Skip to main content
Anéis de NoivadoPedidos de Casamento

40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento

Em se tratando de pedidos de casamento, todos seremos sempre principiantes. O momento, sem dúvida, será inesquecível, mas será consideravelmente diferente, dependendo do perfil e da história de cada casal. Não há muitas regras para o rito, mas você, certamente, vai lidar com muitos sentimentos, joias, tradição e planejamento. Soma-se a tudo isso o elemento surpresa, essencial a um pedido, e você estará lidando com um punhado de variáveis um pouco complicadas em sua jornada para um pedido de casamento memorável. Então, tentamos reunir 40 coisas que você precisa saber antes de dizer as famosas palavrinhas “quer se casar comigo?”.

1. Você já sabe o que a pessoa amada vai responder?

01-casal-futuro

foto: Ashton Photography

“Quer se casar comigo?”. Essa é uma das perguntas mais importantes que você fará na vida. No entanto, ela tem uma característica um pouco diferente da maioria das perguntas: você já sabe a resposta. Você tem de saber a resposta! Sem titubear, seu coração sabe que ela vai dizer sim. Talvez o mundo inteiro também já saiba!

Todo o processo, da sua decisão de fazer o pedido de casamento até o pedido de fato, envolve muitas emoções, principalmente ansiedade. No entanto, trata-se daquele friozinho gostoso na barriga. Pergunte para conhecidos que já passaram por isso para confirmar. Portanto, se tudo isso se transformar em tensão, pois você pretende fazer o pedido de casamento para só então descobrir o que a pessoa amada vai dizer, certamente, você está se adiantando um pouco. Nesse caso, seja prudente e aguarde até que você saiba a resposta.

2. Devo ficar de joelhos na hora do pedido de casamento?

02-pedido-de-casamento-praia-romantico

foto: Anna K. Photography

Pode parecer um pouco fora de moda ou tradicional demais para algumas pessoas, mas ficar de joelhos na hora do pedido de casamento é um símbolo muito forte, que diz muita coisa. É um dos pedaços do código do amor, que ela decifrará rapidamente. Veja algumas imagens de pedidos de casamento e perceba as poderosas reações desencadeadas por esse simples gesto. Ele, sem dúvida, vai colaborar para que o momento fique marcado para sempre na memória do casal.

3. Você sabe qual a diferença entre anéis de noivado e alianças?

Anéis de noivado e alianças representam momentos diferentes de um relacionamento: o pedido de casamento e o casamento propriamente dito, respectivamente. Embora muita gente ache que tudo se trata da mesma coisa, esses momentos possuem certas particularidades e, portanto, são bastante diferentes.

anel-de-noivado-alianças-anel-de-compromisso

O anel de noivado é a joia do pedido de casamento. Este é o momento de surpreender a pessoa amanda com algo pensado e planejado por você. Nesse processo, um membro do casal está no controle da situação, pois vai planejar algo romântico sem que ela desconfie que algo especial vai acontecer.

As alianças já aparecem em um segundo momento, no casamento. Agora não é mais hora de surpresas, mas sim de planejamento e o casal passa a planejar as coisas juntos.

*No Brasil, as alianças também são usadas como símbolo do noivado e pedido de casamento.

4. Você sabe o significado do anel de noivado?

Claro que você pode ir direto ao ponto. Sem rodeios. Pode desenhar o seu amor em linhas retas e precisas, pode ser pragmático na hora e praticar a engenharia sentimental mais germânica. E sim, isso pode até dar certo. Afinal, no amor e na guerra…

Mas não é sobre guerra que estamos falando, certo? O amor não é só mecânico e funcional. Ele requer cuidado. É um bicho que pede voltas e floreios, um combustível para a paixão. O amor quer vazar por todos os poros, e tentar segurá-lo é como tentar segurar água entre as mãos. Simplesmente não funciona. E aí? Aí perde a graça. O amor, meu caro, faz você ser quem você realmente é. Faz você se sentir vivo.

E o que você sente, em última análise, é o que fica. A vida é essencialmente essa bagunça, um coquetel de emoções e lembranças, e é esse o gosto que faz ela valer a pena.

O amor vive dos detalhes aparentemente desnecessários. Como um anel de noivado. Pra que usar anel antes, se você já vai casar?

Porque ela sonha com esse pedido de casamento. Porque ela vai lembrar todos os dias, ao acordar, daquele momento. Imagine toda a antecipação e a lembrança constante do que está por vir. Cada vez que ela olhar para aquela argolinha no dedo dela, vai vir o frio na barriga e a contagem regressiva, todas as promessas e os planos feitos a dois. Um mês, um ano, não importa o quanto dure. Dura o suficiente.

Vivemos assim, alegoricamente, e esses pequenos símbolos são pedacinhos daquilo que temos de mais humano. Nosso pequeno carnaval particular. Por que tomar um banho, se você vai se sujar depois? Ou cortar os cabelos, se voltam a crescer? Por que sair da cama de manhã? Quando você pensa assim, muito pouca coisa faz sentido. Um anel noivado vira só mais um status de facebook. O amor, visto desse jeito, é um grande despropósito. Insensato e bobo. E aí é o fim de todas as aventuras e descobertas.

Mas isso é conversa de quem nunca amou. Na República Popular do Amor, a burocracia mata os símbolos e afoga exatamente aquilo que nos faz vibrar.

Particularmente prefiro ser do avesso, bobo e insensato. Prefiro amar.

5. Ela quer uma aliança ou anel de noivado?

04-aventuras-casal

Para facilitar a sua vida, pesquisas e até o senso comum apontam que são raros os casos de pessoas que não ficariam felizes em ser pedidas em casamento com um anel de noivado ou aliança. Até as mulheres mais modernas, que não ligam para tradição, criam algum laço emocional com essas argolinhas, pois, como você já leu anteriormente, o significado transcende à joia, que acaba simbolizando algo muito maior.

Este é um ponto super delicado e você deve ter o bom senso para considerar todas as variáveis. Portanto, se ela bate o pé que não gosta de joias e prefere gastar o dinheiro em uma viagem, por exemplo, não faz sentido algum concentrar suas energias em diamantes e ouro. No entanto, mesmo nesses casos, vale muito a pena levar um anel consigo para o pedido de casamento, já que o símbolo é muito poderoso. Apenas ajuste a sua mira e orçamento para algo mais simples e menos dispendioso.

6. Você sabe em qual dedo se usa o anel de noivado?

05-alianca-noivado-anular-mao-esquerda

Se ela for pedida em casamento com um anel de noivado, ela usará a joia no dedo anelar da mão esquerda, do momento do pedido até o altar. Neste caso, quando há apenas anel de noivado, o noivo fica todo o noivado sem usar nada nas mãos. No dia do casamento, o anel de noivado ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda.

Se o pedido foi feito com alianças, o casal usará a joia no dedo anelar da mão direita durante o noivado. Após o casamento, as alianças passarão para o dedo anelar da mão esquerda.

7. O que é quilate?

O quilate é um termo muito comum na joalheria. No entanto, pode causar um pouco de confusão, pois há dois significados muito distintos para o mesmo termo.

  • Quilate simbolizado pela letra K – Utilizado como medida de pureza para o ouro. Nesse caso, o quilate expressa a quantidade de ouro em determinada liga. Uma liga com 100% de ouro, ou de ouro puro, é uma liga de 24K (vinte e quatro quilates).
  • Quilate simbolizado pela sigla ct – O quilate também é usado como unidade de peso para diamantes e outras gemas. Nesse caso, a quilatagem, ou peso de gemas, é representada, internacionalmente, pela abreviatura ct. Um quilate equivale a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g). Assim, quando dizemos que determinada joia tem 1ct (um quilate) de diamantes, estamos dizendo que o peso de todos os diamantes dessa joia é 0,2g.

8. Você sabe o que é ouro 18K?

O ouro é um metal fascinante por sua beleza e por suas propriedades peculiares. Ele, em seu estado puro (ouro 24K), é um material muito maleável e frágil, que pode ser amassado e dobrado facilmente. Você já viu, certamente, em desenhos animados e em filmes personagens mordendo barras ou moedas de ouro para verificar a autenticidade do metal. Agora você já sabe o motivo: a ideia é tentar amassar o metal.

06-o-que-e-ouro-18k

Como você acabou de aprender no item anterior, o ouro puro é o ouro 24K. Esta notação diz que, de 24 partes do metal, 24 são de ouro. Assim, o ouro 18K é uma liga que, de 24 partes, 18 são de ouro e 6 partes são de outros metais. Também chamado de ouro 750, por se tratar de uma liga de 75% de pureza, o ouro 18K é o mais utilizado pela indústria joalheira moderna e o padrão mais aceito pelo mercado.

Por que os joalheiros utilizam a liga de ouro 18K na fabricação de joias? Como o ouro puro é muito maleável e frágil, podendo ser amassado e dobrado facilmente, é necessário misturá-lo a outros metais, formando ligas mais resistentes, como o ouro 18K. Os outros metais utilizados na liga podem ser, por exemplo, o cobre, o zinco, a prata ou o paládio. As quantidades desses metais presentes na liga são fatores determinantes na qualidade, cor, resistência e brilho.

9. Você sabe o que é ouro branco?

alianca-noivado

O ouro, em seu estado natural, é amarelo. Então, se o metal é amarelo, como são confeccionadas as belas joias e anéis solitários em ouro branco?

O ouro branco também é uma liga metálica de ouro 18K. Lembre-se que essa liga é formada de 18 partes de ouro puro, misturadas a outras 6 partes de outros metais. No caso do ouro amarelo, o ouro é misturado, principalmente, ao cobre. Já no caso do ouro branco, metais como o paládio, prata e níquel corrigem o tom amarelado natural do ouro puro. A liga mais comum para se obter o ouro branco é formada por 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de paládio (pureza de 75% = ouro 18K).

No entanto, para um joia com aspecto prateado vivo e brilhante, não basta apenas a utilizar a liga de ouro branco 18K, já que ela possui pouco brilho e tem um aspecto acinzentado. Portanto, para se extrair o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas com um metal precioso (mais raro e valioso do que o ouro) chamado ródio, que é da mesma família da platina.

Leia mais em O que é o ouro branco?

10. Você sabe o que é um brilhante?

oito-oito-brilhante-corte

Popularmente, no Brasil, os dois termos brilhante e diamante são usados como sinônimos. No entanto, usar os termos diamantes e brilhantes para representar a mesma coisa pode, em algumas situações, não ser adequado. Isso acontece porque todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.

O termo brilhante diz respeito a uma lapidação específica para diamantes, que resulta em maior brilho. Embora o brilhante seja a lapidação mais comum no mercado, muitos diamantes que estão em circulação por aí não são brilhantes. Existe, no caso de pedras pequenas, a famosa lapidação 8/8 (oito oito), que possui menos facetas. Trata-se de pedras que brilham menos e possuem preço menor do que as abrilhantadas. Portanto, sempre que alguém lhe apresentar algum diamante como brilhante, pergunte se não se trata de um oito oito.

Leia mais em Qual a diferença entre um diamante e um brilhante

11. Quanto mais extravagante o pedido melhor?

Talvez você tenha assistido a alguns incríveis pedidos de casamento no Youtube e ficou com aquela sensação de que deveria superá-los: o seu pedido de casamento vai ser o melhor do mundo! Ou talvez, pelo contrário, você se sinta pressionado, afinal, acredita que o seu pedido de casamento será simples demais perante alguns que encontramos na internet.

Uma recente pesquisa indica que, apesar dos emocionantes pedidos de casamento da web, a grande maioria das mulheres quer um pedido de casamento simples e “normal”. E lá no fundo, você já sabia disso, não é mesmo?

pesquisa-pedido-de-casamento-simples

fonte: Chillisauce – tradução: Poésie

Portanto, não há nada de errado com a simplicidade. Na verdade, o simples pode criar experiências inesquecíveis e focadas naquilo que realmente importa. No entanto, não interprete mal: também não há nada de errado com um pedido de casamento super bem produzido e muito sofisticado. Na verdade, é admirável o esforço e dedicação que muitos rapazes empregam na hora de fazer o pedido de casamento. A grande questão é apenas ficar mais tranquilo, caso o simples seja o mais conveniente para o casal.

Fato: muitas noivas reclamam da falta de emoção e sentimentos no pedido. Portanto, simples ou extravagante, não importa! Desde que feito com carinho e com o coração, qualquer pedido de casamento será um início perfeito para uma nova fase do relacionamento do casal.

12. Você sabe quais as características de um anel de noivado?

10-anel-solitario-ouro-amarelo

Um anel de noivado possui uma característica muito particular: uma pedra central em destaque. Geralmente, esta gema está elevada em relação ao aro do anel. Portanto, os designs dos anéis de noivado são construídos em torno desta pedra preciosa central. Os diamantes são as pedras mais utilizadas, mas gemas como esmeraldas, safiras e rubis, embora menos comuns, também são usadas como gema central.

