Skip to main content
Pedidos de Casamento

10 datas mais populares para fazer o pedido de casamento

Se você está planejando pedir a mão da(o) sua(seu) namorada(o) em casamento, certamente, já deve ter se perguntado: qual a melhor data para fazer o pedido de casamento? A realidade é que não existe um dia ideal para fazer a grande pergunta, afinal, isso é uma decisão que diz respeito apenas ao casal. No entanto, a experiência que temos com centenas de pedidos de casamento, aliada a algumas pesquisas, mostra que existem datas e períodos do ano em que os pedidos de noivado ocorrem com maior frequência.

Será que alguma dessas datas estão entre as suas opções? Confira algumas delas a seguir.

1. Véspera de Natal, 24 de dezembro

Você já imaginava que a Véspera de Natal seria a data mais popular para fazer um pedido de casamento? Uma pesquisa realizada pelo Chillisauce revelou que 30% dos homens consideram a data para fazer a famosa pergunta: “quer casar comigo?”.

O clima festivo, a presença dos familiares e o feriado prolongado são os principais motivos para que a data seja tão considerada para o pedido de casamento.

pedido-de-noivado-na-vespera-de-natal

Foto: James and Jes via How He Asked

Está pensando em fazer o pedido de casamento durante as festas de Natal? Confira aqui 10 inspirações para quem que deseja pedir a namorada em casamento no natal.

2. Final de semana que antecede o Natal

Segundo uma pesquisa do Bridebook, o final de semana que antecede o Natal tem sido uma data bastante popular para fazer o pedido. No ano passado, em 2017, o site estimou que o dia 23 de dezembro seria o dia com o maior volume de pedidos de casamento do ano inteiro. Este ano, provavelmente, os dias 22 e 23 de dezembro serão dias decisivos para casais que pensam em noivar em breve.

Esta data é uma escolha interessante para casais que querem ter uma data especial que não tenha relação com nenhum feriado, mas que buscam um pedido de casamento que tenha os atributos do Natal: amigos e família reunidos em um clima de festividades.

3. Dia dos Namorados, 12 de junho

Se o período do Natal é muito visado pelos futuros noivos como data perfeita para o pedido de casamento, para elas, o dia dos namorados seria a data ideal para dizer o “sim”. Segundo a mesma pequisa citada no tópico anterior, enquanto 30% dos homens acreditam que a Véspera de Natal seja a melhor data para noivar, 23% das mulheres esperam ser pedidas em casamento no Dia dos Namorados.

E faz sentido que elas esperem uma pergunta tão importante neste dia, já que se trata de uma das datas mais românticas do ano. Por outro lado, atente-se para não estragar a surpresa. Em um dia em que o amor está em evidência, o cuidado precisa ser redobrado.

Se você está considerando um pedido de casamento no dia dos namorados, sugerimos as leituras abaixo:

4. Natal, 25 de dezembro

O Natal também é uma data com uma simbologia muito especial, que reúne praticamente os mesmos atributos da Véspera de Natal. Além das comemorações cristãs, para muitos, o Natal inspira renascimento, um novo começo. Portanto, uma data perfeita para dar início a uma nova fase da vida a dois.

pedido-de-casamento-no-natal-fotografia-familia-merry-xmas

pedido-de-casamento-no-natal-fotografia-familia-marry-me

5. Véspera do Ano Novo, 31 de dezembro

Com tantas festas no final do ano, não é surpreendente que tantos pedidos de casamento aconteçam no Réveillon. Muitos casais comemoram a passagem do ano com amigos e família, assim como no Natal. No entanto, os fogos de artifício e o clima festivo adicionam um toque de glamour ao momento.

6. Dia da confraternização universal, 1 de janeiro

Com mais um ano se iniciando, vem a promessa de uma vida nova. Com todos pensando em suas resoluções de ano novo, não é de se admirar que muita gente faça o pedido de casamento nesta data. Tecnicamente, qualquer pedido de casamento feito logo após a meia-noite pode ser considerado um pedido de casamento de ano novo e, com certeza, muitas noivas adorariam começar o ano com um belo anel de noivado em seus dedos.

7. Aniversário de Namoro

Ainda segundo a pequisa do Chillisauce, 10% dos homens entrevistados acreditam que o dia em que se conheceram ou o aniversário de namoro seja a data ideal para fazer o pedido de casamento. Entre as mulheres, esse número cresce para 15%.

Para este dia é comum um pedido de casamento que relembre a história do casal, como, por exemplo, marcar algo no local do primeiro encontro.

O Pedro pediu a mão da Aline em casamento no dia em que eles comemoraram 4 anos de namoro. Desafiamos você a não se emocionar com o vídeo do pedido do casal:

Pedido-de-casamento-Pedro-e-Aline-video

Noivos: Aline Cristina e Pedro Morais | Anel de Noivado Uni Princess II da Poésie

Precisa de mais ideias para criar o pedido de casamento perfeito? Veja algumas sugestões em 100 ideias de pedidos de casamento para você se inspirar.

8. Aniversário

Uma festa de aniversário pode ser um bom pretexto para reunir amigos e familiares para pedi-la em casamento. Seja a festa do futuro noivo ou da futura noiva, muitos pretendentes escolhem o aniversário para fazer o tão esperado pedido de casamento.

O ator Jean Amorim, por exemplo, pediu a mão da atriz Jeniffer Nascimento durante a própria festa de aniversário.

Noivos: Jeniffer Nascimento e Jean Amorim | Anel de Noivado Elysian II

Saiba mais sobre a história do casal no artigo Pedido de casamento Jeniffer Nascimento e Jean Amorim.

9. Dois finais de semana que antecedem o Natal

Segundo o portal Wedding Wire, alguns futuros noivos encontram dificuldades em segurar a ansiedade e acabam antecipando o pedido de casamento para, em média, duas semanas antes do Natal.

Isso ocorre, muito provavelmente, pois a procura por anéis de noivado aumenta nos últimos 3 meses do ano. Dessa forma, muitos noivos acabam antecipando suas compras a fim de garantir a joia de noivado perfeita para fazer a grande pergunta. Com o anel em mãos, fica difícil controlar a ansiedade e, claro, manter o plano em segredo. Assim, ao invés de guardar o anel, muitos noivos acabam adiantando o pedido de casamento.

Está ansioso para fazer o pedido de casamento, mas não sabe muito bem por onde começar? Veja 40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento

10. Temporada de Férias

Embora não seja uma data específica, muitos pedidos de casamento ocorrem entre os meses de dezembro e fevereiro, durante a temporada de férias. Fazer um pedido durante uma viagem é uma excelente maneira de curtir o momento a dois e, certamente, criar memórias incríveis.

pedido-de-casamento-com-anel-de-esmeralda

Noivos: Alex Jonathan e Fernanda rodrigues | Anel de Noivado Destiny II-Es

Fazer o pedido durante uma viagem exige planejamento e dedicação. Se você está pensando fazer o pedido de casamento durante as férias, não deixe de conferir os seguintes artigos:

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta