Anéis de Noivado

Comprar um anel de noivado: 5 conselhos práticos que vão facilitar a sua vida

Por 28/06/2018 Sem comentários

Comprar um anel de noivado é um ato que envolve romantismo e emoção, afinal, você está escolhendo aquilo que será um forte símbolo do amor e do compromisso entre você e a pessoa que transformou a sua vida. Ao mesmo tempo, você investirá um valor considerável em uma delicada argolinha confeccionada com preciosidades da natureza. Tudo isso, certamente, é receita para tirá-lo da zona de conforto.

Para ajudá-lo, elencamos 5 pontos práticos que você deve considerar antes de escolher um anel de noivado.

1. Estilo de vida

Ao escolher um modelo de anel de noivado, é importante considerar o estilo de vida da pessoa que usará a joia, já que será utilizada por anos e anos por sua futura noiva.

Se ela tem um estilo de vida agitado e tende a ser uma pessoa prática, um anel com muitos detalhes, pedras grandes e muito projetadas pode não ser a escolha ideal para ela, a longo prazo.

aliança-de-noivado-simples-e-extravagante

Anel de Noivado Joy I | Anel de Noivado Elysian II

A profissão dela também pode influenciar no estilo da joia. Algumas atividades profissionais pedem joias com estruturas simples. Por exemplo, profissionais que trabalham atendendo e cuidando de pessoas, como médicas, enfermeiras, professoras e fisioterapeutas, devem evitar anéis com a coroa elevada e diamantes muito expostos.

aliança-de-noivado-solitario-coroa-elevada-rebaixada

Anel de Noivado Solitaire I | Anel de Noivado Joy II

Se ela lida com trabalhos manuais que envolvem tinta, comida ou terra, modelos minimalistas, como o anel solitário, podem ser mais fáceis de limpar. Em alguns casos, como na prática de atividades físicas, por exemplo, será até mesmo necessário retirar a joia para evitar que sofra grandes danos.

2. Estilo pessoal

Além das atividades diárias da sua futura noiva, é importante levar em consideração o estilo pessoal dela. Aquilo que ela veste, gosta de usar e até um pouco da própria personalidade podem ajudá-lo a escolher o anel de noivado perfeito.

Observe o que ela usa para se expressar, seja no trabalho, em ambientes sociais e mesmo em casa. Tipos de tecidos e peças, cores, sapatos e, principalmente, os acessórios que ela costuma escolher podem ajudá-lo a identificar o estilo de moda da sua futura noiva. Se você tiver acesso, faça uma pesquisa na caixa de joias dela. Observe o que ela utiliza no dia a dia e se ela usa muitos acessórios ou não.

estilo-minimalista-aneis-de-noivado

Estilo Minimalista/Prático – Sugestão: Anel de Noivado Promise I e Anel de Noivado Gran Joy I

Você pode conferir algumas dicas no artigo “Dicas para escolher o anel de noivado de acordo com o estilo dela“, que vão guiá-lo na direção certa.

Após descobrir qual o estilo de sua futura noiva, certamente um joalheiro será capaz de direcioná-lo para alguns designs de anéis de noivado que combinem com ela.

estilo-romantico-aneis-de-noivado

Estilo Romântico/Vintage- Sugestão: Anel de Noivado Uni Princess II e Anel de Noivado Oui II

Se mesmo assim você não se sentir seguro com a sua pesquisa, a dica é escolher anéis de noivado com designs clássicos, que sobreviveram ao teste do tempo e têm um boa aceitação. Saiba mais em “Dicas para escolher um anel de noivado com design atemporal“.

3. Seu orçamento

Misturar o assunto finanças e amor não é algo simples. No entanto, com um pouco de bom senso, é possível aliviar um pouco a pressão que esse tipo de decisão pode causar.

Provavelmente, o mundo das joias é muito obscuro para você e pode ser que você nunca tenha pesquisado nada sobre anéis de noivado em toda sua vida. Assim, possivelmente você ficou surpreso com os valores das joias, afinal, elas custam muito mais do que você imaginava.

Além disso, em sua jornada em busca do anel perfeito, pode ser que você se depare com um mito, que também se tornou uma tradição em alguns países, que diz ser necessário investir três meses de salário em um anel de noivado. A realidade é que essa ideia é uma velha invenção de marketing, criada na década de 30 pela maior fornecedora de diamantes do mundo, a De Beers. Se quiser entender melhor essa história, leia mais em “Quanto devo gastar em um anel de noivado? 3 meses de salário?“.