13. Você sabe o que dizer no pedido de casamento?

Combinar as palavras certas com um dos maiores símbolos de compromisso, um anel de noivado, é um dos presentes mais valiosos que um homem pode entregar a uma mulher. No entanto, encontrar as palavras certas para o pedido de casamento pode ser um grande desafio.

Não é preciso ser muito sofisticado: seja simples e diga algo que soe verdadeiro. Além disso, procure não se estender muito e há uma razão muito forte por trás desse conselho. Assim que ela perceber o que está acontecendo, isto é, que está prestes a ser pedida em casamento, ela será dominada por um turbilhão de emoções e o coração vai assumir o comando no momento. Assim, se você se alongar muito, pode ser que ela não processe toda a informação.

Com essas ressalvas feitas, seguem algumas dicas do que dizer antes da famosa pergunta “quer se casar comigo?”.

Uma memória pode ser um ótimo jeito de começar o seu pedido de casamento.

Na hora em que você (……………), eu tive certeza que você (……………).

Ela te fez ser uma pessoa melhor, não é mesmo?

Antes conhecê-la eu era (……………). Agora eu sou (……………).

O que você admira nela?

Por causa do seu (……………), minha vida mudou.

14. Você sabe o que não dizer no pedido de casamento?

Você pode engasgar, gaguejar, parecer atrapalhado e esquecer as palavras. Tudo isso faz parte do momento e colabora para que ele seja único. No entanto, é importante ficar atento, pois há algumas coisas que você não deve dizer no seu pedido de casamento. Portanto, é importante tomar cuidado, pois com as emoções à flor da pele, no momento, você pode dizer algo desagradável. É claro, não se trata de regras escritas pelos deuses do amor, mas apenas um pouco de bom senso.

o-que-nao-dizer-no-pedido-de-casamento

Após muita pressão dos meus pais…

Se a sua motivação para se casar é a pressão dos seus pais, você deveria reconsiderar a sua decisão. Dizer para ela que os seus pais são o motivo por trás do pedido de casamento é um jeito garantido de fazê-la se sentir pouco apreciada.

Já mais do que passou da hora de eu tomar essa decisão…

Essa não é uma boa hora para justificativas!

Todo mundo está se casando…

Sério mesmo? Você está de joelhos na frente da pessoa mais importante da sua vida e o motivo são os outros? Talvez você deva reconsiderar a sua decisão.

15. Você sabe qual o tamanho do aro do anel dela?

Um dos desafios mais comuns durante o planejamento do pedido de casamento é descobrir o tamanho do aro do anel da sua futura noiva, sem que ela desconfie de nada.

Você pode perguntar para pessoas próximas, como irmãs e a mãe. Elas também podem conseguir essa informação com sua namorada, desde que instruídas a serem discretas para não comprometer a surpresa.

Caso não seja possível extrair esta informação dessa maneira, existem diversos métodos para descobrir ou estimar a numeração correta. Veja abaixo os 3 métodos mais precisos para medir o aro do anel de noivado ou aliança:

como-medir-tamanho-do-anel

  • Pau medidor de anel: Esta ferramenta é comumente encontrada em joalherias. Entretanto, pode ser comprada em sites como Mercado Livre por um valor acessível. Basta posicionar o anel no medidor e conferir qual o número indicado no local onde o anel parou. Este é um dos métodos mais precisos e confiáveis.
  • Paquímetro: Este é o método mais preciso para medir o aro do anel. Com o anel em mãos, utilize um paquímetro para medir o diâmetro do interior do aro. Na hora de adquirir seu anel de noivado, basta informar o diâmetro que descobriu.
  • Aneleira: A aneleira também é facilmente encontrada em joalherias. Porém, o desafio é fazê-la provar os aros sem que ela desconfie de nada (veja alguns truques aqui). Fique atento ao aro, que deve ficar justo no dedo, pois o peso da aneleira pode influenciar na precisão da medição.

Existem também outros métodos para estimar o tamanho do aro, como o método da linha, de impressão de aros, aneleira virtual, paquímetro virtual, marcação no dedo e o desenho do aro. Outra dica é ficar atento às medidas corporais da sua futura noiva, como peso e altura, que são bons indicadores para dizer dizer se você está estimando um tamanho correto ou não. Você pode ver todos os métodos mais detalhadamente em 9 métodos para descobrir o aro do anel dela. Nesse artigo, você encontrará um arsenal completo de informações para entender tudo sobre aros de anel, de uma descrição precisa dos métodos até o conhecimento sobre os padrões de medida utilizados no Brasil.

Se, apesar das dicas, você errar o tamanho do anel, em grande parte dos casos, é possível realizar o ajuste. A grande maioria das joalherias oferece o serviço de ajuste de aro como uma cortesia para seus clientes.

16. Quanto devo gastar no anel de noivado?

Discutir finanças e amor separadamente já não é uma tarefa fácil. As coisas ficam muito mais complicadas quando os dois se combinam! É um desafio, mas com um pouco de bom senso, podemos quebrar alguns mitos e aliviar um pouco a pressão que esse tipo de decisão pode causar.

Essa história começa com um mito, que já se misturou com tradição, muito difundido em outros países, de que é necessário investir 3 meses de salário em um anel de noivado. A realidade é que essa ideia é uma velha invenção de marketing, criada na década de 30 pela maior fornecedora de diamantes do mundo, a De Beers. Se quiser entender melhor essa história, clique aqui.

Portanto, não é necessário gastar 3 meses de salário em uma joia e você, provavelmente, já sabia disso. A grande questão é encontrar um valor que não seja tão alto a ponto de comprometer a sua saúde financeira, mas não tão baixo a ponto de parecer mesquinho.

Se sua preocupação é gastar demais, saiba que não é preciso, e nem faz sentido, desestruturar suas finanças, pois é possível encontrar um anel que vai se encaixar em seu orçamento. Por outro lado, se sua preocupação é gastar muito pouco, para e pense:

13 -quanto-investir-anel-solitario

Por exemplo, se ela (ou ele) sempre sonhou em ser pedida(o) em casamento com um anel de noivado e se você é do tipo que gasta R$1.500,00 em uma calça jeans, compra óculos escuros de R$2.000,00 e sempre está com o carrão do ano, é meio esquisito comprar um anel de noivado de R$800,00, não é mesmo? Entenda que, embora estejamos falando de valores, eles pouco importam, é apenas uma questão de postura, coerência e consideração.

Leia mais em Devo gastar 3 meses de salário em um anel de noivado?

17. Você já se inspirou em outros pedidos de casamento?

Toda mulher é diferente e você quer fazer algo único para ela: é o seu momento de mostrar tudo o que sente e como ela é especial em sua vida. Para isso, nada melhor do que buscar inspiração em outros pedidos de casamento que deram muito certo. Você ficará espantando como alguns noivos investem tempo e recursos no pedido. Ao mesmo tempo, notará o poder de simples gestos, como ficar de joelhos em frente à mulher da sua vida com um anel de noivado nas mãos.

pedidos-de-casamento-inspiracoes

18. Você já tem como registrar o momento com fotografia ou vídeos?

Essa é uma questão que costuma ser negligenciada por muitos futuros noivos. Alguns gastam bastante tempo planejando o pedido de casamento, mas acabam se esquecendo de registrar o momento. É claro que o momento ficará guardado para sempre na memória do casal. No entanto, recomendamos que filme ou fotografe o seu pedido, afinal de contas, não é todo dia que você ficará de joelhos na frente da mulher que ama. Sem dúvida, será uma recordação única não só para vocês, mas também para amigos, familiares e futuras gerações.

15-pedido-casamento-fotografia

foto: Sarah Becker Photograpy

Portanto, se couber em seu orçamento, contrate um fotógrafo. Se não couber, um amigo ou familiar de confiança e um celular são mais do que suficientes, não é mesmo? Funcionários do local onde escolheu fazer o pedido de casamento também podem ajudar.

19. Se precisar de ajuda, você sabe a quem recorrer?

Em se tratando de pedido de casamento, a surpresa é obrigatória. Portanto, você tem de, necessariamente, mexer os pauzinhos sem que ela sonhe no que está acontecendo. Nesse momento, é natural precisar de um pouco de ajuda de outras pessoas. Tente pedir auxílio e compartilhar suas intenções apenas com um grupo seleto de pessoas. Assim, você minimiza o risco de alguma informação chegar aos ouvidos dela. Quanto menos pessoas souberem, melhor.

20. Vai viajar? Fez um cronograma com boa margem de segurança?

16-pedido-de-casamento-viagem-praia-poesie

foto: Jesse Waters Photography

Você optou por realizar o seu pedido em uma viagem especial? Vale escolher regiões que remetam a sua história com ela ou mesmo locais inusitados que o casal sempre sonhou conhecer. Além da escolha do destino, é importante criar um cronograma do pedido, para evitar imprevistos que prejudiquem a surpresa. Veja algumas dicas:

  • Já tem o anel em mãos? Caso você decida encomendar um anel sob medida ou mesmo adquiri-lo em uma joalheria virtual, não se esqueça de verificar os prazos de entrega.
  • Em que momento da viagem ou local farei o pedido? Já pensou quais as possibilidades, qual o dia e onde irá fazer o pedido? Poderá ser no hotel, no resort, em um restaurante ou mesmo em um local público. Vale reservar o local com antecedência e criar um plano de execução do pedido. Pesquise de antemão sobre o destino, quais os trajetos que você precisará percorrer, se existe um local com uma vista bacana ou um pôr-do-sol incrível, que poderá servir de cenário para o seu pedido.
  • Tenha um plano B. Seu plano original pode ser comprometido por imprevistos. Portanto, tenha na manga outras alternativas de locais disponíveis para realizar o seu pedido.
  • Cuidado com o anel de noivado durante a viagem. Passar pelos detectores de metais ou alfândega no aeroporto carregando joias nem sempre é uma tarefa tranquila. Jamais despache o anel na mala e sempre carregue consigo, bem acomodado em uma caixinha apropriada. Evite embrulhar a caixa, pois o segurança do aeroporto poderá pedir para ver o conteúdo do pacote. Uma dica é deixar a caixinha na sua mochila juntamente com um bilhete para os seguranças, pedindo discrição e informando que se trata de um anel de noivado.

Lembre-se de que pedidos de casamento inesquecíveis exigem planejamento e sensibilidade.

21. Você compreende bem o gosto dela?

Compreender o gosto das mulheres em relação a acessórios femininos é algo que normalmente não vem programado no código genético masculino. Então, é natural se sentir um pouco perdido.

O caminho mais fácil para montar o quebra-cabeças é dar uma volta em um shopping com ela. Pare em frente a joalherias e finja que está interessado nos relógios da vitrine. Em seguida, é seu papel chamar a atenção dela para outras coisas. para começar a coletar pistas.

Um papo com a mãe dela também é uma ótima opção.

Se mesmo assim você não se sentir seguro, a dica é escolher anéis de noivado com designs clássicos, que sobreviveram ao teste do tempo e têm um boa aceitação. Qualquer joalheiro será capaz de orientá-lo com essa questão. A seguir, veja alguns modelos curingas:

17-anel-de-noivado-solitaire-branco

Anel de Noivado Solitaire I

18-anel-de-noivado-joy-amarelo

Anel de Noivado Joy II

19-anel-noivado-uni-branco

Anel de Noivado Uni I

22. O que são pontos?

Trata-se de um sistema de medida de peso dos diamantes. Assim, quando alguém diz que um diamante possui 50 pontos, está dizendo que aquele diamante pesa cinquenta pontos.

20-pontos-quilates-diamantes

Está lembrando do conceito de quilates, lá no início do artigo? É importante lembrar, pois quilates e pontos estão intimamente relacionados. O quilate também é uma medida de peso dos diamantes, sendo que 1 quilate equivale a 0,2 gramas (200 mg). 1 ponto equivale a 0,01 quilate e, consequentemente, 100 pontos equivalem a 1 quilate. Veja alguns exemplos:

100 pontos = 1 quilate = 0,2 gramas

50 pontos = 0,5 quilate = 0,1 gramas

15 pontos = 0,15 quilate = 0,03 gramas

Outra dica importante: quando estiver pesquisando modelos de anéis de noivado ou solitários, é importante saber se os pontos informados correspondem a todos os diamantes da peça ou a um diamante específico.

Por exemplo, o Anel de Noivado Uni Princess II possui 32 diamantes que pesam juntos 45 pontos. Só a pedra central tem 15 pontos.

21-peso-quilatagem-anel-alianca-noivado

Quer saber mais sobre os pontos? Veja mais neste link.

23. Família e amigos devem participar do pedido de casamento?

É verdade que algumas pessoas adorariam ter familiares e amigos presentes na hora do pedido de casamento. No entanto, esse não é um desejo da maioria, que sonha com um momento íntimo, para, apenas em um momento posterior, compartilhar as boas notícias com os pais.

Para muita gente, até para aqueles que gostam de ser o centro das atenções, a presença de amigos e principalmente dos pais pode significar muita pressão, tornando o momento até um pouco embaraçoso. É claro, há quem adoraria ter essas pessoas queridas como testemunhas desse momento tão especial. Cabe apenas a você, munido de seu bom senso, julgar qual é o perfil de sua futura esposa.

24. Devo pedir as bênçãos dos pais dela?

Você pode até pensar que pedir as bênção dos pais dela é uma prática que não faz mais sentido, quem sabe até conservadora demais para os dias atuais. Na verdade, é muito provável que você esteja correto, principalmente se a tradição não desempenha um papel importante na família dela.

22-bencao-pais-noiva

Contudo, tradição e bons costumes não deveriam ser os seus guias para abordar esse assunto. É óbvio, não se trata de uma regra, mas pedir as bênçãos, ou pelo menos contar os seus planos para os pais dela, demonstra carinho, respeito e consideração: eles ficarão muito felizes!

25. Você sabe o real tamanho de diamantes e anéis de noivado?

Agora você já entende o conceito de quilates e pontos certo? No entanto, muitas pessoas têm dificuldade de traduzir essas medidas para algo mais visual. Assim, surge a dúvida: qual seria o tamanho de um diamante de 50 pontos (ou 0,5 quilate) em um anel na mão da minha futura noiva?

Para resolver essa questão, criamos um gráfico (medidas aproximadas) para que você possa visualizar o real tamanho de alguns diamantes e anéis da Poésie.

23- gráfico-tamanho-diamantes-quilates-diâmetro

Ressaltamos que os diamantes listados no dedo médio são considerados grandes para o mercado brasileiro. Já os listados no dedo mínimo, são os mais encontrados em joias por aqui.

No dedo anelar do gráfico, colocamos a coroa de alguns anéis de noivado da Poésie como referência. São eles: Anel de Noivado Uni II, Anel de Noivado Ágape II, Anel de Noivado Lien II, Anel de Noivado Enchanté II e Anel de Noivado Sole I. Perceba que todos os anéis utilizam técnicas de design para aumentar o tamanho da coroa, sem necessariamente aumentar o tamanho do diamante central. Dessa forma, temos anéis com muito brilho, porém, com custos consideravelmente menores.

26. O que é um anel solitário?

O termo solitário costuma remeter à solidão. No entanto, em se tratando de anéis solitários, o termo significa um, ou seja, há apenas uma pedra cravada no aro do anel. Portanto, esqueça essa ideia de solidão, afinal de contas, ele simbolizará justamente o contrário, não é mesmo?

anel-relique-solitario

24-anel-solitario-joy-i

25-anel-solitario-mies-i

Os solitários são modelos clássicos, que sobrevivem ao teste do tempo e são praticamente sinônimos de anéis de noivado. O clássico dos clássicos dos anéis de noivado solitários foi desenvolvido pela Tiffany & Co em 1886. Trata-se de um design com um único diamante preso por uma cravação de seis garras.

O público brasileiro é apaixonado por anéis com diamantes cravados no aro. Assim, apesar da definição, tiramos uma licença poética para criar modelos solitários com mais de um diamante. A essência, ou seja, dar destaque a uma pedra central, foi mantida, mas ela ganhou algumas pedras companheiras. Veja alguns exemplos:

26-anel-solitario-solitaire-i

anel-solitario-amarelo

27-anel-solitario-trust-ii

27. Em quais situações você deve evitar ou tomar cuidado para fazer o pedido de casamento?

28-pedido-de-casamento-barco

foto: Aaron Shintaku

Você anseia em fazer um pedido de casamento super criativo, original e surpreendente? Cuidado para não exagerar! Algumas situações e lugares podem parecer, à primeira vista, cenários brilhantes para o seu pedido. Contudo, podem esconder verdadeiras ciladas. Fique atento:

  • Cuidado extra perto de locais como praias, mares e rios. Pedidos incríveis são realizados todos os anos nesses locais. Só é preciso ficar mais atento, pois existe uma chance do anel de noivado cair na água. Acredite, já aconteceu diversas vezes. Portanto, cuidado redobrado.
  • Cautela com pedidos em locais públicos. Embora existam milhares de vídeos de pedidos em locais públicos ou em transmissões ao vivo, muita gente sonha com pedido de casamento um pouco mais íntimo. Pense se ela gostaria de algo público ou um pouco mais privado. A ideia de fazer um pedido em um intervalo de um jogo, em um show ou em um shopping pode parecer brilhante, mas é muito importante que ela tenha o perfil adequado para encarar esse tipo de situação.
  • Evite fazer o pedido em casamentos ou datas comemorativas relacionadas a outros casais. A princípio, pode parecer uma boa ideia aproveitar o clima romântico no ar, mas você pode acabar ofuscando o momento de outro casal. Além disso, compartilhar uma data tão especial com outro casal, pode não agradar a sua futura noiva.
  • Pedido de casamento no trabalho? É claro que cada caso é diferente e, às vezes, até faz sentido para o casal. No entanto, o ambiente de trabalho costumas não ser adequado para declarações de amor, muito menos para um pedido de casamento.
  • Lembre-se do mais importante: não é sobre publicar seu pedido nas redes sociais ou dizer ao mundo todo o quanto você a quer do seu lado. Trata-se de um momento do casal. Às vezes, reproduzir um pedido de casamento só pelo fato dele ter dado certo com outro casal, não significa que isso terá um significado especial para vocês.

28. Uma mulher pode fazer o pedido de casamento?

Será que as mulheres também deveriam fazer a famosa pergunta “quer se casar comigo?”. Essa é uma questão super delicada, que pode dividir opiniões e criar discussões sem fim. No entanto, nós vamos mexer nesse vespeiro!

29-mulher-pedido-de-casamento

Qualquer coisa relacionada a casamento está, inevitavelmente, ligada a uma série de tradições e uma delas, que sobrevive ao teste do tempo, é que é o homem quem deve fazer o pedido de casamento. Por que será? Pesquisas indicam que os homens ainda querem que essa responsabilidade seja deles. A grande maioria responderia “não”, caso fosse pedido em casamento por sua namorada.

29-pesquisa-homens-pedido-casamento

fonte: Chillisauce – tradução: Poésie

Por que tantos homens encaram essa possibilidade de maneira tão negativa? Apenas 11% dos candidatos entrevistados disseram que seria uma atitude romântica, mas 16% afirmaram que seria uma atitude muito corajosa para uma mulher. Muitos homens descreveram a situação como estranha, embora 43% tenham dito que seria perfeitamente “ok” sua namorada fazer o pedido de casamento. “Ok” não é exatamente o melhor adjetivo para um pedido de casamento, não é mesmo?

E o que as mulheres pensam disso tudo? Machista? Conservador? Na verdade, 80% das mulheres declararam que não gostariam de fazer o pedido de casamento e esperam que esta seja uma iniciativa do namorado.

No entanto, é claro que a mulher pode fazer o pedido de casamento! Na verdade, você pode se inspirar com estes lindos pedidos de casamento feitos por mulheres. A grande questão, aqui, é que o casal, e não pesquisas e costumes, devem determinar o caminho que faz mais sentido para vocês, não é mesmo?

29. Você sabia que os diamantes podem se quebrar?

Por serem muito duros, alguns acreditam que os diamantes sejam indestrutíveis (aprenda mais sobre a dureza das pedra preciosas). Isso não é verdade! Embora não sejam frágeis e tenham pouca tendência a sofrer fraturas, os diamantes podem se quebrar.

O diamante possui pontos de fraqueza, ao longo dos quais ele pode ser partido. Isso é devido a uma propriedade das pedras preciosas com estrutura cristalina: a clivagem. Se, de fato, eles fossem invencíveis, não seria possível sequer estilizá-los e lapidá-los para se tornarem parte de belas joias.

30-diamantes

Portanto, embora sejam formados em condições extremas de temperatura e pressão, um golpe bem aplicado e no local correto pode partir um diamante. O diamante que fará parte de seu anel de noivado terá, provavelmente, mais do que um bilhão de anos de idade. Dessa maneira, são duráveis e muito resistentes, mas mesmo assim demandam cuidado.

30. Você sabe o que é uma aliança anatômica?

aro-anatomico-tradicional

As alianças anatômicas possuem o interior do aro levemente abaulado para que se ajustem melhor ao dedo. São, portanto, mais confortáveis. Esta foi a solução encontrada pelos joalheiros para pessoas que sentiam um pouco de incômodo com o uso diário das alianças. Assim, os anéis com aro anatômico podem aliviar um pouco esse desconforto que pode aparecer no longo prazo.

Veja, na imagem abaixo, a diferença entre um aro tradicional e o aro anatômico. O aro tradicional é plano, enquanto o anatômico possui interior curvado ou convexo.

31-alianca-anatomica

É importante saber que, quanto maior a espessura da aliança, mais anatômico o aro pode ser. Dessa maneira, um aro anatômico costuma ser mais pesado e com maior quantidade de ouro do que os modelos convencionais.

A escolha da numeração de aro também é diferenciada para este tipo de modelo. Uma aliança anatômica deverá ser comprada um número menor do que um anel de aro comum. Por exemplo, se sua namorada usa aro 12, você deve comprar uma aliança anatômica no aro 11.

31. Entendendo melhor o valor dos anéis de noivado

Este é um assunto um pouco complexo e que faz alguns homens arrancarem os cabelos. São tantas variáveis, por exemplo, peso, qualidade, lapidação, cor, impurezas, que parece que, quanto mais se aprende sobre o assunto, mais difícil fica entendê-lo! Então, vamos tentar simplificar um pouco a sua vida para que consiga organizar melhor os pensamentos. A ideia é tentar focar nos pontos cruciais.

Em nossa loja, uma dúvida aparece com frequência e ela pode nos ajudar a entender melhor o valor de cada anel: “Por que o anel de noivado da esquerda é tão mais caro do que o anel da direita, que tem mais diamantes e possui um aro super trabalhado e rico em detalhes?”.

31-comparacao-aneis-solitario

No momento da publicação deste post, o preço do anel da esquerda, Anel de Noivado Solitaire II, é R$14.340,00, enquanto o preço do anel da direita, Anel de Noivado Uni Princess II, é R$6.240,00. O primeiro anel tem 15 diamantes, enquanto o segundo tem 32. Por que essa diferença?

Uma das variáveis mais importantes, em muitos casos, a mais importante, é o tamanho da gema central. Está lembrado que uma das características dos anéis de noivado é uma gema central em destaque? É o peso desta pedra que determina grande parte do preço dos anéis. Aqui, o importante é saber que o valor dos diamantes sobe exponencialmente em relação ao peso. Por exemplo, um diamante de 50 pontos, vale muito mais do que dois diamantes de 25 pontos; um diamante de 100 pontos, vale mais do que dois diamantes de 50 pontos e muito mais do que quatro diamantes de 25 pontos. Portanto, o tamanho da pedra central do anel da esquerda o coloca em outro patamar de preço em relação ao da direita. Assim, o tamanho do maior diamante é a sua primeira referência.

32-comparacao-peso-diamantes

Outro ponto importante: qual a qualidade desses diamantes? Assim como em qualquer produto, a qualidade da matéria prima influencia bastante no valor e na qualidade do produto final. Diamantes de melhor qualidade têm menos impurezas, são mais brancos e possuem lapidação que proporciona maior estouro de luz, isto é, brilha mais. Se você quiser se especializar no assunto, você pode se aprofundar e aprender sobre a famosa classificação 4 c’s para diamantes: Color – Cor, Carat – Peso, Clarity – Pureza, Cut – Corte.

Assim como um mesmo carro pode estar cotado a preços consideravelmente diferentes de acordo com o acabamento, a qualidade dos diamantes também pode influenciar no valor dos anéis. A Poésie costuma rejeitar diamantes que seriam aceitos por outros.

32. Devo fazer uma inscrição no anel?

Para dar um toque especial ao anel de noivado, muitos pretendentes optam por colocar inscrições no interior do aro do anel. Nomes, frases, siglas ou algo que seja significativo para o casal. Se você está pensando em fazer uma inscrição deve levar em consideração alguns pontos.

É tradição escrever as iniciais ou nome dos noivos no par de alianças. Essas inscrições são feitas, geralmente, à mão, com o auxílio de uma broca. Já, no caso de anéis de noivado, a demanda por inscrições é, sem dúvida, menor.

33-anel-de-noivado-neoqeav

Os aros de anéis de noivado costumam ser mais delicados e com mais detalhes do que os aros de alianças, o que dificulta o trabalho do joalheiro na hora de fazer uma inscrição. Dessa maneira, inscrições feitas à mão podem ter um resultado pouco satisfatório esteticamente. Portanto, além de não ser muito tradicional, a inscrição em anéis de noivado também encontra alguns empecilhos operacionais.

Outro ponto é que nem tudo pode ser gravado no anel de noivado. Frases extensas e letras muito grandes podem não caber no interior do aro. Seu joalheiro vai orientá-lo com essa questão.

Na Poésie Joias, é possível solicitar a inscrição em anéis de noivado. No entanto, ela não é feita da maneira convencional, isto é, à mão. A inscrição é feita em nossos modelos 3D e um novo protótipo é confeccionado para cada anel. Assim, a peça já é finalizada na fundição com a inscrição pronta, técnica que garante maior definição e precisão das palavras.

*Esse serviço tem um pequeno custo e adiciona alguns dias ao prazo de entrega.

33. Se a mulher vai usar o anel de noivado, o que o homem usa durante o noivado? Nada?

Esta é uma opção do casal. A questão é parar e pensar o que faz mais sentido para vocês. Tente não se prender a regras para tomar esse tipo de decisão: a regra é se sentir bem.

Se a tradição é importante para vocês, há algumas opções. Ela pode usar apenas o anel de noivado, enquanto ele não usa nada durante todo o noivado. Outro cenário é que ambos usem apenas as alianças. Finalmente, ela pode usar o anel de noivado junto com a aliança, enquanto ele usa apenas a aliança. Todos esses três cenários seguem a tradição, sendo que o mais comum no Brasil é que ambos usem apenas as alianças.

34. Coisas a serem evitadas no pedido de casamento

Lembre-se de algo que estamos constantemente repetindo por aqui: bom senso. Veja, a seguir, o que evitar fazer na hora do pedido de casamento:

Evite esconder o anel em algum lugar onde ela possa engolir como bebidas e sobremesas. Parece pouco provável, mas há casos de pessoas que não perceberam a joia e acabaram ingerindo a peça.

34-anel-noivado-raio-x

fonte: Daily Mail

Vá com calma com as pegadinhas. Surpreendê-la com uma situação que misture humor e romantismo é uma tarefa complexa. A linha que divide o criativo do grosseiro é muito tênue. É claro, há diversos casos de lindos pedidos de casamento feitos com alguma pegadinha, mas também existem outros que não deram muito certo. Portanto, analise bem seu plano antes de seguir por esse caminho.

35. Anel de noivado em ouro branco ou amarelo?

35-ouro-amarelo-ouro-branco

Escolher o anel de noivado demanda tempo e paciência. Uma das dúvidas que podem surgir neste processo é qual ouro escolher: o branco ou o amarelo?

Para tirar essa dúvida, leve em conta alguns pontos:

  • O gosto dela – Essa é a variável mais importante a ser considerada. De qual cor de ouro ela gosta mais? Se você não sabe, comece a reparar na cor dos acessórios que ela usa. Dê uma passeada com ela no shopping e pare para olhar algumas vitrines em joalherias. Ela pode te dar dicas de qual tom gosta mais.
  • Tradição e preferência nacional – Em geral, o ouro branco 18K é o metal mais utilizado em anéis de noivado ao redor do mundo. No entanto, no Brasil, nossa experiencia mostra que, apesar da escolha entre uma cor e outra ser equilibrada, há maior preferência pelo ouro amarelo.
  • A cor das alianças – Se uma de suas preocupações é combinar o anel de noivado com a cor das alianças de casamento, já adiantamos que essa é uma questão de gosto. Combinar uma aliança amarela com um anel branco ou uma aliança amarela com um anel amarelo fica ao seu critério. Não existe uma regrinha que impeça combinações de vários tons de ouro.
  • Manutenção – No início do post você aprendeu o que é ouro branco, certo? Lá, você viu que este tipo de liga recebe banho de ródio, que dá brilho à peça. Com algum tempo de uso, é natural que este banho de ródio fique desgastado. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessário dar outro banho de ródio. Portanto, o ouro branco demanda mais manutenção do que o ouro amarelo.

36. Como ter um anel de noivado com o diamante grande?

Garantir um belo anel com um diamante central majestoso para o seu pedido pode ser uma tarefa impossível. Diamantes grandes são caríssimos e podem custar milhões. Isso acontece, conforme explicamos anteriormente, porque quanto maior a pedra, mais rara ela é, portanto, o preço sobe exponencialmente com o tamanho. Isso quer dizer que um diamante de 2 quilates não vale apenas duas vezes o preço de um diamante de 1 quilate, como seria intuitivo pensar.

36-anel_noivado_essenza_amarelo_diamante_grande

Contudo, é possível garantir belos modelos de anéis de noivado com a grandiosidade de uma pedra robusta, mas com um custo reduzido. O grande truque é combinar diamantes menores na coroa do anel, para dar o efeito de um diamante maior. Veja abaixo:

anel-de-noivado-diamante-grande-grafico.jpg

Veja o brilho e toda a beleza dos anéis a seguir, que combinam diamantes na coroa do anel.

Anel de Noivado Uni Princess I

Anel de Noivado Sole I

37. Quais as suas motivações para pedi-la em casamento?

Você provavelmente tem pensado bastante no assunto e está certo de que ela é pessoa para estar ao seu lado pelo resto da vida. Mas quais suas motivações?

38-pedido-de-casamento-ela-e-a-mulher-da-minha-vida

Se você está feliz com sua decisão e mal espera pelo grande momento, boas razões certamente não faltam. No fundo, você deve estar se sentido da seguinte maneira:

Quando você percebe que quer passar o resto da vida ao lado de alguém, você quer que o resto da vida comece o mais rápido possível.

Faça o pedido por que você realmente quer, não porque ela deu diversas indiretas sobre o casamento e você, de alguma maneira, está se sentido pressionado. Muito menos porque você sente que esse é o próximo passo a ser tomado depois de um longo tempo de relacionamento. Esqueça a pressão dos pais também. Não é porque todos os seus amigos estão noivando que você também deva tomar a mesma decisão. Finalmente, nunca, jamais considere fazer o pedido de casamento como um pedido de desculpas! Parece óbvio que se trata de uma má ideia, mas não é desprezível a quantidade de homens que, por algum motivo pisou na bola, considera fazer um pedido de noivado para consertar as coisas.

38. Você já definiu uma data para fazer o pedido? Qual a melhor data?

Quando uma decisão tão importante é tomada, fica difícil controlar a ansiedade. Mas até mesmo para os assuntos do coração planejamento é essencial!

