Skip to main content
Joias e ConceitosOuro

O que é o ouro branco?

Quando a palavra ouro é mencionada, é provável que barras de ouro e joias sejam as primeiras coisas a visitar nossas mentes. Além disso, quando falamos em ouro, a imaginação parece viajar por coisas com tons de amarelo, já que aprendemos que o ouro é amarelo.

De fato, ele é amarelo. Então, como que algumas belas joias confeccionadas com ouro podem ter uma cor diferente, com um aspecto prateado, que comumente recebe o nome de ouro branco? O anel de noivado abaixo é um bom exemplo:

Anel de Noivado Duo I

Antes do surgimento do ouro branco, joalheiros como Tiffany e Cartier começaram a combinar diamantes com com um metal precioso relativamente desconhecido e com aspecto prateado: a platina. As joias de platina alcançaram rapidamente o sucesso. No entanto, este metal é mais raro e bem mais caro do que o ouro. Assim, dado o alto preço da platina, o ouro branco surgiu como substituto para suprir a alta demanda por joias com aspecto prateado. No entanto, vale destacar que, embora a platina, durante as últimas décadas, tenha apresentado um preço mais elevado do que o ouro, há ocasiões onde a relação pode se inverter devido à alta demanda por ouro, como foi o caso de 2020, durante a pandemia de Covid 19.

Para entender melhor o que é o ouro branco, é necessário conhecer alguns simples conceitos sobre ligas metálicas (aprofunde-se mais em “O que é o Ouro 18K“). O ouro em seu estado puro – ouro 24K – é muito frágil e mole, o que compromete a durabilidade das joias e dificulta o trabalho do joalheiro na delicada arte da joalheria. Dessa maneira, o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais, para corrigir essas características.

Portanto, a grande maioria das joias é confeccionada com ligas de ouro. O ouro amarelo que você encontra em sua joia, nada mais é do que uma liga de ouro com adição de cobre. O ouro branco, por sua vez, é o resultado da liga do ouro com metais como o paládio, prata, níquel e zinco.

anel-noivado-solitaire-branco

Anel de Noivado Solitaire I

A composição da liga de ouro branco pode variar. Assim, o aspecto final do metal também pode mudar. No entanto, é importante entender que um prateado vivo e brilhante depende de outras variáveis além da composição da liga. Na verdade, a liga de ouro branco tem pouco brilho e possui um aspecto acinzentado. Algumas vezes, para se extrair o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas com um metal chamado ródio, que é da mesma família da platina.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

8 Comentários

  • alberto lando disse:

    Estou de facto imprenssionado com informações a que tive acesso.
    Alguem me pode responder como se faz a separação da Platina com outros Minerais?

  • Gianluca M disse:

    Poésie.. tem um erro ai gente.. Não é platina, é paládio!!!
    Arrumem por favor.. Mas em resumo, ótimo post.

    • Gianluca M disse:

      A platina não é mais caro que o ouro.. hj o ouro custa o dobro que a platina..

      • Poésie J disse:

        Olá Gianluca, tudo bem? O artigo foi atualizado.

        Embora, atualmente, a platina esteja mais barata do que o ouro, esse não é o cenário mais comum. Ao longo da história, a platina se apresentou mais cara do que o ouro. No entanto, há períodos onde a relação pode se inverter. Cabe a nós monitorarmos para verificar se ocorreram mudanças estruturais e duradouras na relação entre os dois preços.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

    • Poésie J disse:

      Conforme informado anteriormente, estamos nos referindo à platina mesmo.

  • ouro.gold disse:

    Adorei o vosso artigo sobre o Ouro Branco, os vossos anéis são muito bonitos, meus parabéns.

  • Valdecir Miguel disse:

    Gostaria de saber como faço para adquirir uma pepita de ouro verdadeiro e o valor

    • Poésie disse:

      Olá Valdecir,

      Realizamos compras apenas de fornecedores credenciados. Portanto, não possuímos esse tipo de informação.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta