Anéis de Noivado

Anel de noivado de diamante: preço e caraterísticas

Por 12/02/2020 Sem comentários

Se você está procurando por informações que te trouxeram a este artigo, talvez seja você iniciando sua jornada para compra do presente mais importante da sua vida: o anel de noivado. E logo no primeiro contato com este assunto, é provável que você tenha se surpreendido pelo mar de informações que existe sobre anéis de noivado, diamantes e pedras preciosas, não é mesmo?

De fato, comprar um anel de noivado de diamante demanda tempo e pesquisa. Como existe uma extensa variedade de modelos e valores, muita gente fica na dúvida na hora de escolher o anel de noivado perfeito para sua amada. Para tentar auxiliá-lo, elaboramos um guia compacto sobre os modelos de anéis mais populares para noivado e quanto custa um anel de noivado.

Quais as características do anel de noivado de diamante?

O que faz um anel de noivado de diamante ser diferente de outros anéis? Ao observar alguns modelos de anel de noivado, você perceberá que existe uma característica em comum entre eles: a estrutura. Geralmente, este tipo de joia apresenta uma pedra central em destaque, elevada em relação ao aro do anel. E, embora não seja regra, é bastante comum que esta pedra central seja um diamante.

anel-de-noivado-solitario-halo-uni-solitaire

Apesar dessa estrutura parecer muito rígida, dentro deste conceito, é possível explorar diversos designs e estilos de anel de noivado. A seguir, listamos os estilos de anel de noivado com diamantes mais comuns no mercado.

Anel de noivado solitário

O consagrado anel solitário é praticamente um sinônimo de anel de noivado de diamante. Este clássico design surgiu em 1886, lançado pela Tiffany & Co. O design original consiste em um anel de aro liso com um único diamante preso por uma cravação de seis garras.

anel-solitário-de-clássico

Porém, o anel de noivado solitário, mesmo apresentando um design tão minimalista e tradicional, também pode se revelar de diversas outras maneiras: com diamantes menores cravados no aro; com uma cravação menos proeminente e uma coroa com 4 ou 5 garras, por exemplo. São pequenos detalhes que fazem uma grande diferença no visual do anel.

Veja alguns exemplos de anéis solitários de diamante a seguir:

01-anel-solitário-de-diamante-tradicional-promise-ouro-branco

02-anel-solitário-com-brilhantes-solitaire-ouro-amarelo

03-anel-solitário-de-diamante-confortável-joy

04-anel-solitário-de-diamante-cravação-inglesa-soliste-ouro-amarelo

05-anel-de-noivado-moderno-ouro-branco

05-anel-de-noivado-sakura-ouro-amareloo-solitario-arabescos

06-anel-de-noivaod-petit-solitaire-branco-brilhantes

07-anel-solitario-retrô-vintage-ouro-18k-e-diamante

08-anel-de-noivado-solitario-moderno

Anel de noivado com halo

Quando falamos que um anel de noivado possui um halo, significa que ele apresenta uma coroa de pequenos diamantes ao redor da pedra central. Trata-se de um recurso de design clássico e consagrado na joalheria, que potencializa o brilho e a beleza da pedra preciosa em destaque.

halo-de-diamantes-anel-de-noivado

Além da beleza, o anel de noivado com halo também é uma alternativa excelente para quem procura uma joia imponente mas tem restrição de orçamento: não é regra, mas este tipo de anel costuma ter um preço mais acessível em relação a um modelo solitário de coroa de tamanho similar.

01 anel-de-noivado-halo-uni-diamantes-ouro-branco-ouro-amarelo

02-anel-noivado-com-halo-de-diamantes-essenza-amarelo

03-anel-denoivado-oui-ouro-branco-halo-diamantes

04-anel-noivado-coroa-halo-enchante-amarelo

05-anel-uni-princess-brilhantes-halo-estojo-origami

06-anel-com-halo-wish-amarelo

07 anel-noivado-lien-ii-coroa-diamantes

Este tipo de modelo também apresenta uma variação enorme de designs. Os halos ao redor do diamante não precisam ser necessariamente redondos, apresentando diversos formatos, como o retangular, quadrado, em forma de flor, com halo duplo, etc.