39-pedido-de-casamento-melhor-data

foto: Jessa Kae

Ao escolher um dia D para o pedido de casamento é importante levar em conta uma série de fatores. Seguem algumas dicas:

  • Há algum dia que seja significativo para vocês dois? Um aniversário, a primeira vez que se encontraram, um dia da semana especial?
  • Há quem prefira escolher datas comemorativas e feriados para realizar o pedido. Uma pesquisa, realizada recentemente, mostra que a véspera de natal e o dia dos namorados são as datas preferidas entre os norte americanos para realizarem o pedido. É uma boa opção para os casais que moram em cidades diferentes.
  • Viagens também são ocasiões populares para fazer o pedido de casamento. Um momento a dois ou férias com a família pode criar um clima perfeito para um pedido inesquecível.
  • Fazer pedido em festas de família ou aniversários pode ser legal, mas também apresenta algumas desvantagens. Se, por um lado, dividir este momento com a família vai marcar a ocasião com muitas alegrias, por outro lado, você sempre compartilhará este dia com outra data ou evento comemorativo. Tente analisar qual o perfil de vocês dois: preferem ter um dia para de recordações somente para os dois ou querem lembrar este momento em família?
  • Alguns preparativos para o pedido são grandes influenciadores da data. Por exemplo, você precisará garantir reserva de hotéis ou restaurantes, agendar com fotógrafos, reunir os amigos e familiares e, principalmente, ter o anel de noivado à mão com antecedência. Uma pequisa mostra que o homem leva em média 3 meses para escolher e comprar o anel solitário para o pedido do casamento.

39. Onde guardar o anel de noivado ou alianças antes do pedido de casamento?

Com receio da surpresa ser descoberta, alguns homens escondem tão bem o anel de noivado, que acabam se esquecendo onde guardaram! Outros têm boas ideias! Guardar a joia em garrafas, caixas de remédios, dentro do aspirador de pó, no bolso de camisas que são pouco usadas, em potes de comida, parecem ser boas soluções para o problema, mas acabam sendo um pouco arriscadas. A caixa de remédio pode ir pro lixo, o saco do aspirador pode ser trocado, enfim, o risco é considerável.

40-anel-de-noivado-caixinha

Uma boa alternativa é guardar na casa dos seus pais ou de parentes e amigos de confiança. Deixar no trabalho também é um bom caminho para quem tem sala própria ou armários e gavetas, que só podem ser acessados por você através de chaves ou códigos.

Tente sempre guardar os anéis em suas caixinhas originais para protegê-los contra danos.

40. Depois de tudo isso, não se esqueça das coisas que realmente importam: elas não custam nada!

Se você chegou até aqui, já leu sobre viagens, fotógrafos, joias, ouro, diamante, anéis de noivado, restaurantes e festas. Com pouquinho de esforço é possível encontrar um orçamento adequado para qualquer tamanho de bolso: fique tranquilo. No entanto, o que você não pode deixar acontecer é ser dominado por esses fatores e pelo planejamento, esquecendo a razão de tudo isso!

A consultora em pedidos de casamento, Sarah Pease, conta como foi o seu próprio pedido de casamento. O seu noivo preparou uma viagem surpresa para a Jamaica, com direito a um barco privado e muito luxo. Ele também procurou em seus arquivos de email todos os emails que eles trocaram no início da relação. Logo após ela dizer o sim, eles se sentaram e leram todos os emails. Ela se surpreendeu, pois acreditava que tivessem perdido todas aquelas conversas.

Hoje, ela comenta:

Não foi o barco, o mar ou o lugar exótico… Não foi nada disso… O momento mais especial do meu pedido de casamento foi quando nos sentamos para ler nossos emails.

Esses emails custaram alguma coisa? Apenas tempo e dedicação.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

15 Comentários

  • Anne Bittencourt disse:

    Adorei esse post. Mandei pro meu namorado xD
    MAS POR FAVOR, tirem esse gif que fica mudando!!! Ele fica fazendo a página subir e descer! É horrível pra ler!!

  • Erik disse:

    Existe alguma gafe em dar uma meia aliança com pedras pequenas sem a solitária?
    E parabéns pela excelente e esclarecedora matéria !!!

  • Francinaldo Cruz disse:

    Muito esclarecedor, gostei das dicas e pretendo botar em pratica.

    • Poésie disse:

      Olá Francinaldo,

      Agradecemos o feedback. Por favor, continue acompanhando o nosso trabalho.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Narana disse:

    Seria interessante acrescentar a perspectiva da mulher pedindo o homem em casamento.

  • Marollyn Janne disse:

    Jamais encontrei artigo maior esclarecedor. Tanto que, não pude evitar… precisei compartilhar! E claro, com quem mais eu haveria, senão meu excepcional companheiro – estimado que para toda a vida – meu futuro noivo, Lucas Prado (rs).
    Minha sincera gratidão aos responsáveis desta publicação por sua excelência de singular precisão.

    • Poésie disse:

      Olá Marollyn,

      Agradecemos o feedback. Para nós é muito importante ouvir sua opinião.

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Fábio disse:

    Muito interessante.

    Só discordei de que a mulher não deve pedir o namorado em casamento…
    As mulheres podem tudo.
    Se a minha fizesse isso, eu ia me sentir muito feliz.

    • Poésie J disse:

      Olá Fábio, tudo bem?

      É claro que as mulheres podem fazer o pedido de casamento! Na verdade, você pode ver lindos exemplos aqui.

      Nosso texto apenas mostra o resultado de uma pesquisa. Na verdade, reforçamos no texto que, apesar da pesquisa, cada casal deve encontrar o caminho que faz mais sentido para sua própria história.

  • Romildo disse:

    Grato pelas informações tenho 44 anos de casa este ano completamos 45 e queremos trocar de alianças pode mandar uma ideia ou orientação

    • Poésie disse:

      Prezado Romildo,

      Agradecemos o seu comentário. Nossa equipe entrará em contato via e-mail para auxiliá-lo. De qualquer forma, você pode conferir nossa coleção de alianças através de nossa loja virtual. Acesse: https://www.poesie.com.br/aliancas

      Estamos à disposição para auxiliá-lo.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Ariely disse:

    Ajudou muito. Pedi minha namorada em noivado e não sabia de nada disso 😀

  • nossa estou impactado com todas essas informações , parabens ao blog , agora consigo entender , as diferenças de alianças , valeu mesmo

Deixe uma resposta