Skip to main content
Anéis de Noivado

14 coisas que você precisa saber antes de comprar o anel de noivado

Por 19/11/2021Sem comentários

Escolher a joia que simbolizará o pedido de casamento não é uma tarefa tão simples quanto parece, mas muitas pessoas só descobrem os desafios envolvidos quando iniciam as buscas pelo anel de noivado perfeito. Ao longo desse período de pesquisas, irão surgir naturalmente questionamentos como “qual é o estilo da minha futura noiva?” e dúvidas com termos técnicos, como quilates, pontos e brilhantes, por exemplo.

Pensando em ajudar quem ainda está nesta fase do planejamento do pedido de casamento, listamos 14 coisas que você precisa saber antes do comprar o anel de noivado. Com estas dicas e informações, você certamente conseguirá escolher o anel com mais confiança.

1. Qual a diferença entre anéis de noivado e alianças?

Você já tomou a importante decisão de dar um passo a mais no relacionamento e planeja pedir a pessoa amada em casamento. Naturalmente, pesquisou por joias de casamento e se deparou com duas possibilidades para coroar esse momento especial: anéis de noivado e alianças. Mas, sinceramente, você sabe a diferença entre estas joias? Além da diferença estética, cada uma possui seus significados e está associada a momentos distintos do relacionamento.

anel-de-noivado-e-alianca-de-casamento

Aliança Eterna II e Anel de Noivado Uni Princess II

O anel de noivado é caracterizado por uma coroa que carrega uma ou mais pedras em destaque. Ele é a joia que simboliza o noivado e é a responsável por eternizar esse marco na vida do casal. Já a aliança apresenta um design majoritariamente similar a uma argola, podendo conter detalhes e pedras ou não. Ela é mundialmente utilizada para oficializar o casamento. No entanto, nada impede que o pedido de casamento seja feito com alianças. Inclusive, essa é uma prática bastante comum no Brasil.

Leia mais em Anel de Noivado x Aliança – Qual a Diferença?

2. A origem do costume dos anéis de noivado

Pelo o que se tem conhecimento, o costume de presentear a noiva com um anel de noivado antes do casamento teve início em 1477, quando Maximiliano I, Arquiduque da Áustria, surpreendeu a sua futura esposa, Maria, a Duquesa de Borgonha, com uma joia de diamantes.

O fato é que, embora esse matrimônio envolvesse interesses políticos e a cerimônia já estivesse programada para acontecer de qualquer maneira, Maximiliano presentou Maria com um anel como símbolo das suas intenções e compromisso. Na época, o gesto inusitado de Maximiliano serviu de inspiração para outros membros da realeza e da nobreza. O costume sobreviveu ao tempo e, hoje, é replicado por vários casais ao redor do mundo.

Caso tenha interesse em se aprofundar nesse assunto, sugerimos a seguinte leitura: A história dos anéis de noivado

3. Por que um anel de noivado?

Quando sabemos a origem do costume dos anéis de noivado e compreendemos a diferença entre anel de noivado e aliança, fica claro que a joia do noivado é um presente especial, oferecido para a pessoa amada no intuito de ser uma eterna lembrança do pedido de casamento e do desejo de construir uma vida a dois. E é nesse momento que uma dúvida muito comum costuma surgir: por que um anel de noivado se eu vou ter que comprar as alianças depois?

A resposta não é tão simples e objetiva, pois depende da percepção de cada um em relação ao costume. Afinal, nem sempre o que faz sentido para uma pessoa faz sentido para outra. Então, elaboramos um pequeno artigo que explora esse tema e traz a seguinte reflexão:

“O amor vive dos detalhes aparentemente desnecessários. Como um anel de noivado. Pra que usar anel antes, se você já vai casar?

Porque ela sonha com esse pedido de casamento. Porque ela vai lembrar todos os dias, ao acordar, daquele momento. Imagine toda a antecipação e a lembrança constante do que está por vir. Cada vez que ela olhar para aquela argolinha no dedo dela, vai vir o frio na barriga e a contagem regressiva, todas as promessas e os planos feitos a dois. Um mês, um ano, não importa o quanto dure. Dura o suficiente.”

pedido-de-casamento-com-anel-de-noivado

Confira o texto completo: Por que um anel de noivado?

4. Devo fazer uma surpresa ou escolher o anel de noivado juntos?

Embora existam raras exceções, a grande maioria das pessoas apaixonadas gosta de surpresas românticas. Um ótimo indicativo de que surpresas são bem-vindas até mesmo em decisões importantes, como o noivado, são os inúmeros vídeos e fotos de pedidos de casamento surpresa que vemos na internet. Cada pedido tem suas particularidades, é claro, mas todos eles possuem em comum as reações repletas de emoção.

Então, exceto em casos em que a pessoa amada tenha revelado não gostar de surpresas, considere fazer a aquisição da joia e o planejamento do pedido de casamento em segredo. Confira algumas dicas: Como fazer um pedido de casamento surpresa? 34 ideias para você se inspirar.

pedido-de-casamento-surpresa

Foto: Olivia Markle Photography

5. Como escolher um anel que combine com a minha futura noiva?

Atualmente, o universo joalheiro dispõe de uma infinidade modelos de anéis de noivado, que vão de designs simples e minimalistas até os mais modernos. Ao mesmo tempo que essa variedade abre muitas possibilidades de escolha, ela também pode gerar dúvidas para os que não estão familiarizados com joias e seus diversos termos.