01 anel-de-noivado-duo-halo-diamantes-ouro-branco

02 anel-noivado-halo-retangular-radiant-

02 anel-noivado-halo-retangular-radiant-

04 anel-noivado-fleur-amarelo-mao (6000x4000)

05 anel-sole-ii-caixinha-fechada (6000x4000)

06 anel-noivado-lumi-branco-coroa-halo

Anel de Noivado com três pedras

Embora este anel não seja tão popular no Brasil quanto é nos Estados Unidos, o anel de noivado com três pedras vem chamando a atenção pelo significado que carrega. Geralmente, este tipo de joias apresenta uma composição de uma pedra central maior e duas pedras laterais menores em uma mesma coroa, onde cada pedra indica um período do relacionamento de um casal, o passado, o presente e o futuro: “te amei, te amo e para sempre te amarei”.

00-anel-de-noivado-com-tres-pedras-significado

Essas três gemas também podem representar a amizade, o amor e a fidelidade. Em nossa coleção, apresentamos algumas variações dos anéis de noivado com três pedras: minimalista, com arabescos, delicado, com pedra lapidação princess e um modelo com detalhes vintage.

01 anel-de-noivado-trini-ii-tres-pedras

02-anel-de-noivado-trilogy-ouro-branco-three-stone-diamantes

03 anel-trini-princess-amarelo-diamantes

04 alianca-anel-noivado-prelude-branco

05 anel-noivado-hera-amarelo-tres-pedras

Anel de noivado com arabescos

Os anéis de noivado com arabescos tornaram-se uma marca registrada da Poésie Joias. São joias que carregam elementos ornamentais, inspirados nas formas da natureza, como plantas e flores. Esses pequenos detalhes fazem toda diferença no design, adicionando graciosidade e romantismo ao anel de noivado.

anel-de-noivado-solitario-halo-uni-solitaire

Se você acredita que uma joia rica em detalhes com um design único combina mais com o estilo da sua futura noiva, em nossa coleção não faltam modelos que carregam graciosidade, beleza e significado em seus delicados arabescos.

01-anel-de-noivado-halo-arabescos-diamantes-iniciais-poesie-we

02-anel-de-noivado-sakura-arabescos-e-diamantes

03 Joy Princess amarelo (full DSC 05234)

04 variation-01-branco (em pé)

05 anel-elysian-amarelo-caixa (6000x4000)

06 anel-noivado-arkhos-branco-mao (6000x4000)

07 - anel-de-noivado-arabescos-trilogy

08 anel-noivado-uni-princess-ii-caixa (6000x4000)

09 Anel de Noivado Relique em pé variations 02a diamante amarelo-2

Qual é o preço de um anel de noivado de diamante?

Esta pergunta, na verdade, é mais complexa do que parece. Se você trocar o termo “anel de noivado de diamante” por “carro” nesta sentença, vai compreender que existem inúmeras variáveis que interferem no valor de um anel de noivado, assim como acontece na precificação de carros, casas, entre outros bens.

O valor de um anel de noivado de diamante é diretamente influenciado pelo peso, qualidade, lapidação, cor, impureza de suas gemas e outros fatores relacionados ao metal utilizado, design, tipo de fabricação e marca do produto. No entanto, uma das variáveis mais importantes, em muitos casos, é o tamanho do diamante central. É ele que, na maioria dos casos, determina grande parte do preço dos anéis.

Para ilustrar melhor esta ideia, basta comparar dois modelos de anéis de nossa loja. O Anel de Noivado Solitaire II possui apenas 15 diamantes, uma estrutura minimalista e delicada, enquanto o Anel de Noivado Uni Princess II possui 32 diamantes e uma estrutura em ouro mais robusta e com muitos detalhes. Quais dos anéis você acha que tem o maior valor?

comparativo-uni-princess-solitaire-poesie-joias

Muitos clientes acreditam que o Anel Uni Princess seja o anel mais valioso por possuir um aro trabalho, rico em detalhes e repleto de diamantes. No entanto, no momento da publicação deste post, o preço da joia da direita, o Anel de Noivado Solitaire II, é R$16.500,00, enquanto o preço do anel da esquerda, Anel de Noivado Uni Princess II, é R$6.780,00. Isso acontece porque o modelo Solitaire possui um diamante central mais pesado, de 50 pontos, enquanto o modelo Uni Princess possui um diamante central de 15 pontos.

Com essa comparação, é possível entender o quão dramática é a variação de preços quando se aumenta o tamanho do diamante central.