01-anel-de-noivado-investimento-b

Como você já deve ter deduzido, não é necessário gastar três meses de salário em um anel de noivado e, felizmente, existem modelos de anéis de noivado para diversos tipos de orçamento.

A grande questão é determinar um valor que não seja alto a ponto de comprometer a sua saúde financeira, mas não tão baixo a ponto de parecer mesquinho. Lembre-se, não é preciso, nem faz sentindo, desestruturar suas finanças por um anel de noivado, pois a maioria das pessoas não se importa com o valor financeiro e sim com a história, a dedicação, esforço e o carinho que estão implícitos no anel.

Se você está em busca de um anel de noivado com visual imponente mas tem restrição de orçamento, os seguintes artigos podem ajudá-lo a encontrar um modelo de anel de noivado com um bom custo-benefício:

4. O aro do anel

Descobrir o tamanho do aro é, sem dúvidas, um dos grandes desafios ao planejar um pedido de casamento. Portanto, não se trata apenas de uma detalhe, mas é uma informação essencial.

aneleira-dicas

Geralmente, o pedido de casamento é uma surpresa, portanto, é bastante comum errar o tamanho do aro do anel. Na maioria dos casos, é possível realizar o ajuste de aro e grande parte das joalherias oferece esse serviço como uma cortesia para seus clientes. No entanto, para evitar futuras frustrações e imprevistos relacionados ao tamanho da joia, vale a pena se aprofundar um pouco no assunto.

ajuste-de-aro-base

É importante saber que nem todos tipos de anéis permitem o ajuste de aro. Primeiramente, é necessário que o anel possua um espaço livre na base, pois é ali que ocorre o ajuste. Modelos com detalhes ou com pedras cravadas em toda a circunferência do aro, como é o caso de alianças eternity, não permitem o ajuste.

Além disso, alguns modelos de anéis de noivado não permitem ajustes muito grandes por causa do design ou largura do aro. Neste caso, o ourives irá determinar quantos número você pode alterar. Se você tem dúvidas em relação ao tamanho correto ou não consegue confirmar o tamanho do aro, vale conferir com o seu joalheiro se o anel escolhido permite grandes ajustes.

Existem diversos métodos para descobrir o tamanho do anel. O cenário ideal é conseguir um anel de referência que ela utilize no dedo anelar para que seja possível medi-lo em uma joalheria. Se esse não é o seu caso, será necessário utilizar um pouquinho de criatividade para que ela mesma lhe forneça este dado. Separamos abaixo, alguns artigos do blog que podem ajudá-lo nessa jornada:

5. Cor do ouro

Após definir o design e orçamento, muitos noivos se deparam com mais uma questão: a cor do ouro do anel de noivado. Afinal, existe algo como um melhor tom de ouro para este tipo de joia? Como você já deve ter imaginado, a resposta não é tão simples assim.

anel-de-noivado-ouro-branco-ouro-amarelo

Anel de Noivado Uni I | Anel de Noivado Uni II

Aqui no Brasil, as opções mais comuns para este tipo de joia são o ouro amarelo 18k e o ouro branco 18k, enquanto no exterior, tradicionalmente, o ouro branco e a platina são escolhas mais populares para anéis de noivado.

Se você estiver em dúvida de qual cor de ouro escolher, a primeira coisa a ser considerada é o gosto dela em relação às joias. Se você não sabe, observe a cor das joias e acessórios que ela utiliza ou dê uma passeada com ela no shopping, pare para olhar algumas vitrines de joalherias e certamente, em poucos minutos, você descobrirá qual é o gosto dela.

o-que-e-banho-de-rodio-COMPARATIVO

Anel de Noivado One I

Se ela não demonstrar preferência por nenhum tom especificamente, considere o tipo de manutenção demandado por cada liga de ouro na hora de tomar uma decisão. O ouro branco demanda mais manutenção em relação ao ouro amarelo. Isso ocorre porque o ouro branco recebe banho de um metal precioso chamado ródio, que dá brilho e cor à peça. Com algum tempo de uso, é natural que este banho se desgaste. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessária uma manutenção e consequente novo banho.

Quer se aprofundar mais no assunto? Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Compartilhe com um amigo