Alianças e anéis de noivado são as joias mais valiosas porque carregam história e significado. Por isso você quer que estejam sempre brilhando. Então, que cuidados devem ser tomados para que essas pequenas argolinhas pareçam sempre novas? Entender algumas propriedades do ouro e dos diamantes em conjunto com um pouquinho de disciplina é o segredo dessa história toda.
Anel de Noivado Destiny I-Es | Aliança Versailles II
Principais Cuidados:
Evite contato com produtos químicos
Alguns produtos químicos pesados podem danificar a sua joia e comprometer o brilho. Como as joias não são feitas de ouro puro, mas de ligas de ouro, alguns elementos químicos podem reagir com os outros metais que fazem parte da liga.
Muita exposição ao cloro, por exemplo, compromete o brilho do ouro de sua joia e pode torná-lo quebradiço. Assim, retire o anel de noivado ou aliança para executar serviços domésticos e seu anel estará protegido de muitos agentes nocivos. Veja o que pode acontecer com sua joia depois de muita exposição ao cloro:
O mercúrio é outro vilão que danifica e altera a cor do ouro. Altas exposições podem causar danos irreparáveis.
Finalmente, evite receitas caseiras que prometem melhorar o estado de sua aliança, sem que você tenha sido aconselhado por um joalheiro. Só eles poderão dizer o que funciona e o que pode prejudicar a sua joia.
Evite situações de risco
Prática de esportes e algumas atividades domésticas podem causar danos a sua aliança e, principalmente, anel de noivado.
O ouro é um metal macio. O contato com algumas superfícies e objetos pode amassá-lo ou riscá-lo. No caso das alianças, com o tempo é natural que alguns riscos apareçam, devido ao contato com coisas do dia-a-dia, como maçanetas, por exemplo. Nada que uma ida ao seu joalheiro de confiança não possa resolver.
Diamante quebrado – Foto: GIA
Os anéis de noivado e alianças com diamantes demandam cuidado um pouquinho maior. Dependendo do estilo de cravação usado em sua joia, pequenas batidas podem quebrar as garras que seguram o diamante. Por isso é importante não usar anéis com diamantes em situação onde há maior exposição a esse tipo de acidente. Então, academia e anéis de noivado não combinam.
Além disso, uma batida no local correto é capaz de quebrar o seu diamante. Entenda porque isso pode acontecer em: O que é clivagem.
Evite contato com loções e cremes
Os diamantes possuem uma interessante propriedade: eles atraem gordura e repelem água. Portanto, evite tocar os seus diamantes com frequência e procure passar cremes e loções sem que o anel esteja em suas mãos. Dessa maneira, você retardará o processo de acumulo de gordura, que compromete o brilho.
Notas sobre o ouro branco 18k
As joias em ouro branco 18K demandam mais atenção e cuidado do que as em ouro amarelo 18K. Caso deseje se aprofundar no assunto, leia os seguintes artigos: O que é ouro branco – O que é banho de ródio.
Notas sobre anéis de noivado
Os anéis de noivado são lindos porque projetam os diamantes para fora do aro. É por causa dessa exposição, que essa joia merece atenção especial. O ouro e os diamante são resistentes e feitos para durar gerações, mas demandam cuidado, conforme explicado anteriormente.
Melhores práticas
Para concluir, segue uma lista das melhores práticas:
a. Evitar contato com produtos químicos e de limpeza, principalmente o cloro, que danifica o ouro.
b. Não usar o anel na prática de esportes, na piscina e em serviços domésticos. Se possível, não dormir (as garras da cravação podem se enroscar em fios de tecido e quebrarem), não lavar louça, nem tomar banho com a joia em mãos. Quando retirar o anel, tente guardá-lo sempre no mesmo lugar. É um bom costume, que evita que perdas aconteçam.
Obrigado pela informação, eu já estava desconfiado que o sabonete poderia prejudicar o ouro de alguma forma por ser químico, mas o cloro da água eu nem imaginava. Pensei comigo “artefatos de ouro são encontrados até hoje em navios naufragados, a água não deve destruir o ouro tão facilmente” mas o cloro que é o problema. O jeito é remover o anel quando for lavar as mãos.