32-comparacao-peso-diamantes

É importante entender que o valor dos diamantes sobe exponencialmente em relação ao peso, afinal, diamante maiores são mais raros do que diamantes menores. Sendo assim, um diamante de 50 pontos, vale muito mais do que dois diamantes de 25 pontos e, consequentemente, um diamante de 100 pontos, vale mais do que dois diamantes de 50 pontos e muito mais do que quatro diamantes de 25 pontos.

Além do peso, é importante avaliar a qualidade dos diamantes do anel de noivado. Assim como em qualquer produto, o tipo de matéria prima influencia bastante no valor da peça final. Diamantes melhores possuem menos impurezas (inclusões), são mais incolores e possuem uma boa lapidação, que influencia diretamente no brilho do diamante.

qualidade-diamante-classificacao

Se você está no meio do processo de escolher um anel de noivado de diamante, recomendamos que se aprofunde neste assunto. Além de entender melhor a famosa classificação 4 c’s para diamantes — Color – Cor, Carat – Peso, Clarity – Pureza, Cut – Corte —, sugerimos a leitura do artigo a seguir: Classificação de diamante: qual dos 4c’s é o mais importante?

É claro que, embora o diamante central seja importante fator na composição de preço dos anéis de noivado, o assunto não se restringe a essa variável. No entanto, essa informação será importante para que organize melhor os preços em sua mente. Vai ficar muito mais fácil comparar anéis dentro da mesma marca, por exemplo.

Lembre-se que o assunto é complexo, mas é seguro afirmar que, quanto maior o diamante, maior sua representatividade na composição do valor de um anel. Em casos de diamantes menores, variáveis como ouro, mão de obra, marca, design e impostos podem ser fatores que superarão a importância do diamante central. Na verdade, esta é a realidade para boa parte dos anéis, já que o brasileiro médio costuma adquirir modelos com pedras pequenas em relação aos diamantes utilizados no resto do mundo, principalmente Estados Unidos, Europa e Japão.

Uma palavrinha sobre certificados de diamantes

Se você sobreviveu até aqui, já deve ter percebido a importância do diamante central em um anel, principalmente naqueles casos onde ele tem um tamanho considerável. Por isso, é natural que as pessoas busquem certificados que atestem a qualidade do diamante que compõe a sua joia.

No mercado, existem, basicamente, dois tipos de certificado: os emitidos pelas próprias joalherias e aqueles emitidos por laboratórios especializados. Diamantes com certificados laboratoriais são naturalmente mais caros do que os seus pares sem esse tipo de certificação.

Sendo assim, é natural que muitas pessoas busquem por certificados laboratoriais, principalmente aqueles emitidos pelos renomado GIA, sobretudo após ler alguns artigos na internet, basicamente em site americanos, onde diamantes com certificado GIA reinam supremos.

No entanto, é preciso fazer um pequeno ajuste para a realidade de nosso país. O americano médio compra anéis de noivado com diamantes muito maiores do que o brasileiro. Além do valor de uma avaliação laboratorial, em muitos casos, superar o valor do próprio diamante de alguns anéis transacionados no Brasil, o GIA sequer certifica diamantes menores do que 20 pontos, que é justamente a faixa de consumo da maioria dos brasileiros. Por isso, se você está buscando anéis com diamantes nessa faixa de tamanho, não encontrará exemplares com esse tipo de certificação.

Aqui na Poésie, anéis com diamantes maiores do que 35 pontos seguem com certificação GIA.

Conclusões

Sim, sabemos que algumas coisas podem estar um pouco vagas em sua mente ainda, mas a ideia aqui não é redigir um tratado científico sobre precificação de anéis, mas apenas orientá-lo para que consiga caminhar de maneira um pouco mais confortável em sua jornada de compra do anel de noivado.

Misturar finanças com aquilo que esta bela joia representa, o amor e a história de um casal, é sempre algo bastante espinhoso, mas necessário. No entanto, assim como no caso dos carros, inicialmente citados nesse artigo, embora não haja regras claras e precisas sobre precificação, informação e conhecimento sobre o produto são sempre úteis, não é mesmo?

De qualquer maneira, se você ainda restaram dúvidas sobre anéis de noivado e pedidos de casamento, nossa recomendação é que você leia este guia completo da Poésie: 40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento. Certamente, você encontrará resposta para muitos de seus questionamentos.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta