme qual é a pedra e o símbolo de gestão em vigilância em saúde. Por isso, aconselhamos que contate a sua instituição de ensino para confirmar esta informação.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta