Quando o assunto é anel de noivado, qual é a primeira imagem que ocorre na sua mente? Muito provavelmente, você pensará no famoso anel solitário com um diamante proeminente. Além de explorar o todo o brilho e beleza dos diamantes, o design com traços simples e marcantes vem conquistando o coração de noivas por gerações. Assim, não é à toa que este estilo de anel ganhou tanto espaço no imaginário popular e se tornou praticamente sinônimo de pedido de casamento.
Pensando em surpreender sua amada com um anel solitário de noivado? Que tal conhecer um pouquinho mais sobre esta joia icônica?
O que é um anel solitário?
De maneira simples e direta um anel solitário é um anel com uma única gema preciosa cravada em seu aro. Embora, o nome anel solitário seja muito associado, e as vezes até confundido, a anéis com um diamante, o modelo solitário também se aplica a qualquer outra pedra preciosa.
Geralmente, este estilo de anel apresenta um único diamante projetado para fora de um aro, que costuma ser liso e confeccionado em ouro ou outro metal precioso, como a platina. Este design foi consagrado, há mais de 100 anos, como símbolo máximo dos pedidos de casamento e amor eterno.
É claro que, em se tratando de joias, é o usuário que atribui um significado a elas e não o contrário. Por isso, embora o solitário esteja intimamente relacionado a pedidos de noivado, ele também pode ser utilizado como uma joia com outro tipo de simbologia, como um anel de formatura ou uma joia de debutante, por exemplo.
História do solitário
O costume de se utilizar algo parecido com anéis de noivado existe há muito tempo e tem suas origens no Egito Antigo. No entanto, os registros dos anéis daquela época guardam pouca relação com os anéis modernos, como o modelo solitário, que é uma criação um pouco mais recente.
Anel de ouro e diamantes, Flandes, 1477 | Kaiser Maximilian I, de Albrecht Dürer, 1519 – Foto: Kunsthistoriches Museum – Viena
O primeiro anel de noivado que se tem registro foi um presente do Arquiduque Maximiliano da Áustria para sua noiva Maria, a Duquesa de Borgonha. O anel apresentava uma coroa em formato de “M”, cravado com pequenos diamantes. A partir daí, os anéis de noivado foram apresentados em diversos formatos e confeccionados com diversos tipos de metais e pedras preciosas.
Foi apenas em 1886 que a tradicional joalheria Tiffany & Co revolucionou o visual do anel de noivado, lançando o Tiffany Setting, um anel de noivado com um diamante solitário cravado com seis garras. Este clássico design apresentava um aro liso e delicado, que sustentava apenas um diamante super projetado através de uma coroa com seis garras.
Com uma elegância clássica e habilidade de apresentar o diamante com seu máximo brilho, o conceito de anel solitário logo se tornou um sucesso e virou um padrão na indústria de joias.
Por que é tão caro?
Toda beleza dos solitário tem um preço, que deriva basicamente do tamanho da gema central da peça. Como todo design é construído para dar destaque à pedra preciosa, os modelos mais tradicionais demandam que esta pedra seja grande para que joia seja harmoniosa. Em se tratando de pedras preciosas, o tamanho tem uma enorme influência!
É importante entender que pedras maiores são mais raras do que exemplares menores e, portanto, o valor acompanha a escassez da gema de maneira exponencial. O raciocínio é simples e um exemplo pode nos ajudar a entender mais ou menos como funcionam as coisas. Diamantes de 1 quilate (o quilate é uma medida de peso dos diamantes) podem custar entre 3 a 4 vezes, às vezes até mais, o valor de uma pedra de 0,5 quilate e não apenas 2 vezes, como seria natural pensar.
Dessa maneira, é natural que o valor desses anéis seja um pouco mais elevado, afinal, você investirá muito mais no diamante do que no anel em si.
Se você ainda não está seguro em investir em um anel solitário, os artigos abaixo poderão ajudá-lo:
- Devo comprar um anel de noivado solitário ou outro modelo?
- Dicas para escolher o anel de noivado de acordo com o estilo dela
- Dicas para escolher um anel de noivado com design atemporal
O solitário fica melhor com ouro branco ou ouro amarelo?
Se você está prestes a comprar um anel de noivado, talvez a cor do ouro seja um dos principais fatores de indecisão na hora de escolher a joia perfeita.
Se a sua dúvida é em relação ao visual da peça, saiba que não existe algo como uma “melhor cor de ouro” para anéis solitários. Essa questão é muito mais relacionada ao gosto pessoal do que a qualquer outro tipo de consideração.
No entanto, existem aspectos técnicos relacionados à cor do ouro que podem ser variáveis importantes no momento de definir o material da joia.
O anel solitário tradicional foi lançado antes do surgimento do ouro branco. As grandes joalherias na época, como a Tiffany e Cartier, trabalhavam com um metal precioso de aspecto prateado e pouco conhecido na época, chamado platina, para confeccionar os anéis de noivado. Rapidamente, os anéis de platina se tornaram um grande sucesso. No entanto, este metal é mais raro e, consequentemente, bem mais caro do que o ouro 18k. O preço elevado criou incentivos para que a indústria encontrasse alternativas. Assim, o ouro branco surgiu como rival da platina para suprir a demanda por joias de aspecto prateado.
O ouro branco não existe na natureza, afinal, o ouro em sua forma natural é amarelo. Sendo assim, o ouro branco nada mais é do que o ouro amarelo misturado a outros metais brancos, que formam uma liga de ouro branco 18k. Em sua forma natural, esta liga apresenta um tom levemente amarelado, que é corrigido por um banho de um metal precioso chamado ródio.
Com o tempo de uso, naturalmente, este banho cede, fazendo com que a peça apresente o tom originalmente amarelado. Portanto, tenha em mente que anéis de ouro branco demandam uma manutenção mais frequente do que anéis de ouro amarelo.
Então, se você está com dúvidas e não tem certeza, a nossa dica é escolher o ouro amarelo. Embora o anel solitário de noivado tradicionalmente seja branco, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil, o ouro amarelo é a cor mais vendida para joias, além de demandar menos manutenção com o decorrer do tempo. Além disso, caso erre na cor, a grande maioria das joalherias efetuará a troca para você e sem nenhum custo. Basta verificar a política de cada empresa antes de realizar a compra.
Ainda não tem certeza de que cor de ouro escolher? Tire suas dúvidas nos artigos abaixo:
Modelos clássicos de anel solitário
O solitário clássico tem uma configuração icônica e muito simples: um belo diamante central em destaque, cravado com garras, em uma coroa projetada para fora de um aro liso e delicado.
Dependendo do tamanho do diamante central, a quantidade de garras pode variar, como no caso dos Anéis de Noivado One (0,50ct) e Promise (0,35ct), com seis e cinco garras respectivamente:
Um anel com diamante super projetado é concebido para maximizar o brilho do diamante central. Essa configuração faz com que a pedra brilhe muito mais, todavia, ela também fica mais vulnerável a danos. Por essa razão, muitas mulheres preferem anéis com uma cravação menos proeminente do diamante central.
Nos modelos Joy, Gran Joy e Soliste o tradicional solitário ganha linhas mais arredondadas e uma cravação menos elevada. Este tipo de joia costuma agradar as noivas que buscam uma joia mais delicada e com um visual clássico.
Uma variação do solitário clássico popular entre as noivas brasileiras é a proposta apresentada nos anéis Petit Solitaire, Solitaire e Trust. Eles possuem a estrutura clássica com a pedra central em destaque. Entretanto, o diamante central não está mais sozinho, e sim acompanhado por diamantes menores cravados no aro.
Variações do modelo solitário
Se você busca um anel solitário com um toque de exclusividade, nossa coleção também apresenta alguns modelos com traços de um solitário, mas com alguns pequenos detalhes que adicionam um charme especial à joia de noivado.
Pequenos arabescos adicionam riqueza de detalhes e um toque de romantismo de outras épocas ao tradicional solitário de noivado. Anéis de noivado com arabescos, como os modelos Relique, Joy Princess e Sakura, são muito populares entre as futuras noivas e se tornaram marcas registradas da Poésie.
Pequeninos detalhes e acabamentos diferenciados feitos em ouro transformam o solitário em joia únicas. Os modelos Destiny, Gran Destiny e Garden apresentam acabamentos em grãos que fazem toda diferença no visual da peça.
Pequenos diamantes acessórios dispostos em posições pouco convencionais adicionam charme e brilho à joia sem descaracterizar o solitário. Os designs exclusivos dos anéis Cosmos e Serenity costumam agradar bastante o público feminino.
Pedras coloridas ou com lapidações em formatos diferentes adicionam uma simbologia ainda mais forte à joia de noivado. O rubi em formato de coração do Anel de Noivado Lovely é uma das representações máximas do amor e da devoção.
Se você busca um solitário com um visual peculiar e características únicas, nossos anéis de diamante negro têm todos os atributos para surpreender sua noiva.
Se a sua noiva aprecia uma estética moderna e minimalista, os anéis Mies (0,50ct) e Mini Mies (0,35ct) podem ser a escolha perfeita para agradá-la.
Alguns esclarecimentos
O universo das joias tem um linguajar próprio e está repleto de termos que podem causar uma certa confusão. O processo de compra de um dos presentes mais importantes da sua vida vai te colocar em contato com profissionais do ramo, amigos e familiares que podem, muitas vezes, dizer coisas que parecem conflitantes. Um vendedor de uma loja pode dizer algo que parece ir de encontro ao que lhe foi dito em outra loja, por exemplo. Em boa parte das vezes, a confusão surge a partir da definição de alguns termos, como brilhante, diamante e até o próprio anel solitário.
Se você chegou até aqui e leu com atenção todo artigo, você já é faixa preta em anel solitário! No entanto, é importante que você saiba que os termos “anel solitário” ou “anel de diamante solitário” são usados por muitas pessoas como sinônimo de anel de noivado, independente do design do anel. Então, não é raro uma futura noiva sonhar com um “solitário”, mas na verdade estar imaginando um anel de noivado diferente, como vários diamantes em destaque, por exemplo.
Dessa maneira, em sua jornada na busca pelo anel perfeito, cabe a você analisar o contexto e a situação para avaliar o que seu interlocutor quis dizer com anel solitário. Na esmagadora maioria das vezes, a pessoa estará se referindo ao anel com um diamante projetado para fora do aro e imaginando que a joia será usada para o noivado. No entanto, lembre-se que há a possibilidade da pessoa estar se referindo a um anel de noivado, cujo design não necessariamente seja um solitário!
Um pouco confuso, mas ao mesmo tempo simples, não é mesmo?