Prestar atenção nas dicas da futura noiva. Se ela já indicou algum modelo que ela gostaria de ter como representação do pedido de casamento, não hesite em seguir com o anel em questão ou com um modelo que apresente as mesmas características.

estilos-de-aneis-de-noivado

Agora, se ela nunca deu nenhuma dica em relação ao anel de noivado, a sua primeira missão será identificar o estilo dela. Observe como ela se veste, o que ela gosta de usar, como são os seus acessórios e até mesmo a sua personalidade. Assim, é possível escolher o anel de noivado de acordo com o estilo dela. Por exemplo: um anel delicado com detalhes graciosos é ideal para mulheres que se identificam com o estilo romântico. Um anel inspirado nos clássicos anéis solitários, com traços precisos e visual imponente, são perfeitos para mulheres clássicas e sofisticadas.

Leia também: Anel de noivado: guia de compra rápido para os mais preguiçosos

6. Anéis clássicos sempre são ótimas opções

Como o nome mesmo sugere, os anéis clássicos são modelos atemporais, que sobreviveram ao teste do tempo e que não seguem tendências. Esse estilo costuma a pessoas de todos os estilos, desde as mais delicadas até as mais exuberantes.

Para que você entenda melhor, trouxemos, na imagem abaixo, a comparação entre dois modelos. O primeiro, o Anel de Noivado Uni, é um modelo clássico. Embora seja uma peça cravejada de diamantes, seu design é simples e possui traços precisos, sem adornos. Ao lado, trouxemos o Anel de Noivado We como exemplo de anel moderno. Esse modelo traz o visual clássico combinado com delicados arcos que dão movimento à joia. Abaixo da coroa, o design traz mais um detalhe inusitado, reservado para personalizar com a inicial do seu nome e da pessoa amada.

a-diferenca-entre-anel-de-noivado-classico-e-anel-de-noivado-moderno

Anéis que possuem um design irreverente, como é o caso do Anel We, podem encantar mulheres modernas e que gostam de fugir do óbvio. No entanto, não são a melhor opção para todos os estilos. Por isso, a importância de identificar o estilo da sua futura noiva.

Na dúvida, prefira seguir com um anel de noivado clássico.

anel-de-noivado-classico-para-pedido-de-casamento

Anel de Noivado Uni II e Aliança Eternity II

7. A pedra central precisa ser um diamante?

Embora o diamante seja a pedra preciosa mais desejada para anéis de noivado, as pedras coloridas ganharam muito espaço ao longo do tempo e, hoje, já estão na lista de desejos de muitos casais.

De uma forma objetiva, a pedra central do anel de noivado não precisa ser um diamante. É importante lembrarmos que essa joia tem a nobre missão de ser uma eterna lembrança do momento do pedido de casamento. Sendo assim, não existe uma regra sobre como ele deve ser e quais pedras deve carregar.

anéis-com-pedras-coloridas2

Anel de Noivado Solitaire I e Anel de Noivado Solitaire II-Tp

A escolha da pedra central do anel de noivado é, portanto, uma escolha pessoal. É válido apenas alertar que, para garantir a plena satisfação da pessoa que será presenteada, é importante levar em consideração os gostos pessoais dela. No artigo a seguir, podemos te ajudar em relação a este tema: Anéis de noivado com pedra colorida: qual escolher?

8. Você sabe o que é um brilhante?

Você sabe qual é a diferença entre brilhante e diamante? No Brasil, é muito comum os termos diamante e brilhante serem usados como sinônimos, o que gera dúvidas e pequenas confusões. Então, o que você precisa entender basicamente é que diamante é uma pedra preciosa e brilhante diz respeito a uma lapidação específica.

O brilhante é uma das lapidações de diamante mais populares do mundo, embora existam muitos outras opções disponíveis. Ele apresenta o formato redondo na parte superior e a parte inferior afina gradativamente até formar uma pequena ponta. Ao todo, o brilhante possui 58 facetas, garantindo que o máximo de luz seja refletido e o resultado seja uma gema com brilho intenso.

diamante-e-brilhante-diferença

GIA

9. O que é quilate?

O termo quilate é bastante familiar até mesmo para os que são leigos sobre o universo das joias. Ele é usado para se referir a ouro e a gemas, mas seu significado é completamente diferente para cada um. Entenda:

  • Quilate do ouro: Quando se refere a ouro, o termo quilate é simbolizado pela letra K e indica a pureza do ouro (quantidade de ouro presente na liga metálica). Essa medida de pureza padrão é dividida em 24 partes, portanto, o ouro puro é 24k. Para você entender melhor, basta analisar a liga mundialmente utilizada para confecção de joias sofisticadas, a liga 18k. Quando dizemos que uma joia é fabricada em ouro 18k, significa que a liga utilizada possui 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais.
  • Quilate da pedra: Quando se refere a diamante ou outras gemas, o termo quilate é simbolizado pela sigla ct e nada mais é do que uma unidade de peso. Um quilate equivale a 200 miligramas ou 0,2 gramas, portanto, uma gema que apresenta este peso pode conter a informação 1 quilate, 1ct ou 100 pontos.

10. O que são pontos?

Ao longo das suas pesquisas pelo anel de noivado perfeito, você irá se deparar incansavelmente com a palavra pontos. Esse termo é uma unidade de peso muito utilizado na joalheria, pois facilita mensurar o peso de pedras menores. Para você ter uma ideia, 1 ponto equivale a 0,01 quilate. Veja alguns exemplos:

100 pontos = 1 quilate (1ct) = 0,2 gramas
50 pontos = 0,5 quilate (0,50 ct) = 0,1 gramas
15 pontos = 0,15 quilate (0,15ct) = 0,03 gramas

Para entender mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do seguinte artigo: O que são pontos?

11. Qual é a melhor opção: ouro amarelo ou ouro branco?

Alguns veem o ouro amarelo como a melhor opção para anéis de noivado porque ele tem um visual clássico e combina perfeitamente com as alianças, que comumente são amarelas. Outros preferem o visual delicado do ouro branco para simbolizar o noivado, justamente por ele se diferenciar das alianças de casamento. Então, na maioria dos casos, a escolha da cor do ouro é feita com base no gosto pessoal e no que faz mais sentido para cada casal.

anel-de-noivado-ouro-branco-e-ouro-amarelo

Anel de Noivado Lien II e Anel de Noivado Arkhos I

Se ainda não tiver uma opinião formada sobre qual cor de ouro escolher, te tranquilizamos em relação à qualidade, pois o ouro amarelo e o ouro branco são igualmente bons. No entanto, há um ponto importante que deve ser levado em consideração: joias em ouro branco demandam manutenções periódicas. Isso ocorre porque o ouro não existe na natureza na cor branca, então, peças em ouro branco recebem o famoso banho de ródio, um metal precioso da família da platina que possui cor branca. Isso significado que a joia é confeccionada em ouro e recebe uma camada externa de outro metal. Com o uso, o banho de ródio desgasta, demandando renovação.

Acesse e descubra: O que é ouro branco?

12. Em qual mão e dedo se usa anel de noivado?

No Estados Unidos, a cultura do anel de noivado é forte, por isso, a forma como os anéis são usados lá se tornaram referência aqui no Brasil. A tradição seguida por muitas noivas é de usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda. No dia do casamento, ela poderá decidir se irá manter o anel de noivado no anelar da mão esquerda e usá-lo junto com a aliança ou se irá transferir o anel para o dedo anelar da mão direita.

De qualquer forma, é importante lembrar que costumes não são regras inquebráveis. Portanto, se outra maneira de usar o anel de noivado faz mais sentido para você, sinta-se à vontade para seguir desta forma.

em-qual-dedo-usar-o-anel-de-noivado

Anel de Noivado Dreamy II

Confira a explicação detalhada sobre o uso de anéis de noivado e alianças: Em qual mão e dedo se usa anel de noivado e aliança?

13. Tamanho de aro de anel

Saber o tamanho do aro é primordial para a aquisição de uma joia, afinal, a intenção é que a pessoa amada consiga usar o anel de noivado no momento do pedido. Embora, muitas vezes, o peso e altura de uma pessoa dê uma estimativa de numeração, não é possível precisar sem utilizar um método de medição preciso.

Se você tiver acesso a um anel que ela usa e que sirva de referência, os métodos mais seguros para medir a peça são o bastão medidor e paquímetro digital. Caso o pedido de casamento ou a escolha do anel não seja totalmente surpresa, a sugestão é fazer a medição com uma aneleira. Esse objeto é composto por diversas argolas de variados tamanhos que indica precisamente o tamanho do dedo.

Conheça outras formas de descobrir o tamanho do aro: 9 métodos para você descobrir a numeração.

14. Cuidados de uso com o anel de noivado

Por mais que uma joia utilize materiais nobres como ouro 18k e pedras naturais, ela requer cuidados básicos de uso. O diamante é um ótimo exemplo para entender a importância de tomar algumas precauções com anéis de noivado. Diamantes apresentam dureza 10 na escala de Mohs, o que garante alta resistência a riscos. Porém, ainda que sua dureza seja o nível mais alto da escala, isso não o torna inquebrável. Então, até mesmo o mineral mais duro que se tem conhecimento, que é o diamante, pode quebrar. Por esta razão, independentemente do anel de noivado escolhido, cuidados são indispensáveis.

cuidados-com-aneis-de-noivado

Anel de Noivado Radiant I

Para garantir a boa conservação do ouro e das pedras, é recomendado retirar o anel de noivado em ocasiões que o coloca em situação de risco. Acidentes podem riscar e amassar o ouro ou lascar e quebrar as pedras. Então, lembre-se de sempre retirar o anel antes de realizar atividades físicas e atividades domésticas. Também é importante evitar o contato com produtos químicos. Conheça mais dicas: 6 dicas para você cuidar do seu anel de noivado.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta